A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

17/01/2013 09:35

Ao completar 105 anos, o aniversariante procura uma namorada e quer casar

Anny Malagolini
Atamarilio bem vestido para aproveitar o dia do aniversário. (Fotos: Luciano Muta)Atamarilio bem vestido para aproveitar o dia do aniversário. (Fotos: Luciano Muta)

Hoje em dia é bem mais comum uma pessoa ultrapassar a marca dos 100 anos, mas ainda não é um privilégio qualquer. Alcançar essa marca exige disposição, o que não falta para Atamarilio Moraes da Silva, um senhor alegre, bem arrumado e que não dispensa uma camisa bem vermelha e uma calça social.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

Esbanjando saúde aos 105 anos de idade, em mais um aniversário comemorado ontem a meta estabelecida foi audaciosa: arranjar uma namorada e casar.

Viúvo há mais de 30 anos, ele agora decidiu que não quer ficar sozinho e pretende ainda aproveitar a vida ao lado de um grande amor.

"Já criei os filhos e passei muito tempo sozinho, agora quero casar", justifica. O problema é não haver ainda qualquer pretendente à vista.

Na brincadeira, a filha Ramona Aparecida, de 47 anos, logo incorpora o ciúme e cutuca o pai dizendo que não iria à cerimônia, caso houvesse um novo casamento e recebe outro desaforo como resposta. “Se não quiser ir tudo bem, mas não é pra ir à festa também”, retruca Atamarilio.

Nascido em Ponta Porã, em 1908, ele tem oito filhos e desde 82 vive em Campo Grande. Para entreter o pai, a família comprou um triciclo e as andanças renderam até homenagem. “Ele já ganhou troféu como a pessoa mais idosa de bicicleta”, conta a neta Kátia Marques, que hoje vive em Portugal.

A idade já não permite os passeios como antes, a fala também ficou um pouco mais difícil, mas os hábitos continuam os mesmos.

Carne vermelha é indispensável no cardápio, com alguns exageros. “Fui criado comendo assim, carne de porco, costela, sem frescura”, garante à repórter, emendando um “mita cunhã porã”, que no português significa “moça bonita”.

Com sotaque arrastado da fronteira, ele ainda arrisca falar algumas palavras em guarani. “A memória não falha”, explica.
Para ele, a saudade maior é do trabalho. A lembrança da juventude, do tempo em que vivia em fazendas é a maior forma de preencher os dias. "Queria voltar a domar os cavalos, continuar a profissão do meu pai".

Há alguns anos ele deu um susto na família quando sofreu uma parada respiratória e ficou 18 dias em coma. “Os médicos já nos aconselhavam a dar inicio à despedida e afirmavam que se ele pudesse mexer um dedo seria milagre divino”, lembra Ramona.

Que nada, o paizão continua forte, à espera da namorada e dos 106 anos. Com tanta história passada, a vida agora não tem maiores planejamentos. Vive um dia de cada vez, sempre cercado de carinho.

A festa dos 105 anos será só na próxima semana, com filhos, netos e tataranetos. Ontem, na Moreninha 3, para não passar a data oficial “em branco”, da cozinha vinha o cheiro de costelinha de porco, ao gosto do aniversariante.

Carteira de Identidade do aniversariante. Carteira de Identidade do aniversariante.



grande vozão... esperamos que permaneca por muitos anos conosco se Deus permitir! Amamos muito o senhor!!! João Marques e família....
 
Merlin Marques em 21/01/2013 19:31:31
Grande tio Atamarilio, 105 anos e muita disposição, realmente é um exemplo para todos nós. O pessoal aqui de Aral Moreira espera sua visita mais vezes, especialmente a sua afilhada Nira.

Abraços!
 
Edinelson Matozo em 19/01/2013 22:08:42
parabens seja feliz
 
luciana de carvalho em 18/01/2013 08:30:43
Um garotão ainda.Parabéns pela alegria de viver.
 
Edgar Calixto em 18/01/2013 02:06:54
Não tive o prazer de lhe conhecer mas meus parabéns e que Deus lhe permita ainda muitos anos de vida. 105 anos não é pra qualquer um, chegar a essa idade somente por merecimento , uma vida saneada de bons exemplos testemunhados pelas pessoas que te conhecem e postaram aqui seus comentários. PARABENS!
 
edilson pereira da silva em 17/01/2013 23:01:15
Parabéns meu vôzinho lindo muita saudade e felicidades... Estou longe mas meu coração esta ai do seu lado, bjoss...
 
