A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

28/04/2014 06:59

Mostra pela Verdade exibe até quarta documentários em sessões gratuitas

Ângela Kempfer
A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros.A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros.

A Mostra Cinema pela Verdade exibe nesta semana documentários em sessões gratuitas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no auditório de Campo Grande. As sessões começam hoje (28) e seguem até o dia 30 de abril, sempre às 19h.

Veja Mais
Final de semana tem romance, comédia, animação e três filmes nacionais
Final de semana tem a volta de Anjos da Noite, comédia nacional e animações

A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros. Melhor longa estrangeiro do Festival de Cinema de Gramado em 2012, o documentário fala sobre militância, clandestinidade, prisões, torturas e exílios da militante de esquerda Denise Crispim. Era casada com o jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri", figura de destaque na luta armada em São Paulo, torturado e morto de forma bárbara por agentes da repressão, em 1970, após 109 dias de tortura. Denise foi presa durante a gravidez, fugiu para o Chile onde se deparou com o golpe de Augusto Pinochet.

Amanhã, o projeto exibe Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes. Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

A mostra termina na quarta-feira, com Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido de forma coletiva pela Ong Acesso. O documentário fala da transição democrática no Brasil, pós-ditadura. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras.

Depois de cada sessão, haverá debates sobre as produções e os temas tratados pelos filmes.

A mostra ocorre em todo o País, realizada pelo Instituto Cultura em Movimento, em parceria com o Ministério da Justiça. Para marcar os 50 anos do golpe militar no Brasil, o tema principal em 2014 é esse período da história brasileira




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.