A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

30/01/2013 07:10

Clientela é fraca, dias são duros, mas Clemente faz tapetes para colorir a vida

Ângela Kempfer
Clemente trabalha todos os dias, na região da Coophavila II. (Foto: Luciano Muta)Clemente trabalha todos os dias, na região da Coophavila II. (Foto: Luciano Muta)

Pode ser de manhã ou no sol forte do meio-dia, o senhor de 83 anos vive sorrindo, disposto a conversar, entre uma amarração e outra no tapete feito de malha. A cena é tão colorida na região sul de Campo Grande, que vale a parada.

Veja Mais
A pé, Tulia faz percurso de 10 km até biblioteca onde aprendeu a ser feliz
Passada "nuvem negra" que trouxe o câncer, rosa tatuada no braço une 4 mulheres

Clemente tem uma disposição formidável para aprender. Há cinco anos descobriu como transformar uma tela e retalhos em tapetes, daqueles da época de vó. Agora vive tecendo. “É pra rejuvenescer. Já estou uns 10 anos mais moço”, brinca, sentado na cadeira, sob as árvores na calçada da avenida de tráfego pesado, na saída para Sidrolândia, altura da Coophavila II.

Na avenida Marechal Deodoro, é um vai e vem de carros, de caminhões, e ele continua ali, devagar, fazendo um tapete a cada 4 dias. “Gosto de cortar a malha, amarrar...fica muito lindo”, comenta.

Vender que é bom nada, apesar de bem acabado, de ser farto em tecido e com preço bom - entre R$ 30,00 e R$ 60,00, conforme o tamanho. “Tem semana que só vendo um, mas tá bom”, diz Clemente.

O que ele gosta mesmo é de ir mesclando as cores e desenhando, principalmente, bandeiras. “A do Brasil fica linda, mas faço até a do Paraguai”, conta.

O ofício ele aprendeu no hospital São Julião, durante a internação de 8 anos por conta da hanseníase. Hoje, curado, considera cada ano de vida uma festa. “Tenho mulher, 5 filhos, casa. Não dá para reclamar”.

Para quem saiu da Paraíba, aos 22 anos, disposto a ganhar dinheiro, chegar a Mato Grosso do Sul foi um tormento. “Primeiro fui para o Paraná, enganado. Disseram que lá todo mundo tava ganhando dinheiro. Que nada. Acabei rodando e caindo aqui, onde virei motorista. Carreguei muita tora lá em Ponta Porã.”

Na fronteira, também encontrou a esposa e o casamento para a vida toda. São 54 anos “com a mesma mulher”, faz questão de dizer.

Com a família nova, veio para Campo Grande e demonstra um orgulho danado ao dizer que levantou “a maior parte desses prédios grandes no Centro”.

Agora, aposentado, na casa simples do bairro Ouro Preto só faz tecer e lembrar. “Desde que sai da Paraíba, há mais de 60 anos, nunca mais vi meus irmãos e minha família...”, comenta.

Mas também não deixa de fazer a propaganda: “A senhora não quer um? Pode colocar na sala, no sofá, na cozinha...O jeito das coisas fica mais alegre, a senhora vai ver”, recomenda.




ENDERECO DO MEU AVO:
Entrada do Jardim Ouro Preto, enfrente a Copavila, perto da Igreja Adventista,
telefone 3373-5461, ele esta aberto a encomendas!
OBRIGADA POR PRESTIGIAREM O TRABALHO DO MEU QUERIDO AVO QUE É UM HOMEM DE LUTA!
 
Denise Lima em 01/02/2013 17:36:03
sr jose clementino lima sempre ate o meio dia em frente a copavila2 com artesanatos.
 
raquell lima em 31/01/2013 20:06:37
Belo trabalho! *-*
 
Isabella Soares em 30/01/2013 22:48:49
ADORO COISAS DIFERENTES, GOSTEI DA COR DESSES TAPETES, ONDE FICA ESSE LUGAR, GOSTARIA DE SABER NOME DA RUA , NÚMERO, COMO FACO PARA CHEGAR LÁ, PARABÉNS A ESSE SENHOR PELO ESFORÇO.
 
marilza de oliveira vieira em 30/01/2013 22:06:49
Gostaria de saber o endereço certinho,nome da rua,número e o telefone dele,gostaria de adquirir alguns tapetes...
 
