A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

22/10/2013 07:31

Após 1 ano, jovem que nasceu sem braços consegue tirar carteira de motorista

Paula Maciulevicius
Tem cinco dias que Fernando passou a integrar o quadro dos motoristas devidamente habilitados do Estado. (Fotos: João Garrigó)Tem cinco dias que Fernando passou a integrar o quadro dos motoristas devidamente habilitados do Estado. (Fotos: João Garrigó)

A ultrassonografia não apontou que Fernando de Sousa Machado, nasceria especial 34 anos atrás. Com encurtamento dos braços, devido ao medicamento Talidomida, consumido pela mãe durante a gestação, o menino fez dos pés, suas mãos, a ponto de conseguir tirar, um ano depois e na segunda tentativa, a carteira de motorista.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

Tem exatos cinco dias que o jovem que trabalha como assistente administrativo e turismólogo está devidamente habilitado. O carro, adaptado, é dirigido com os pés. O volante fica no pedal e por Fernando ser canhoto, é guiado pelo pé esquerdo. Já o direito fica responsável por frear e acelerar.

Difícil para a gente imaginar tamanha coordenação de se fazer baliza com os pés. Mas como tudo sempre foi feito pelos cinco dedos que pisam o chão, o desafio maior foi a burocracia encontrada pelo caminho.

O processo todo começou, pela segunda vez, em outubro do ano passado, direto com o Detran. “Você tem que passar pela Junta Médica, que pessoas sem deficiência não precisam passar. Mas eles não sabem das habilidades de cada deficiente e procuram ao máximo dificultar”, comenta.

O que acaba acontecendo é que muita gente se sente mesmo incapaz de pilotar e desiste. Em 2010, tirar carteira de habilitação entrou nos planos de Fernando pela primeira vez. A ‘demora’, já que 18 anos ele completou há um tempinho, foi pela falta de grana, já que até para fazer as aulas práticas era preciso do próprio carro adaptado.

80% do que faz é com os pés. De escrever até escovar os dentes. Dirigir então, foi um simples aprendizado. 80% do que faz é com os pés. De escrever até escovar os dentes. Dirigir então, foi um simples aprendizado.

Por esse motivo, ele acabou por adiar o projeto da independência ao volante. Três anos depois retomou o processo do zero, passado o período, tudo o que havia conseguido em relação à retirada de habilitação expirou. A surpresa em outubro veio pela negativa da Junta Médica que não considerou Fernando habilitado.

Os médicos que compõe a Junta precisam dar um laudo relatando as adaptações necessárias ao motorista para então declarar que ele está apto às aulas e ao exame prático.

“Quando a Junta barrou, um médico viu que eu não aceitei e ele levou minha causa adiante, falou com a chefia para reunir os médicos que me atenderam da primeira vez”, descreve. Foi assim que ele conseguiu ser aprovado no primeiro ‘teste’.

O processo começou a andar e as aulas foram começar só em janeiro deste ano. O primeiro contato com o carro adaptado foi no Detran, com um instrutor que ele insiste em reconhecer o trabalho e dar o nome “o Pio de Araújo Filho, ele me ensinou tudo”.

Os gastos na adaptação do carro somaram R$ 51 mil, entre a compra de um Gol automático e todas as adequações. Mas o sorriso que Fernando exibe ao mostrar como dirigir, não tem preço. A chave ele coloca na ignição com o pé direito. Em seguida puxa o freio de mão com o auxílio de uma alavanca, com a parte que tem do braço, a luz do farol, assim como a seta, se acendem por botões ao lado direito, abaixo do volante tradicional. Lá embaixo, os pés se posicionam para sair da garagem.

“80% do que eu faço é com os pés: dirigir, escovar os dentes, pentear o cabelo, tomar banho, digitar, escrever, comer. Tudo que eu já aprendi e executei foi com os pés, então para mim foi fácil”, argumenta.

O difícil mesmo, diz Fernando, foi a burocracia do processo, que dificulta as pessoas exercerem até sua cidadania. “Não existe legislação específica que beneficie vários tipos de deficiência, inclusive a minha”, completa.

Ao final do processo e com habilitação nos pés, ele vive a sensação de dever cumprido. “Tudo valeu à pena. Estou livre e não dependo de ninguém”.