Kátia Marques da Silva em 17/01/2013 21:27:00
Com tantos idosos abandonados e maltratados em nosso país, só conseguiu atingir o centenário mais seis, graças a um ingrediente fundamental na vida de qualquer ser humano; amor familiar. Rogo a Deus proteção a todos os seus entes e principalmente ao senhor. Que todos os seus dias sejam iluminados e também encontre a tão sonhada namorada. Parabéns!
 
vania ligia gutierrez em 17/01/2013 21:26:47
Parabéns pelo aniversário!

Que Deus abençoe o sr. e lhe dê muita saúde e alegrias.

Generosa Fernandes/ Eldorado-MS
 
GENEROSA GONÇALVES FERNANDES em 17/01/2013 19:27:16
parabénss vozinho lindo! bjs
 
lilian beatriz marques em 17/01/2013 17:31:16
Parabéns, tio Atamarilio! Vida e longa e bem vivida! Fez por merecer o amor transbordante de todos que te cercam!
 
Mario Cesar Fonseca da Silva em 17/01/2013 16:56:11
Parabens meu querido pai que Deus abençoe o senhor sempre que vc continue sendo esse pai maravilhoso o senhor é tudo pra mim te amo muito .
 
Ramona Mariza Marques em 17/01/2013 16:46:21
parabeeeeeeeeeeeeens pro meu biza ;) hahahaha
muitos anos de vida pro senhor ainda *-*
 
Henrique Brandão. em 17/01/2013 15:27:08
o xodó da familia exemplo de vida Parabens vô e se Deus quizer vai cotinuar conosco por muitos anos te amamos muito .
 
Kathyellen Marques em 17/01/2013 15:04:26
parabens,,eu tive o prazer de conheçer o senhor,,e admiro muito o senhor.....um abraço
 
Katia Maria Tavares Bonfim Ribeiro em 17/01/2013 15:03:59
Parabéns o senhor é exemplo de vida pra muitas pessoas, que venha se repetir por muito tempo essa data na vida do senhor.Felicidades muita saude e paz no coração.

 
norma sueli zanuncio em 17/01/2013 14:46:54
Meu Avô! Parabens pela proeza de chegar aonde poucos chegaram! Se tornou uma preciosidade para a família e um exemplo para todos com sua saúde e caráter. Se pudesse eu desejaria que vivesse para sempre! Mas que seja eterno enquanto dure sua incrível vida. Parabéns, felicidades, paz e amor.. !!
 
Eduardo Elizeche em 17/01/2013 14:40:21
Parabéns senhor, que Deus o abençoe cada vez mais e lhe proteja sempre
 
Maria Celina em 17/01/2013 13:42:59
Parabéns ! Paz , Saúde e Sucesso ! Deus ilumine seu caminho ! Abraços
 
Anibal Buim em 17/01/2013 13:17:04
Bora fazer uma campanha para arrumar uma namorada para o vovô!!! Ele merece!!!
 
ANA LEFEVRE em 17/01/2013 11:57:40
Gostei do comentário da Girlane Bucker, nunca vi tanta certeza em afirmar que "ninguém" vai chegar a esse idade, é de gente assim que o mundo precisa, pessoas que sabem o que dizem, tem certeza daquilo que falam. Meus parabéns Girlane Bucker, com gente como você, não precisamos nem de médicos
 
Lauro Vilhena em 17/01/2013 11:49:24
Parabéns tio Atamarilio muitos anos de vida para o senhor! e que DEUS o abençoe a cada dia, abraço de Milton,Martina,Daniel,Andre,Fernando!
 
Daniel Barbosa em 17/01/2013 11:07:48
PARABENS AO JOVEM SENHOR ATAMARÍLIO.



"Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé."
George Sand


obs: quero ir na festa do aniversário do senhor.


NEI SALVIANO - saude e qualidade de vida

 
NEI SALVIANO em 17/01/2013 10:42:14
Em primeiro lugar, meus parabéns ao seu Atamarilio, mais nós nos tempos de agora, jamais iremos chegar a esta idade, porque nossos costumes e nossa alimentação de hoje, é totalmente diferente da época do Sr. Atamarilio, na época dele se comia galinha ciapira, porco caipira, se cozinhava com banha de porco pura, verduras e legumes plantados por ele mesmo, sem nenhum agrotóxico, e hoje não, um frango em 30 dias ja está pronto para abate, porco nem se fala, tudo a base de ração, as verduras e legumes todas lotadas de venenos, e com isso não organismo que aguente, por isso tantos AVC, INFARTES, CÂNCER, DIABETES, COLESTEROL e muito mais.
 
Girlane Bucker em 17/01/2013 10:18:22
isso não é para qualquer um mesmo!
muitas felicidade para o senhor...

¡feliz compleaños!
 
gabriel lescano em 17/01/2013 09:53:42
imagem transparente

Compartilhe

Classificados