A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

17/07/2013 08:03

Do alto do 8° andar, o pé de manga que dá frutos, alegrias e prejuízo à dona

Paula Maciulevicius
Meu pé de manga plantado dentro de um vaso. A psicóloga Olga até que daria um livro com a história da mangueira na varanda do apartamento. (Fotos: Marcos Ermínio)Meu pé de manga plantado dentro de um vaso. A psicóloga Olga até que daria um livro com a história da mangueira na varanda do apartamento. (Fotos: Marcos Ermínio)

Um pé de manga, 10 frutas e alguns brotinhos contrastam o verde com o azul do céu. Elas ainda não estão maduras e nem grandes o suficientes para caírem do pé. Até aí, uma mangueira tradicional, se não fosse o simples fato de que ela é plantada num vaso e está no oitavo andar de um apartamento na rua Arthur Jorge, região central de Campo Grande.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

As mangas da psicóloga Olga Lara Cardoso, 63 anos, já foram notícia na Capital, mas não como estão hoje, carregadas.

O Lado B que adora mostrar uma novidade até pensou ter entendido errado quando a senhora que cultiva a fruta na varanda de um edifício entrou em contato sugerindo a reportagem. Afinal, quem é que consegue plantar e ter frutos de uma mangueira num vaso do alto do oitavo andar? Essa é mais uma para a série coisas que só Campo Grande tem.

“Tem cinco anos que vem dando frutos, ano passado deu uma só, hoje o pé está com mais de 10”, contabiliza Olga. Para colher a manga, o sacrifício exige bem mais dos moradores da casa. Afinal, ali não dá para subir na árvore e pegar.

Dona do pé diz que manga já chegou a ficar grande e deu prejuízo ao quebrar as telhas do edifício. Dona do pé diz que manga já chegou a ficar grande e deu prejuízo ao quebrar as telhas do edifício.

A psicóloga conta que sempre foi de plantar e nós confirmamos. Na varanda tem de limão à pitanga e romã, além de flores e claro, o pé de manga. “Plantei porque achei que seria legal, na época nem achava que fosse dar manga num vaso e de um pé que está no alto, mas deu, eu pego e é muito boa”, faz propaganda. A mangueira no alto já completou 15 anos de existência.

Agora que o medo é de quem passa embaixo, bem lá embaixo do pé. Não dá nem para imaginar a velocidade que elas pegam até caírem no chão. Aí é que se chega ao prejuízo de Olga. Quando maduras, as mangas que caem do pé quebram as telhas do edifício. Por sorte foram até hoje só quatro que a psicóloga teve de arcar. Até hoje nenhuma pessoa ou carro foram atingidos e caso fossem, seria até difícil de acreditar.

Da série coisas que só tem em Campo Grande: a imagem do pé de manga na sacada do prédio.Da série coisas que só tem em Campo Grande: a imagem do pé de manga na sacada do prédio.

“Ninguém acredita quando eu digo, fala que não é verdade que o pé de manga está no vaso”, conta aos risos.

Quando chegam no ponto, Olga distribui entre a família e os colegas. Prova de que a mangueira existe e que dá bons frutos. “É meu xodó, porque não se ouve falar de um pé de manga dentro de um apartamento no oitavo andar e dando fruta”, explica.

Olga e a paixão por frutas já viveram dilemas e o da varanda, acredite, é o menor deles. Antes de se mudar para o edifício, ela tinha um pé de abacate em casa. Como o imóvel era pequeno, depois de crescido, o pé teve de ser retirado para não danificar o telhado. Era o abacate ou a casa.

Dessa vez o problema é menor, só apenas mais alto. Bem mais alto.




Cultivo várias espécies em vasos. É simplesmente gratificante colher os frutos
 
Tânia Marques em 31/01/2014 14:49:44
Ana Maria Fonseca Rosas, bom saber que ainda têm pessoas que veem mais que um vaso pesado ou um estorvo para a vizinhança. Já tentei vira-la, mas ela só se desenvolveu por causa do sol que apanha.Quando estava na outra varanda, muito maior, mas sem luminosidade, não deu frutos por dez anos; E só desenvolveu quando a mudei de lugar quando rompeu a tela de proteção. Creio que, se mudar de posição, ela sinta a falta de luz. Tenho outras mudas mais, já estão destinadas para um amigo, só estou esperando crescerem. Obrigada por seu contato. Achei uma excelente ideia o seu flamboiant.. um abraço
 