Pergunto, no final da entrevista, quando é que ele se deu conta da deficiência imposta a ele por conta dos braços. “Comecei a ter noção que eu era diferente, entre aspas, na adolescência. Quando eu era criança não tive isso, sempre fui feliz”. Talvez seja por isso que Fernando não pareça ter 34 anos. Ele fez dos pés as mãos e do sorriso, a porta de entrada para quem quiser se achegar. E a carona que pedi a ele, vou cobrar.

Ao final do processo e com habilitação nos pés, ele vive a sensação de dever cumprido. Ao final do processo e com habilitação nos pés, ele vive a sensação de dever cumprido.



OI FERNANDO SOU PRIMA DE SUA MÃE, FICO MUITO ORGULHOSA DE TER UMA PESSOA DE AUTO CONFIANÇA E EXEMPLO DE SUPERAÇÃO EM NOSSA FÁMILIA. PARABENS...
 
SANDRA MARIA BRAZ PEREIRA em 07/11/2013 20:27:33
Parabéns Fernando, sua determinação nos inspira a manter o foco no que acreditamos.
 
Vanja Marina Prates de Abreu em 24/10/2013 08:38:10
Parabéns!!! vc é um iluminado por Deus, não existe barreiras para quem quer vencer.
 
Fabiana Ribeiro em 23/10/2013 19:06:52
Querido Fernando, apesar de não conhece-lo, tenho um grande carinho por ti.Fui colega de Ensino Médio da tua mãe e tb conheci teu pai e o teu tio Paulo. Tenho tb 2 filhos, Um jovem de 32 anos e uma garota de 23, ambos Engenheiros. Te acho maravilhoso, o teu sorriso é espontâneo, teu olhar é determinado e teu espírito é iluminado. Parabéns amado, seja sempre muito feliz!
 
Zoé Krupp Marcantonio em 23/10/2013 18:37:55
parabens fernando pela sua conquista porque eu não consegui sou deficiente tentei tirar a minha cnh e barrei burocracia inútil de nosso brasil passei em todos os GASTEI UMA FORTUNA pra nada eu tenho meu adaptado que eu mesmo adaptei e dirijo melhor que muitos debiloides que fazem da habilitação uma arma para mata.
 
arnaldo coinete garcia em 22/10/2013 23:28:40
Tenho o privilégio de ser amiga desse cara lindo, inteligente e vencedor. Parabéns Fê, que Deus te conserve sempre esta pessoa iluminada e de bem com a vida.
 
Fernanda Cavalcante em 22/10/2013 22:30:24
meus parabens
 
cledson segovia em 22/10/2013 22:05:12
Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá uma desculpa.
 
RODRIGO FERREIRA em 22/10/2013 20:42:11
Fernando meu querido, para as pessoas que te conhece fica fácil entender mais uma conquista!!!
Acredito que não haja nada que você não possa fazer!!!
Este é o Fernando, um jovem lindo, feliz e capaz, simples assim!!!
 
Suely de Medeiros Pecantet em 22/10/2013 20:40:01
Você é uma pessoa perseverante!Parabéns!
 
Enaura C Freitas em 22/10/2013 19:58:53
Fernando uma pessoa maravilhosa,alegre,batalhador,tive a oportunidade de trabalhar com vc,e todos os dias em que trabalhei com essa pessoa,o nosso setor dava muitas risadas com as bagunças que ele fazia,grande profissional,isso ai parabéns por mais esta conquista,que Deus continue te abençoando sempre e iluminando seu caminho,bjs
 
Eliane Soares Leite em 22/10/2013 19:52:08
Exemplo! Eu não consigo imaginar outra palavra para denominar esta criatura! Já vi na noite sorrindo e se divertindo mais do que muita gente que se acha "normal". Bebia, dançava e com aquele sorriso que dava ânimo...de viver! "Especiais" somos nós, que nos achamos normais e superiores e nos achamos mais especiais do que os outros porque "achamos" que temos tudo e na verdade...pouco damos valor ao que temos! Sábio é aquele que sabe dar valor aquilo que tem! Parabéns, Fernando! Pela sua vida, desejo muita saúde para continuar dando exemplo à todos nós! Beijinhos da Mirella
 
Mirella Perego Marson em 22/10/2013 18:57:09
Diante de tantas palavras, maravilhosas atribuídas a Fernando e Pio, me restou dizer aos dois felicidade e que Deus o abençoe a todos.....vc's são merecedores porque vitoriosos vc's já o são. E que Deus o protejam.
 
