ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

De branco a banho de descarrego, o que não pode faltar no Ano Novo?

Paula Maciulevicius | 31/12/2013 06:38
Nas lojas, a procura ainda é pelas cores que trazem significados. Branco, amarelo, verde e vermelho. (Fotos: Marcos Ermínio)
Nas lojas, a procura ainda é pelas cores que trazem significados. Branco, amarelo, verde e vermelho. (Fotos: Marcos Ermínio)

As cores para a virada estão nas roupas, de quem quer paz, dinheiro, um novo amor e prosperidade. No último dia do ano a pergunta que o Lado B fez pelas ruas é o que não pode faltar no Réveillon?

Para a vendedora Daiane de Paula da Silva, de 26 anos, é a roupa branca. Definida por ela como peça chave, não tem como não passar de branco. “Quero muita coisa ano que vem, já tenho tido boas coisas, não tenho do que reclamar, mas quero mais crescimento”, enfatiza.

A administradora Daniela Costa, de 30 anos, fala que a prioridade no vestuário é roupa confortável, mas que pode ter a escala de cores ampliada. “Ano Novo não é só branco, tem o colorido também, fica mais alegre”, conta.

A procura pelo que as cores podem significar é tão grande que a supervisora de loja Rosânia dos Santos, de 37 anos, fez um manual para ajudar os clientes. “As pessoas vem atrás do branco, mas quando chegam eu falo do amarelo, do rosa, do verde e a gente acaba dando dicas”, explica.

Longe do branco, ele diz que se a cor resultasse em algo, o mundo seria bem diferente.
Longe do branco, ele diz que se a cor resultasse em algo, o mundo seria bem diferente.

Segundo o manual de Rosânia, em resumo, o branco significa paz e espiritualidade. O amarelo atrai dinheiro, o verde é a cor da esperança e da fartura e o rosa, sensibilidade, delicadeza e romantismo. Isso sem contar o vermelho, cor do amor e da paixão. “E nessa, muitas vezes elas mudam de ideia. Do branco para uma cor”, completa.

Os homens já são mais sem paciência para o assunto. O fotógrafo Rafael Gaijim, de 30 anos, define o que pensa na frase “se branco desse alguma coisa, a vida de todo mundo seria bem melhor”. Faz todo sentido. Ele mesmo, escolheu passar de camisa cinza, comprada no Natal como presente para si. “Cada um tem uma crença e eu acredito que não influencia em nada”.

Aos supersticiosos, o Lado B traz o roteiro das mandingas elaborado pelo bruxo Fábio Scheridon. Dessa vez a gente fugiu do trivial. Das sementes de romã na carteira, das uvas na virada, para ir mais a fundo. Segundo Scheridon, começa pela mudança do termo, diferente de simpatia, as mandingas são, na verdade, feitiços.

Ele começa falando que um bom feitiço é abrir um pequeno buraco na terra e colocar três pedras. “Um significando suas mágoas, o outro seus orgulhos e os medos. Plante uma erva de chá que você aprecie bastante e quando ela crescer, terá o poder de tirar os feitiços ruins que nasçam dentro ou fora de você”, ensina.

Aos supersticiosos, o bruxo Fábio Scheridon traça o roteiro dos feitiços para atrair prosperidade em 2014.
Aos supersticiosos, o bruxo Fábio Scheridon traça o roteiro dos feitiços para atrair prosperidade em 2014.

Scheridon ainda segue dizendo que o grande feitiço para a prosperidade, amor e saúde pode ser feito com farinha de trigo e um pouquinho de água. “Molde um boneco com a massa representando você ou quem você deseja que fique muito bem. Banhe o boneco do pescoço para baixo com mel e deixe por sete dias. Depois é só desmanchar e colocar na terra para alimentar as forças da natureza que irão lhe agradecer com muitas dádivas”, finaliza.

Descarrego - E se na verdade o que você quer é encerrar de vez 2013, o banho do descarrego pode ser a opção. Para isso, é preciso separar três colheres de sal de cozinha, 16 folhinhas de guiné, 16 galhinhos de arruda, três colheres de sal de cozinha, um copo de gim e dois litros de água.

Quem ensina o passo a passo é a mãe Iyalorisa Leoni Ifawunmi, da Tradicional Yorubá. “Você vai macerar com a mão, coar e misturar em 2l de água. Na bacia ou panela, você vai colocar a boca perto e dizer seu nome completo e o nome da sua mãe e pedir a Orunmila que descarregue teu espírito das energias infortunas e todas as negatividades da vida”, ensina.

Orunmila na religião de origem africana é a divindade que conhece o destino. “Ele quem sabe tudo o que precisa ser tirado e colocado”, completa a mãe.

Depois de descarregar tem o banho atrativo, direcionado à mãe Oxum. Para esta etapa é preciso pétalas de rosa nas cores brancas e amarelas, um copo de gim ou champagne ou ainda vinho branco, mel, uma maçã verde ralada e um obi, fruto africano de quatro gomos, comprado em casas de artigos religiosos.

“Vai macerar com mel e pode misturar em água de alfazema ou se tiver água de mar e como é o banho do encantamento, deve pedir para que a mãe Oxum ensine a abrir a porta para receber a riqueza em casa, saúde, prosperidade, vida longa”, descreve. Ao final do processo é preciso dizer Axé, Axé, Axé, três vezes.

Nos siga no Google Notícias