Olga Lara em 18/07/2013 16:22:50
Olá, Olga, gostei muito de saber de sua mangueira. Eu moro no litoral de S.Paulo, e tenho um jardim grande onde já plantei algumas árvores frutíferas que não vingaram. Suas mãos, são mágicas para o plantio, já que você não tem espaço para plantar e usa vasos para isso. Porque você não vira o vaso de sua mangueira para dentro da varanda e corta a ponta do tronco principal, assim a árvore não vai crescer para o alto, mas vai espalhar os galhos pela lateral. Eu tenho um Flamboian (não se se está certa a grafia), que eu tive que podar desse jeito por cauda da fiação e ela está crescendo para os lados. Tente fazer desse modo, que talvez dê certo e não lhe causará problemas futuros. Em todo caso, parabéns por sua iniciativa, eu também adoro plantas
 
Ana Maria Fonseca Rosas em 18/07/2013 11:20:28
Fala serio cultivar pe de manga em sacada de apartamento Cade o sindico desse predio...
 
RANDOLFO DAMASCENO GOMES em 17/07/2013 19:49:48
Me mostre uma psicóloga 'NORMAL' e eu vou acreditar em mula sem cabeça, saci-pererê, ...etc....
 
Naelson Nunes da Silva em 17/07/2013 19:25:42
Mais olha só. Nem tudo esta perdido.
Parabéns moça... tem que plantar mesmo, e principalmente as frutíferas.
Faz assim, vai na Flor de Liz Aquários, que lá tem um senhor que vai te ajudar com certeza. Ele é especialista em Bonsai e poderá te dar dicar e técnicas de manter as podas para certos galhos não saírem da varanda e te causar problemas com a frutas caindo.
Recomendo o uso de tela fina para não acontecer nada.
https://plus.google.com/117090822063805201582/about?gl=br&hl=pt-BR
 
Rafael Moreira Correia em 17/07/2013 16:19:02
Marcos, realmente a minha mangueira está no Google Maps mas ali ainda aparece meu canteiro imenso de plantas, que foram extintas pelo condomínio, infelizmente. Pra falar a verdade, era uma floresta. E o madeiramento foi substituído por vidro. Obrigada pela leitura.
 
Olga Lara em 17/07/2013 15:21:18
O que vai ter de sacada de apartamento com pés de frutas depois dessa reportagem. Antes as mangueiras davam frutos no mês de dezembro, agora em pleno julho ja tem fruta, o mundo ta perdido mesmo, mais um sinal dos tempos.
 
Marcos Wild em 17/07/2013 15:20:14
Janaína Souza, o recado não foi especificamente para você e nem me chateei por suas palavras. Apenas quis que todos soubessem que não causo riscos, até porque, se meus vizinhos vissem a reportagem, poderiam me questionar. Fico grata pela leitura da matéria e acredito se todos plantassem um jardim em suas casas, seria muito mais felizes. E, faltou dizer, ainda tenho um pé de nêspera e um de lichia, que são ainda "filhotes"... um abraço!
 
Olga Lara em 17/07/2013 14:59:59
OLA OLGA! SERA QUE ESTÃO FALANDO DE UMA ÁRVORE E MOSTRANDO OUTRA NAS FOTOS? É PQ AO LER ALGUNS COMENTÁRIOS ME PARECEU QUE O PÉ DE MANGA É UM PÉEE´DE MANGA ..... MAS SE A NOTICIA É SOBRE ESTE PE DE MANGA DA FOTO, FAZ ME RIR ENTÃO ............TANTAS COISAS PARA SEREM MUDADAS NESTE PAÍS E ACHARAM QUE SUA ARVOREZINHA PODE PROVOCAR GDES CATÁSTROFES............ACHO QUE EU É QUE ESTOU FICANDO SEM NOÇÃO .......PARABÉNS .......DEVEM SER DELICIOSAS AS FRUTAS .
 
ceres almeida em 17/07/2013 14:39:33
Olga, por favor, preciso falar com vc com urgência. Motivo: acho que te conheço há muito tempo. Fomos amigas.
Também gostaria de comentar pessoalmente(por telefone), ou e-mail, sobre nossas plantas e nosso gosto pelas mesmas.
Sou igualzinha a vc neste quesito; plantas.
Angel Dourado - (dollyangeldourado@hotmail.com)
 
Angélica Nunes Dourado em 17/07/2013 12:59:31
D. Olga, minhas desculpas.. lendo a matéria, temos a impressão de que há risco de machucar alguém, mas pelo seu esclarecimento, não é nada disso. Não quero lhe causar aborrecimentos.
Acho bem bacana o cultivo de frutas em vasos, parabéns por sua mangueira e por sua dedicação às plantas. É muito importante trazermos a natureza para perto de nós, ainda mais morando em apartamento, não é mesmo?
 