Geraldo Pereia da Silva em 22/10/2013 17:40:06
Parabéns meu amigo!
Você merece!!!!!!!!!!
 
Bruno Farrelhi em 22/10/2013 17:02:18
voce merece tudo de bom fernando bjis vossos
 
maria moreira em 22/10/2013 16:38:33
Parabéns FÊ, pelo esforço. Mas, será que ele vai dirigir mesmo? Se os que tem os dois braços já fazem barberadas no trânsito, acho melhor ele pensar muito nisso. Boa sorte, garoto!!!
 
gervasio asturi alemmar em 22/10/2013 16:29:58
Eu conheço o seu esforço, parabéns Fernando pela conquista. E nosso amigo Pio que não mediu esforços para mostrar e transmitir o que sabe fazer muito bem e com amor.
 
maria albertina de souza em 22/10/2013 16:10:53
Dirigir com tudo em ordem, que belo exemplo!
 
Mirella Forti Cossignani em 22/10/2013 16:02:04
Nossa, lembro do Fernando na época do colégio, um exemplo de superação! Parabéns por mais essa conquista!
 
Waléria Ferraz em 22/10/2013 15:51:18
Uma vez li a seguinte frase e ao ver a história do Fernando me remeto a ela:
"Nada existe tão alto que o homem, com força de vontade, não possa apoiar a sua escada."
Parabéns pelo exemplo de força e determinação. A paixão pela vida está estampada nos seus olhos, não precisa conhecê-lo para saber disso. Você foi construindo sua conquista corajosa e persistentemente, sem desistir, acreditando e confiando em si mesmo. Sucesso para você!!!!!!!!
 
Danielle Ahad em 22/10/2013 15:47:56
Fernando,

Não o conheço, mas você prova que é um filho de Deus perfeito. Parabéns!
 
Armenia Rodrigues da Silva em 22/10/2013 15:39:37
É isso aí, Parabéns Fernando! Para quem tem garra o céu é o limite! Você merece tudo de bom em sua vida pois sempre foi muito guerreiro!
 
Maria Rozana em 22/10/2013 15:27:51
Grande exemplo de força de vontade, persistência e porque não dizer, de vida...
 
Davi Prado em 22/10/2013 15:00:22
Fê,vc é Dez!!!
Minha admiração por vc vem há tempos,desde a infância,qdo estudamos juntos.
Não há palavras que descreva o orgulho que estou sentindo desse meu amigo mais q querido!!!Parabéns,vc merece td de melhor!bjão,Lê.
 
Alessandra Paim em 22/10/2013 14:09:28
Parabéns a você Fernando e a toda sua família.Guerreiros incansáveis
 
Maurício Pecantet em 22/10/2013 14:06:25
E isso ai Fernando SHOW DE BOLA. Parabéns e sucesso, vai dar aula para muitos barbeiros que tem por ai, e acham que são os bons do volante.
 
jose corsine em 22/10/2013 13:59:28
Parabéns Fernando, você serve de exemplo para todos nós. Quando muitos te disseram não, você foi lá e provou que é capaz. Sucesso!!!
 
Ivanir Casagranda em 22/10/2013 13:56:09
Esse cara é guerreiro! Parabéns!
Segundo o Wikipedia, às vítimas do medicamento em questão: "Em 2010 foi instituida a lei 12.190 11 que complementa a lei 7.070, de 1982, e representa gastos de aproximadamente R$ 34,5 milhões como pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível aos portadores da deficiência. Serão 227 vítimas que vão receber R$ 50 mil em indenização, valor que aumentará na medida em que ocorra dependência resultante da deficiência física".
 
Marcus Vinicius em 22/10/2013 13:54:26
Fê, vc é Dezzzzzzzz!!!!
Lhe admiro às pampas,meu querido desde a infância,qdo estudamos juntos.
Acredito q se fosse usar tdas as palavras do mundo, não descreveria o orgulho que sinto de ter um amigo mais que querido q vc é.Sucessooooooo,vc merece!Bjus,Lê.
 
