A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

31/12/2013 06:38

De branco a banho de descarrego, o que não pode faltar no Ano Novo?

Paula Maciulevicius
Nas lojas, a procura ainda é pelas cores que trazem significados. Branco, amarelo, verde e vermelho. (Fotos: Marcos Ermínio)Nas lojas, a procura ainda é pelas cores que trazem significados. Branco, amarelo, verde e vermelho. (Fotos: Marcos Ermínio)

As cores para a virada estão nas roupas, de quem quer paz, dinheiro, um novo amor e prosperidade. No último dia do ano a pergunta que o Lado B fez pelas ruas é o que não pode faltar no Réveillon?

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

Para a vendedora Daiane de Paula da Silva, de 26 anos, é a roupa branca. Definida por ela como peça chave, não tem como não passar de branco. “Quero muita coisa ano que vem, já tenho tido boas coisas, não tenho do que reclamar, mas quero mais crescimento”, enfatiza.

A administradora Daniela Costa, de 30 anos, fala que a prioridade no vestuário é roupa confortável, mas que pode ter a escala de cores ampliada. “Ano Novo não é só branco, tem o colorido também, fica mais alegre”, conta.

A procura pelo que as cores podem significar é tão grande que a supervisora de loja Rosânia dos Santos, de 37 anos, fez um manual para ajudar os clientes. “As pessoas vem atrás do branco, mas quando chegam eu falo do amarelo, do rosa, do verde e a gente acaba dando dicas”, explica.

Longe do branco, ele diz que se a cor resultasse em algo, o mundo seria bem diferente. Longe do branco, ele diz que se a cor resultasse em algo, o mundo seria bem diferente.

Segundo o manual de Rosânia, em resumo, o branco significa paz e espiritualidade. O amarelo atrai dinheiro, o verde é a cor da esperança e da fartura e o rosa, sensibilidade, delicadeza e romantismo. Isso sem contar o vermelho, cor do amor e da paixão. “E nessa, muitas vezes elas mudam de ideia. Do branco para uma cor”, completa.

Os homens já são mais sem paciência para o assunto. O fotógrafo Rafael Gaijim, de 30 anos, define o que pensa na frase “se branco desse alguma coisa, a vida de todo mundo seria bem melhor”. Faz todo sentido. Ele mesmo, escolheu passar de camisa cinza, comprada no Natal como presente para si. “Cada um tem uma crença e eu acredito que não influencia em nada”.

Aos supersticiosos, o Lado B traz o roteiro das mandingas elaborado pelo bruxo Fábio Scheridon. Dessa vez a gente fugiu do trivial. Das sementes de romã na carteira, das uvas na virada, para ir mais a fundo. Segundo Scheridon, começa pela mudança do termo, diferente de simpatia, as mandingas são, na verdade, feitiços.

Ele começa falando que um bom feitiço é abrir um pequeno buraco na terra e colocar três pedras. “Um significando suas mágoas, o outro seus orgulhos e os medos. Plante uma erva de chá que você aprecie bastante e quando ela crescer, terá o poder de tirar os feitiços ruins que nasçam dentro ou fora de você”, ensina.

Aos supersticiosos, o bruxo Fábio Scheridon traça o roteiro dos feitiços para atrair prosperidade em 2014.Aos supersticiosos, o bruxo Fábio Scheridon traça o roteiro dos feitiços para atrair prosperidade em 2014.

Scheridon ainda segue dizendo que o grande feitiço para a prosperidade, amor e saúde pode ser feito com farinha de trigo e um pouquinho de água. “Molde um boneco com a massa representando você ou quem você deseja que fique muito bem. Banhe o boneco do pescoço para baixo com mel e deixe por sete dias. Depois é só desmanchar e colocar na terra para alimentar as forças da natureza que irão lhe agradecer com muitas dádivas”, finaliza.

Descarrego - E se na verdade o que você quer é encerrar de vez 2013, o banho do descarrego pode ser a opção. Para isso, é preciso separar três colheres de sal de cozinha, 16 folhinhas de guiné, 16 galhinhos de arruda, três colheres de sal de cozinha, um copo de gim e dois litros de água.

Quem ensina o passo a passo é a mãe Iyalorisa Leoni Ifawunmi, da Tradicional Yorubá. “Você vai macerar com a mão, coar e misturar em 2l de água. Na bacia ou panela, você vai colocar a boca perto e dizer seu nome completo e o nome da sua mãe e pedir a Orunmila que descarregue teu espírito das energias infortunas e todas as negatividades da vida”, ensina.

Orunmila na religião de origem africana é a divindade que conhece o destino. “Ele quem sabe tudo o que precisa ser tirado e colocado”, completa a mãe.

Depois de descarregar tem o banho atrativo, direcionado à mãe Oxum. Para esta etapa é preciso pétalas de rosa nas cores brancas e amarelas, um copo de gim ou champagne ou ainda vinho branco, mel, uma maçã verde ralada e um obi, fruto africano de quatro gomos, comprado em casas de artigos religiosos.

“Vai macerar com mel e pode misturar em água de alfazema ou se tiver água de mar e como é o banho do encantamento, deve pedir para que a mãe Oxum ensine a abrir a porta para receber a riqueza em casa, saúde, prosperidade, vida longa”, descreve. Ao final do processo é preciso dizer Axé, Axé, Axé, três vezes.




O que não pode faltar ?
DEUS NO CORAÇÃO...
SE DEUS ESTIVER NA FRENTE TUDO DARA CERTO.
FELIPENSES 4:13
F+J+B+R
 
Fernando Oliveira em 31/12/2013 09:26:42
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.