A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

26/11/2013 06:50

Após salvar criança e grávida de afogamento, família pede a promoção de "herói"

Paula Maciulevicius
Gabriel se afogava e foi salvo por mulher grávida e cabo da PM. Mãe da criança não mensura a gratidão que tem ao saber que ainda tem gente de bem no mundo. (Foto: João Garrigó)Gabriel se afogava e foi salvo por mulher grávida e cabo da PM. Mãe da criança não mensura a gratidão que tem ao saber que ainda tem gente de bem no mundo. (Foto: João Garrigó)

Ainda está nos trâmites de coleta de depoimentos para constatar se houve ou não, ato de heroísmo por parte do cabo da Polícia Militar no feriado do dia 12 de outubro. Osmar Lara Brandão, tem 44 anos, 16 deles dedicados à corporação. No dia em que ele salvou um menino de 10 anos e uma jovem grávida de afogamento no rio Taquari, na região das Palmeiras, ele diz ter ouvido os gritos e agido por instinto. Osmar estava na hora certa, no lugar certo.

Veja Mais
Educada para ser homem, Claire se reconstruiu por cirurgia e virou alvo na UFMS
Menina dispensa buffet e comemora aniversário com crianças do lixão

Nessa segunda-feira, o menino que era levado pela correnteza no dia deu o depoimento dele. Gabriel Santos, de 10 anos, nasceu de novo pela mão de duas pessoas. A primeira a prestar socorro foi a dona de casa Evelyn Costa, de 20 anos, que só veio a saber nesta semana que já estava grávida no episódio.

“Na hora em que eu vi, ele estava se afogando. Eu joguei tudo e pulei para pegar ele. Tinham duas mulheres fora da água que não sabiam nadar, não tinha homem por perto”, descreve Evelyn que naquele momento, a coragem e o instinto materno, ainda desconhecido por ela, falou mais alto.

“Eu jogava ele para o alto para ele não afundar. Eu nem sei como te falar, nem eu acho que fiz aquilo, nunca tinha feito salvamento na minha vida. Mas jamais vou ver uma pessoa se afogando e não vou ajudar”, comenta.

Gabriel, que sabe nadar, em foto registrada durante o passeio. Gabriel, que sabe nadar, em foto registrada durante o passeio.

Nas tentativas de salvar o menino, Gabriel no desespero, afundava Evelyn. A jovem gritou por socorro e foi ouvida pelo cabo que chegava de uma pesca e atracava o barco à margem. “Se não fosse ele, a gente tinha rodado, ele foi um vitorioso porque salvou duas vidas”.

Osmar retirou da água primeiro o menino e depois a mulher. Evelyn não sabia, mas já estava grávida e hoje, ela entra no terceiro mês de gestação. “Eu agradeci muito, mas muito mesmo ele”.

Gabriel só se lembra de estar na água e o barranco cair, atirando-lhe à correnteza e do cansaço que sentiu ao tentar nadar. “Eu estava assustado, apavorado, daí ela pulou e começou a gritar bem na hora que ele estava passando de barco”, diz.

O cabo tem fala simplória, de quem não tem mensura da dimensão do ato praticado. “Nadar bem, não nado não, mas o negócio é instinto, quando eu escutei, corri lá. Eu faria de novo, se eu visse acontecer um negócio desses”, fala.

Ele já tinha descido do barco e retirava os itens de pesca quando o socorro chegou aos ouvidos. Casado e pai de três filhos, ele desconhece de que forma pode haver a promoção. “Eu não sei não, depende do comando. Eu sou cabo, se fosse promovido, seria para sargento, mas eu não sei, não mexi com isso aí”, relata.

Ele não, mas quem viu e presenciou está lutando para que o reconhecimento de salvar vidas vire uma patente maior. Osmar já foi condecorado na Câmara de Vereadores do município de Coxim e se depender das duas vidas salvas, já se tornou sargento.

“Eu quero muito que ele ganhe, a gente deve a vida a ele”, argumenta Evelyn. Quem fala por Gabriel é a mãe, Vivianne Nunes Santos. “Eu chorei um monte, se eu pudesse retribuir de alguma forma. Eu vou fazer de tudo para ele ganhar essa promoção, ele salvou a vida do meu filho”, diz.

A gratidão da mãe tomou dimensão maior com a gravidez de Evelyn. Os agradecimentos a ela já haviam sido feitos, mas ao saber que ela esperava um bebê. “Ambos não pensaram nas próprias vidas quando pularam, pensaram apenas em tirar meu filho daquele rio e isso é algo que me enche os olhos e o coração. Saber que ainda há pessoas de bom coração no mundo”, diz sobre os anjos de Gabriel, Evelyn e Osmar.



Que DEUS te abençoe Osmar, você alem de salvar minha esposa, salvo meus dois filhos, pois ela esta gravida de gêmeos.
 
Gilberto Alfredo em 27/11/2013 21:41:35
que Deus te abençoe sr Osmar e q vc seja reconhecido por este ato de amor ao proximo
 
Maria Aparecida de Andrade em 27/11/2013 19:31:00
Não posso deixar de parabenizar o Cabo Osmar Lara Brandão pelo ato heroico praticado. Somente quem já viveu tal situação sabe o quanto é gratificante poder salvar uma vida, nesse caso, realmente, foram três vidas salvas. Que o SENHOR possa continuar te iluminando amigo.
Ao Maximiliano Nahas. Com todo respeito ao vosso direito de expressão, me desculpa cidadão mas as suas palavras: "....pois SOMOS um povinho xulo que deixa o governo nos usar como quiser", são no mínimo, descabidas. Quando o sr afirma que "SOMOS UM POVINHO", por favor, se o senhor é ou se sente XULO, me exclua da sua lista. Não é razoável e não queira tirar o foco que é o ato de heroísmo praticado pelo ilustre Policial Militar em detrimento às vossas decepções.
 