Alessandra Paim Jornalista em 22/10/2013 13:45:57
Parabéns você é um vencedor não tenho palavras Deus te abeçoe
 
Adelcina Torres da Silva em 22/10/2013 13:40:13
Parabéns cara tanta gente barbeira ai faz 300 vezes o exame e com os braços, vc é um EXEMPLO!!!
 
Douglas Martins em 22/10/2013 13:23:02
Conheço o Fernando e fiquei muito feliz com a conquista dele. Parabéns!!!
 
Damares Ramos em 22/10/2013 13:20:28
Conheci o Fernando por intermédio de um amigo, Leandro, quando ainda morava em campo grande, ele morava em outro bairro e vinha até meu bairro de bike, desde que o conheci fiquei admirado por sua superação, serve de lição para muitas pessoas, desejo que seu sucesso seja eterno, você merece.
 
Bruno Guerra em 22/10/2013 13:04:22
Recentemente uma pessoa com necessidades especiais me disse que "as maiores barreiras são aquelas impostas pelas pessoas, e não pela deficiência em si", ou seja, as barreiras, para eles, que têm necessidades especiais, muitas vezes sequer existem, ou são tranquilamente superáveis.
Isso mostra que temos muito a aprender com eles, que realmente são especiais, mas por terem garra, gana e coragem inabaláveis.
Parabéns, Fernando! Você é um guerreiro, um vencedor!
 
Mériele Oliveira em 22/10/2013 12:58:43
fico feliz em ver que mas um portador de necessidade especial conseguiu se superar. Eu também sou deficiente e foi com muito sacrificio que consegui tirar minha habilitação, as dificuldades são enormes somente quem passa que sabe o quanto é dificil. Dirijo com as mãos,Deus tem me ajudado a vencer todas as barreiras. Parabéns Fernando que Deus o abençoe a cada dia.
 
maria quezia dias em 22/10/2013 12:53:17
Que legal!!!!!!!!! Parabéns,.... Vc sempre foi motivo de orgulho por onde passou, pois nunca lhe faltou força de vontade e um sorriso no rosto!
 
Ana Carolina Passos Alfonso em 22/10/2013 12:21:22
Que lindo! Você é um exemplo Fê!
Parabéns pela sua conquista!
 
Adrielly Quintas em 22/10/2013 12:13:25
Parabéns, Fernando!
Exemplo a ser seguido.
Que Deus te dê mais conquistas a cada dia!
 
Maurício Castello em 22/10/2013 12:10:18
É isso aí Fê, você sabe que eu sempre acreditei em você, depois de tudo que já aprontamos nesta cidade, andávamos de bicicleta pelo centro e você sempre do seu jeito animado e de bem com a vida, continue sempre assim meu amigo e quando precisar de um amigo pode contar comigo, Fernando Loco
 
LUIS FERNANDO em 22/10/2013 12:00:06
Eu tive o prazer de conhece-lo quando adolescente , presenciei mtas travessura dele como andar de bicicleta em plena Afonso Pena. Parabens Fernando por mais esta conquista.
 
Conceição Rosa dos Santos em 22/10/2013 11:59:48
Parabéns, Fernando, pois grandes batalhas são para grandes guerreiros. Nós que conhecemos você, nunca duvidamos da sua capacidade, não só para isso, mas para tudo na vida! Parabéns, mesmo!!!
 
Renato Cavalheiro em 22/10/2013 11:44:49
Nossa que alegria, fizemos faculdade juntos..sempre foi exemplo de superação..Parabéns Fernando por mais uma conquista..Felicidades...
 
Lidi Paixão em 22/10/2013 11:42:00
Parabéns Fernando... que Deus o abençoe sempre. Você de fato é um exemplo de superação para todos nós.
 
Simone de Farias em 22/10/2013 11:24:37
muito gratificante ver esse rapaz tão determinado,as vezes agente que não tem nenhuma deficiência colocamos muitos obstáculos e desistimos por tão pouco e ele com os pés vence tudo. Que Deus te abençoe cada vez mais vc é um exemplo pra todos nós. Parabéns ao instrutor dele tb ta de parabéns um exemplo.
 
malu piccelli em 22/10/2013 10:57:20
E ainda em gente que tem e ainda reclamar,...Parabens Fernando...Deus te abencoe
 
Maria de Fatima em 22/10/2013 10:56:22
Fernando, você para mim é mais um exemplo vivo de determinação e superação. Estou feliz de que tenha conseguido tirar finalmente a sua C.N.H. Tomará que você seja muito feliz com o seu carro adaptado, aqui na cidade. Só espero que você consiga manter esse belo sorriso, mesmo neste trânsito caótico que enfrentamos na cidade, sem falar dos motoristas apressadinhos e mal-educados, que buzinam nas costas da gente, quando não saímos de imediato, quando o farol dá o verde.
 