Fabiani Bucker em 30/01/2013 19:40:32
TENHO ORGULHO DE DIZER QUE ESTE É MEU TIO, HOMEM TRABALHADOR E HONESTO CRIOU SEUS FILHOS COM DIGNIDADE, E VOU DIZER MAIS O MELHOR CARPINTEIRO QUE JA CONHECI, VAMOS AJUDAR COMPRANDO SEUS TAPETES, ELE MERECE.
 
helio dos santos guedes em 30/01/2013 15:46:34
ACHO MUITO BACANA QUANDO VEJO PESSOAS DESSA IDADES DANDO EXSENPLO DE FOÇA E DIGNIDADE PARABÉMS A ELE E TODA FAMILIA DELE Q SEI Q SE ESPELHA NELE.
 
MARIA JOSE DE LIMA em 30/01/2013 13:22:23
E então Angela, comprou ou não um item do Seu Clemente? Parabéns pelo texto!
 
Jorge Almoas em 30/01/2013 12:01:23
Bela reportagem, um exemplo de vida, parabéns a todos.
 
Nery Ribeiro em 30/01/2013 10:52:11
Trabalho digno!!! Gostaria de saber o nome dele completo.
 
Lucimar Bezerra em 30/01/2013 10:06:36
o meu sogro amado exemplo de vida..
 
raquel urenha alves em 30/01/2013 10:05:00
o meu sogrinho um abc nos te amamos
 
raquel urenha em 30/01/2013 10:03:27
lindo e meu paizinho meu heroi

 
sandra lima em 30/01/2013 09:52:26
nossa muito lindo gostaria de saber o telefone dele amei os tapetes realmente muito lindo um verdadeiro esenplo
 
sandra regina em 30/01/2013 09:47:31
PODERIAM INFORMAR O ENDEREÇO??? GOSTARIA DE PODER CONHECÊ-LO E COMPRAR SEUS PRODUTOS....
 
ROSE FARFAN em 30/01/2013 09:08:24
Fica em frente ao bairro coophavila 2, saida para sidrolandia, exatamente depois da ultima rua da coophavila 2 , homem esforçado e abençoado , atende a todos com muito carisma e muitas experiencia de vida. Entre a igreja adventista e a subestação de energia.
 
Márcio Lima em 30/01/2013 09:00:32
E você comprou, né? Que delícia! a vida é isso mesmo...nada mais
 
Flávia Vicuña em 30/01/2013 08:58:08
Colorir a vida é necessário! Parabéns seu Clemente!
Precisamos de poesia, de vida, de cor!
#Mas onde especificamente pode-se encontrar o sr. Clemente? A região do Coophavilla é extensa!
 
JESSICA MACHADO em 30/01/2013 08:51:48
Nossa que legal! Aonde fica exatamente?
 
Patrícia Nicolau em 30/01/2013 08:47:28
Por favor, qual o endereço ou telefone do sr. Clemente?
 
Tania Sother em 30/01/2013 08:43:15
Tendo tanta gente se envolvendo na droga, na malandragem,bandidagem e esse senhor fazendo um trabalho bonito para sustentar a familia será que as pessoas que são do mal não tem vergonha de serem incapazes de lutar para uma vida digna
 
angelica rodrigues em 30/01/2013 08:26:22
excelente trabalho seu clemente.
parabéns.
nada resiste ao trabalho.
preciso do endereço para prestigiar o lindo trabalho do seu clemente.
obrigada.
 
RAQUEL SOUSA em 30/01/2013 08:04:08
tb trabalho com artesanato (bordado) tenho vários tapetes destes são muito lindos, em vez dos jovens se drogarem por aí deviam seguir o exemplo deste senhor e ocupar o tempo com algo útil parabéns pela reportagem!
 
djane alves gomes em 30/01/2013 07:33:40
Quem quer, vai e faz, não arruma desculpa! Força de vontade e energia é o que faz a diferença! Parabéns pela reportagem!!!
 
Juçara rosa de oliveira em 30/01/2013 07:03:40
imagem transparente

Compartilhe

Classificados