ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Mostra do cineasta alemão Max Ophuls começa terça no Sesc Horto

Eduardo Penedo | 01/11/2014 20:17
Carta de uma desconhecida, filme de 1948. (Foto: Divulgação)
Carta de uma desconhecida, filme de 1948. (Foto: Divulgação)

Na terça-feira (4), terá início a Mostra Max Ophuls, com exibições  sempre às terças-feiras, às 19h30, até o dia 25 de novembro. As sessões ocorrem no Sesc Horto, localizado na Rua Anhandui, 200, no Centro de Campo Grande.

Nascido no dia 6 de maio de 1902, em Saarbrücken na Alemanha, Max Ophuls dirigiu cerca de 30 filmes e é considerado um importante mestre do cinema. Para a mostra, foram selecionados 4 filmes, quase todos do gênero drama.

Max entrou para a história como o cineasta da valsa, porque se destacou entre os diretores nos movimentos com a câmera, usados para criar um bailado com seus personagens.

Max Ophuls foi jornalista durante a 1ª. Guerra Mundial e depois tornou-se francês por adoção. Estreou no teatro em 1919 como ator para depois se desenvolver como diretor, encenando desde o teatro clássico até a opereta.

O primeiro sucesso só veio com “Uma História de Amor”, realizado na Alemanha com o título de Libelei, em 1932. Neste filme, seu estilo elegante e refinado já se definia na adaptação de Arthur Schnitzler, em quem Ophuls mais tarde se inspiraria para criar um dos seus mais importantes filmes, “Conflitos de Amor” em 1950.

Confira a Programação:

• 04/11 - CARTA DE UMA DESCONHECIDA - Drama de 86 min / 1948

Viena, início do século XX. O famoso pianista clássico Stefan Brand (Louis Jourdan) recebe uma misteriosa carta escrita por uma mulher, Lisa Berndle(Joan Fontaine), que o amou durante toda sua vida.

• 11/11 - NA TEIA DO DESTINO - Suspense de 80 min / 1949

Após encontrar o corpo do amante da filha, Lucia o esconde, por pensar que isto irá prejudicar sua família. Mas o amigo e parceiro do morto, Martin, logo se aproxima dela para chantageá-la e a segurança que Lucia sentia logo começa a desmoronar.

• 18/11 - DESEJOS PROIBIDOS - Drama de 105 min / 1952

No início do século 20, em Paris, Louise, mulher de general vende os brincos que ele lhe dera para pagar uma dívida de jogo. Quando o marido descobre, ele compra as jóias de volta e as dá para sua amante, Lola. No fim, Louise descobre o amor e torna-se menos frívola.

• 25/11 - LOLA MONTES - Biografia com 115 min | França/Alemanha | 1955

A história de Lola Montès (1821-1861), uma dançarina e cortesã do século XIX que ficou célebre por romances escandalosos com o compositor Franz Liszt e com o Rei Ludwig I da Baviera, e que tem sua vida avaliada por Ophüls em um grande espetáculo de circo.

Nos siga no Google Notícias