Janaina Souza em 17/07/2013 12:19:36
Eu passo na avenida Mato Grosso quase todos os dias, mas propositalmente também pela Padre João Crippa, e eu nunca reparei em olhar para o alto desse prédio e deparar com um pé de manga.
Mas, com curiosidade que eu estava, e que ainda vou para o serviço, eu pensei em dar uma olhada primeiro pelo site do google street view para ver se nas imagens teria ela.
E o resultado, deu certo, a mangueira aparece sim, nas imagens.
 
Marcos Kaoru Sawada em 17/07/2013 12:14:23
Só esclarecendo, o pé de manga não tem 200 K, não está em local que fira alguma pessoa, quando muito pode quebrar telhas da cozinha do prédio, não tem fiação próxima, nem carros e nem é local de transito de pessoas que as exponha à riscos. E por estar em um vaso de proporção média, sua raiz impede que cresça além do que já está.
 
Olga Lara em 17/07/2013 11:16:03
Eu já vi o xodó dela (mangueira), não oferece risco nenhum à população, embaixo são telhas que se forem quebradas ela arca com tudo eu tenho certeza.
 
simone conde em 17/07/2013 11:02:43
É diferente e admirável, esquisito eu diria, mas não está certo, a estrutura do pé, e a curvatura do galho, indicam que esse galho vai quebrar, e aí vai cair aonde? em quem? Se fosse minha vizinha eu não iria querer um galho caído no meu imóvel.
 
Rubia Oliveira em 17/07/2013 10:44:29
realmente a história é bem interessante, até o momento em que cair na cabeça de uma pessoa, aí não adiantara chorar, é um perigo esta arvore a moradora deveria ter o bom senso.
 
Joao Ximenes em 17/07/2013 10:38:37
Querida Olga, sabia que um dia você e suas plantas virariam notícia. Adorei a reportagem, parabéns!!
 
Tatiana Fernandes em 17/07/2013 10:12:51
Ela poderia constatar alguém que a ajudasse a colher esses frutos de forma segura. Por exemplo, seria uma boa ideia amarrar sacos de tela a eles; fixando-os nos galhos para que ao caírem que seja seguro, caindo direto nas cestinhas de tela.
 
Raquel Fagundes da Silva em 17/07/2013 10:10:15
Janaina pelo que deu pra perceber pela matéria, embaixo são telhados de construções laterais. Não passa ninguém.
 
Kelli Andreatta em 17/07/2013 10:03:11
Nossa cidade e o mundo precisa de gente que goste de plantar porque a maioria das pessoas quer sombra e frutos mas não quer plantar. O problema é que não dá para plantar ou criar qualquer animal em qualquer lugar, por mais que a gente goste porque pode dar problemas sérios. A velocidade que uma manga chega ao chão desta altura pode machucar seriamente uma pessoa. Imagina uma criança. Nas calçadas é preciso pensar bem na fiação elétrica, espaço, tipo de planta, etc. D. Olga está de parabéns por gostar de plantar mas é preciso cuidado porque desta maneira vai ter alguns problemas. Procure orientação porque existem muitas plantas que podem ser cultivadas em apartamento sem problema algum.
 
Paulo Lemos em 17/07/2013 10:03:08
Que bacana,que lindo, que maravilhoso.. Só que ela sabe o risco que está causando às pessoas que passam lá embaixo.. se matar ou machucar alguém, é com dolo. Será que vale a pena? Vamos descer este vaso de pé de manga?
 
Janaina Souza em 17/07/2013 09:30:08
Não é a toa que não se ouve sobre plantas deste porte em apartamento, com tantas telhas quebradas acho interessante que até o momento ninguém atentou ao perigo às pessoas (porque não providencia uma tela para que os frutos não caiam no solo?) e à estrutura, visto que mesmo no atual tamanho a árvore já deve pesar mais de 200 kg!! E só tende a crescer!Aos demais condôminos, atentar que há um peso estipulado pela própria construtora por m2...
 
Marcos Rumolli em 17/07/2013 08:42:32
acho inviável e perigoso, não deve colocar arvores de grande porte em apartamento, alem do peso se perigoso, e quando as frutas caírem na cabeça de quem estiver lá em baixo, como fica.
 
jose ricardo rabenhorst em 17/07/2013 08:20:54
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.