Olavo dos Santos Martins em 22/10/2013 10:56:18
Parabéns Fernando !
você merece mais que isso. Deus nos ama !
 
Rider Soares em 22/10/2013 10:50:07
Estou tão feliz! esse garoto e o máximo! "Te peguei no colo menino, cantei p/ ti dormir", estou na fila para dar umas voltas com esse novo motorista! e como sou idosa, dei os primeiros banhos, mil beijos, e ele reclamava das curvas que fazia no meu fusca, Tô aguardando a preferência! será que a galera jovem vai deixar? beijos da tia meu lindo!
 
Mara Lopes em 22/10/2013 10:49:57
Que prazer falar de duas pessoas queridas e humanas. Um, o Fernando, trabalhamos juntos, esse moço é extremamente competente e profissíonal. O outro, o Pio Araújo, também trabalhei com ele enquanto funcionário do Detran, esse colega de trabalho sempre me tratou de igual prá igual (sou cadeirante). E hoje ele ( o Pio ) é instrutor para pessoas especiais. Porém, especial é ele que vê o ser humano com um olhar diferenciado, e vê no candidato a habilitação um vencedor. Um grande abraço aos dois " Fernando e Pio ," é gratificante ve-los em uma reportagem tão especial.
 
nelson tosta em 22/10/2013 10:44:11
hahaaaaaaaa meu amigãooooooooo!!!!! parabéns meu amigo que Deus continue abençoando a sua vida, eu tbm tenho talidomida, tenho minha CNH desde 2008, p mim também foi uma grande vitória ter conseguido tirar minha carteira, abraços maninho fica com Deus.
 
LUCAS EVANGELITO RAMOS em 22/10/2013 10:39:22
Um exemplo de pessoa, mesmo com as suas limitações, não tem um dia que não está sorrindo. Parabéns Fernando!!!
 
Maicon Turqueti em 22/10/2013 10:14:26
Parabéns! Sucesso na direção! Dedicação e respeito aos limites do ser humano! Burocracia existe mas a gente tem q ir em frente! Parabéns ao Pio pela força, coragem, profissionalismo! Desejo muita saúde, paz, amor e respeito no Trânsito a todos! Fernando DEUS o proteja sempre! Tenham todos um ótimo dia!
 
Adauto Machado em 22/10/2013 10:12:14
Já dei muita carona pra esse cara...agora, espero que ele passe lá em casa pra gente ir tomar uma no carro dele...Abraço Fê
 
Alessandro Eros em 22/10/2013 10:06:52
Parabéns, exemplo de superação.Somente pessoas iluminadas como você para nos emocionar e nos empurrar para frente. Beijos.
 
Sonia Lucas em 22/10/2013 10:00:36
Parabéns cara!, conheço ele desde o Dom Bosco, quando vi pela primeira vez uma especie de cama na sala de aula, achei estranho ate ele entrar, sentar, tirar os sapatos e começar a escrever, logo pensei, esse cara tem futuro, pois e muito esforçado!
 
Roberto B M JR. em 22/10/2013 09:59:47
Olha ! Eu lhe conheço à muito tempo e já lhe vi em vários lugares e realmente ele é muito sorridente! leva a vida normal como qualquer outra pessoa. Para nos que temos uma deficiência com o dia dia vemos que o que mais atrapalha e as formas que as pessoa olha aquilo e julga nem ao menos perceber o que é algo normal e não julgar antes sem saber o que é!. E parabéns Fernando! você merece mesmo por ser um grande homem lutador e alegre sempre. Mas parabéns pela matéria.
 
Alessandra Martins em 22/10/2013 09:54:29
Aeeee Fêeeeeeeeeeee!!! Mais uma vez mostrando que é muito capaz.... de tudooooo ;)
 
Rosiane Pache Rodrigues ishikawa em 22/10/2013 09:49:10
Ahhh moleque... que orgulho de voce !!!
Conheço o Fernando desde a epoca da Faculdade
Nunca o vi reclamar de nada... muito pelo contrario, sempre alegre e com um sorriso no rosto... como falei pra ti heim Fernando... vou cobrar uma carona sua!!
Parabens !!
 