Lenirdo Pedroso de Almeida em 26/11/2013 21:56:52
olá..Osmar. venho te avisar que vc salvou 4 vidas pois estou gravidas de gêmeos(as) olha só que benção tenho muito a te agradecer quero muito que vc ganhe essa promoção,, pq vc merece obg por tdo felicidads pra vc e sua familia..........
 
evelyn costa em 26/11/2013 21:01:00
Sei o que é salvar uma vítima de afogamento pois já tive a oportunidade de fazer o mesmo, requer muito amor pelo próximo, não pensamos no que possa nos acontecer ali naquele momento o que queremos é poder ajudar, é mais do que justo uma promoção para esse herói.
 
Cezar Maia de Deus em 26/11/2013 12:57:12
Parabens Osmar, o triste é saber que há investigação para saber se foi ou não heróico o seu ato, é impressionante a capacidade do poder publico em esculachar o correto e enaltecer o podre, se um político ajuda uma pessoa a atravessar a rua, minha nossa vai sair até no fantástico, agora uma pessoa que salva a vida de 3 cidadãos, sim 3 pois tem o feto que tambem foi salvo, entra em investigação para apurar se foi heroismo ou não, oras, o que pode ter sido? Eles acham que o cabo empurrou as pessoas na água para aí então poder salva-las? Este é o nosso país e nosso estado, merecemos nossos governantes pois somos um povinho xulo que deixa o governo nos usar como quiser, bem dizia a camiseta do casseta: Brasileiro, ô povinho bu...da!
 
maximiliano nahas em 26/11/2013 12:37:59
você merece padrinho guerreiro sei que faria isso novamente ...
 
ianca Brandão em 26/11/2013 12:11:07
Ao ler a matéria, não poderia deixar de comentar e parabenizar o Cabo Osmar Lara Brandão pelo ato. DEUS te abençoe.
 
Rodrigo da Silva em 26/11/2013 10:55:22
Parabéns OSMAR!!! Estou torcendo para que sua promoção seja aprovada!!!
Parabéns Evelyn, já tentei ajudar uma pessoa que estava se afogando e é exatamente isso que acontece, ela se desespera e apoia em você, te afundando...no meu caso também tinha um anjo surfando por perto e foi o que nos salvou!!! Sabemos que o papel do bombeiro é salvar vidas e eles desempenham esse papel brilhantemente, mas o acaso fez do Osmar um verdadeiro herói...na hora certa, no lugar certo e com a atitude certa!
 
Simone Carvalho em 26/11/2013 10:49:27
O processo de promoção aqui na terra é cheio de burocracia, mas pode ter certeza companheiro que por Deus você já foi promovido a anjo protetor de seus semelhantes, são essas atitudes que nos enche de orgulho de um dia ter sido um POLICIAL MILITAR, você tem o DNA do verdadeiro policia honrado. Parabéns.
 
Carlos Alberto Paes De Arruda em 26/11/2013 10:48:22
Nossa família fica eternamente agradecida por esse ato de coragem do cabo Brandão e da Evelyn. Vamos torcer por esse reconhecimento...pois trouxe de volta o nosso Gabriel...
 
Marcia Nunes em 26/11/2013 10:38:46
Nos dias, como os de hoje, atos e gestos como estes são raros e nos fazem ter esperança de um mundo melhor.
 
Aline Souza em 26/11/2013 10:27:44
Quero externar a bravura e a iniciativa do CbPM Osmar, pelo desprendimento e ato de bravura, conseguindo com êxito absoluto o salvamento de vidas preciosas.
Parabéns Guerreiro!
 
Aloysio Moreira Salles em 26/11/2013 09:57:58
Verdade, todos merecem reconhecimento pelo ato. Meu filho não estava comigo neste dia, eu sou muito louca com água, se tivesse, eu estaria junto. Ele tinha ido passar um final de semana na companhia do pai. Enfim, incidentes acontecem ... ainda bem que meu filho com nome de anjo foi salvo por verdadeiros anjos! Grata eternamente!
 
Vivianne Nunes em 26/11/2013 09:49:21
merecidíssma essa promoção, ainda bem que tem gente que salva vidas em vez de tirá-las. Parabéns, e que DEUS te de muitos dias de vida para salvar outras.
 
jose carlos em 26/11/2013 09:28:49
Muito merecida a promoção...e a Evelyn muito lindo essa atitude....Pena que ela não vai ganhar uma promoção, mas aos olhos de Deus ela ja esta salva. Pessoas boas ainda existem.
 
Lenita Santos em 26/11/2013 09:10:26
Com certeza foi conduzido pelo senso de responsabilidade e obrigação naturais de um guerreiro que não está na profissão por acaso; merece sim honrarias que transmite orgulho motivação e alegria à toda corporação. PARABÉNS.
 
Suzi da Costa em 26/11/2013 08:56:23
osmar você faz parte do corpo de bombeiro que são herói;