ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

A história da égua Paola, o sustento de um aposentado de Campo Grande

Luciana Brazil | 10/01/2013 09:36
Paola já está com 15 anos e há 12 vive ao lado do carroceiro.
Paola já está com 15 anos e há 12 vive ao lado do carroceiro.

A denúncia de maus tratos a um cavalo acabou revelando o amor de um carroceiro pelos animais, em Campo Grande. O mal entendido desvendou uma história de luta e companheirismo entre o aposentado Pedro Raimundo, 76 anos, e a égua Paola, de 15 anos.

A redação do Campo Grande News recebeu a denúncia de que estava amarrado, na rua 13 de junho, próximo à avenida Rachid Neder. No endereço, uma égua bem cuidada, pastava no mato que restou da calçada.

O dono do animal, o carroceiro Pedro, ficou surpreso ao ser questionado e achou graça de suspeitarem que ele maltratava o bicho. Simpático, explicou que o que parecia ser uma injustiça, na verdade era um bornal, uma espécie de saco onde se coloca o milho para o cavalo.

“Se a gente jogar no chão, os pombos comem e muitas vezes nem o cavalo come, e acaba ficando lá no chão”, contou Pedro.

Juntos há 12 anos, Paola e o carroceiro conseguem manter o sustento da família de Pedro. “Ela me ajuda a viver. Eu jamais faria algum mal pra ela. Não maltrato, eu preciso dela e gosto muito de animais”, conta.

Pedro mostra o bornal com milho que dá para Paola comer. (Fotos:Rodrigo Pazinato)
Pedro mostra o bornal com milho que dá para Paola comer. (Fotos:Rodrigo Pazinato)

Aposentado por invalidez, depois de cair em uma obra onde trabalhava como armador de construção, Pedro ganha a vida recolhendo lixo reciclável e vendendo peças de carro nos ferros velhos.

“Eu cai e desviei a coluna. Terei que fazer uma cirurgia, mas não fiz. O médico disse que se eu caísse sentado e batesse forte a coluna não poderia mais andar”, lembra.

“Acho até bom ela estar por aqui. Ela come a grama e mantém o jardim limpo”, contou a moradora Vanessa Taveira, 36 anos, que acompanha de casa a vida de Paola.

A amizade que nasceu, se depender de Pedro, não vai acabar. "Ela é minha companheira. Eu até entendo que achou que eu estava mal tratando. Essa estopa parece que eu estou fazendo mal pra ela, mas nem pensar nisso".

Nos siga no Google Notícias