JOAO FELIPE em 22/10/2013 09:41:04
A burocracia tende a enterrar mesmo as pessoas. Parabéns Fernando por vencer a burocracia, pois suas limitações vc já as havia vencido a muito tempo!
 
Ronaldo Pissurno em 22/10/2013 09:40:08
Parabens Fernando!!!! Continue essa pessoa guerreira e exemplo para todos!
 
EMANUELY ALMEIDA em 22/10/2013 09:34:07
Parabéns cara, tudo de bom pra vc.

 
Juliano Daniel em 22/10/2013 09:30:47
PARABÉNS FERNANDO VOCÊ E UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO,FICO MUITO FELIZ QUANDO CONHEÇO ESSAS HISTORIAS DE MUITA GARRA.
 
MARIO JOSE em 22/10/2013 09:28:42
Parabéns querido!!! nossa que orgulho, me lembro de voce.. sempre contente por ai, nos bares da cidade. um super bjo!
 
Eudir Silva Ferreira em 22/10/2013 09:27:04
Parabens pela conquista Fernando,voce merece muito mais do que isto,és um exemplo pra todos nós.Abração forte em sua mãe,tenho muito orgulho em ser amigo dela.Abraços e sucesso ao volante,
 
Vergilio Rodrigues Terra em 22/10/2013 09:15:24
Parabens isto que é exemplo de superação
 
rynaldo da luz curvo em 22/10/2013 09:07:03
Parabens Fernando!! exemplo de superação
 
Maria Meira em 22/10/2013 08:58:40
Parabéns pela sua conquista!!! Sei que você faz muito mais do que dirigir, abraço.
 
Eduardo Carvalho em 22/10/2013 08:56:15
Eu acredito na superação do ser humano!!! fiquei curioso p ver ele dirigindo!!!
 
elvin pereira em 22/10/2013 08:40:53
Parabéns pela persistência e muito sucesso pra você!!
 
Ana de Oliveira em 22/10/2013 08:35:52
Parabéns Fernando! Você merece!
 
Fernanda Thill em 22/10/2013 08:33:28
Parabéns Fernando!!
Muito sucesso para você e continue assim, nunca desista de algo que você deseja!!!!
 
Maxwell Casanova em 22/10/2013 08:33:13
Muito lindo esse menino, adjetivos não lhe faltam: carisma, simpatia, ele foi fazer a Carteira de Identidade e não teve constrangimento algum ao ter que assinar com o pé, e pensem num pé limpinho até cheiroso (kkkkkkk). Parabéns, pela luta, esforço em correr atras do DIREITO, e te digo mais você não é deficiente e sim EFICIENTE FÍSICO!!!!!
 
Valdecí Batista Santos em 22/10/2013 08:30:05
Olá Fernando! Tenho uma sobrinha tão linda como você , que supera suas próprias limitações e também quer ter o seu carro adaptado e está encontrando dificuldades por conta da burocracia. Gostaria de saber o telefone do instrutor Pio de Araújo Filho, se for possível.Meu telefone (67) 9140 0865 (67) 9852 6883. Que Deus te abençoe e que você continue dar exemplo de superação e força de vontade. Abraços Vanilda
 
Vanilda Brio Gonçalves em 22/10/2013 08:22:21
Ja joguei bola com o Fernando, que por sinal joga muito bem...ele é um exemplo a ser seguido, de que não devemos desistir de nossos objetivos, mesmo que tenhamos limitações. Sempre com sorriso no rosto, um cara muito querido. Parabéns Fernando, sucesso sempre!!!
 
Aislan MAssoni em 22/10/2013 08:16:54
Parabéns Fernando! Fiquei orgulhosa de você, mais um exemplo de nosso superação que só nos mostra que qualquer dificuldade pode ser vencida se tivermos foco, determinação e persistência.
 
GABRIELA SILVEIRA DE ARAUJO SANTANA em 22/10/2013 08:07:38
É isso Fernando os limites do ser humano não no seu corpo fisico e sim na sua força de de vontade e vencer... Parabens voce merece...