ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Donatella partiu, mas fez amor de Carla virar incentivo para adoção

Vira-lata animada, Donatella construiu uma ligação forte com a tutora, que hoje lança e-book da contando a história da amizade

Alana Portela | 07/08/2020 06:33
Carla Perez Miranda Zampieri segurando a Donatella. (Foto: Arquivo pessoal)
Carla Perez Miranda Zampieri segurando a Donatella. (Foto: Arquivo pessoal)

“Um raio de luz chamado Donatella” é este o título do e-book que narra a vida da vira-lata de pelos brancos, olhos carentes e cheia de afeto, que fez o coração de Carla Perez Miranda Zampieri bater mais forte. A doguinha permaneceu seis anos na vida da tutora, que despertou o amor incondicional por animais. Agora, quase três anos após sua despedida, a humana eterniza a história da amizade para incentivar a adoção de pets.

“Nessa quarentena, me tranquei em casa e escrevi. Donatella era a paixão da minha vida, foi criada como filha. Escrevia sobre ela nas redes sociais, até que uma pessoa deu a ideia de produzir um e-book com a história. Minha intenção é incentivar a adoção, informar sobre castração e parar com o preconceito contra os bichinhos”, diz.

Aos 36 anos, Carla é farmacêutica e vive na cidade de Fátima do Sul, a 239 quilômetros de Campo Grande. Deixou de atuar na área de formação e hoje se dedica à família e aos animais. No entanto, antes, passou por uma experiência que transformou sua vida e a fez descobrir laços fortes entre humano e animais.

Donatella era uma vira-lata de pelos brancos e olhos carentes. (Foto: Arquivo pessoal)
Donatella era uma vira-lata de pelos brancos e olhos carentes. (Foto: Arquivo pessoal)

“É como o filme ‘4 Vidas de um Cachorro’, ainda estou esperando a Donatella voltar pra mim. Nossa relação era utópica, extremamente forte. A adotei quando estava com quatro meses de vida, mas acho que havia sido maltratada, pois tinha trauma de gente. Somente eu e minha família conseguíamos chegar perto dela”, recorda.

Carla levou Donatella para a casa e logo a doguinha foi conquistando seu espaço. Os latidos e os “lambeijos” firmaram o laço de amizade entre as duas, que passaram a ter uma conexão de outro mundo.

“Tínhamos tanta ligação que, quando ela fugiu da casa, de madrugada, eu fechava os olhos e a via caminhando perto de um mercado. Avisei minha mãe sobre isso e quando ela passou pelo local, a encontrou por lá”, lembra Carla sobre um dos momentos marcantes entre ela e Donatella.

Os anos se passaram e a cada primavera, a vida da tutora se enchia de alegria e amor, com o jeitinho de Donatella. A família aumentou com a chegada dos filhos gêmeos, Vinícius e Leonardo, que também passaram a amar a cachorra.

Carla segurando Donatella, ao lado do marido Vitor e dos filhos gêmeos, Vinícius e Leonardo. (Foto: Arquivo pessoal)
Carla segurando Donatella, ao lado do marido Vitor e dos filhos gêmeos, Vinícius e Leonardo. (Foto: Arquivo pessoal)

No entanto, em 2017 Donatella passou mal após comer uma cebola e não resistiu. “Levei ao veterinário, ficou internada, mas em 24 horas acabou morrendo porque o alimento é tóxico para o organismo do animal. Lembro que no dia, acordei chorando porque senti que ela tinha morrido. Minutos depois recebi a ligação comprovando”.

Desde então, Carla descobriu um amor incondicional por animais e passou a ajudar abrigos. “Agora fico resgatando pets, oferecendo lares temporários. Tenho cinco cachorros e mais gatos. O amor que tinha por ela, multipliquei pelos outros”, destaca.

“Ela me ensinou a não ter preconceito com vira-lata, a preferir adoção do que a compra de animais, pois existem vários bichinhos passando necessidade e que precisam da gente. Aprendi a não ter preconceito contra cachorros mais velhos, entendi que castração é bom para eles porque evita o abandono”, comenta Carla sobre as lições deixadas pela companheira.

Carla e Vitor com Donatella. (Foto: Arquivo pessoal)
Carla e Vitor com Donatella. (Foto: Arquivo pessoal)

Na cidade onde vive, Carla decidiu ajudar de forma ativa a Ong (Organização Não Governamental) Pelo Fim do Abandono, para contribuir na salvação dos animais. “Quis me vincular ao trabalho de proteção animal, pois isso é minha realização pessoal”.

A carinha de Donatella virou pintura para capa do e-book. (Foto: Divulgação)
A carinha de Donatella virou pintura para capa do e-book. (Foto: Divulgação)

Carla relata que, assim como vários abrigos, a Ong também precisa de apoio. “A situação é precária, vivem a base de doações, leilão de peças que ganham, rifa. Não tem sede, então os animais ficam em lares temporários. Fizemos parceria com uma clínica veterinária para fazer castração e atendimento por um preço mais acessível”.

“Ajudar os animais é minha vida, gosto muito e eles dependem da gente, retribuem tudo com amor”, destaca, por isso ela fez tanta questão de preparar o e-book contando a história da adoção e companheirismo de Donatella, e ainda falar sobre a paixão pelos outros animais que entraram na sua vida desde que a fiel companheira se foi.

O e-book promete tocar o coração do leitor com uma narrativa sobre vidas que ensinam e espalham amor incondicional. O trabalho está sendo vendido pelo site (clique aqui) e custa R$ 24,75. A quantia que receber com o projeto será revertida na causa animal, em Fátima do Sul.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias