ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

É esquisito enfeitar a casa para o Natal quando você mora sozinho?

Evelise Couto | 18/12/2015 06:45
Decoração tradicional tem árvore e presentes.
Decoração tradicional tem árvore e presentes.

Uma das melhores lembranças que tenho de morar com minha mãe é a época do Natal. Na metade de novembro, parecia que a casa toda já ia entrando em ritmo de fim de ano.

Havia todo um cronograma, quase que um ritual... primeiro rolava uma grande faxina, pra deixar a casa pronta para o novo ano que chegava e para a família que se reunia durantes as festas. Depois, pouco a pouco, a casa ia tomando jeito de Natal. A árvore, os enfeites espalhados e, no fim, a guirlanda na porta, mostrando que estávamos prontos pra chegada do Papai Noel.

Era uma maneira até do espírito ir se preparando para a temporada. A gente já se sentia mais motivado e feliz porque o ano ia chegando ao fim.

Depois que passei a morar sozinha, toda essa dinâmica mudou. É meio esquisito enfeitar a casa para o Natal quando só você mora ali.

Faço parte de um grupo no Facebook chamado A Odisseia de Morar Sozinho e perguntei por lá quem tinha se animado em arrumar a casa para a data. Confesso que fiquei surpresa! Muita gente mostrou a maior animação para deixar o seu cantinho pronto para a celebração

Um cantinho já serve para deixar a casa no clima na casa de Daniel Aguiar.
Um cantinho já serve para deixar a casa no clima na casa de Daniel Aguiar.

A dentista Nathy Luna é uma dessas animadas! Depois de anos sem conseguir enfeitar a casa, ela resolveu comprar uma árvore pequena para deixar a casa com cara de Natal. O único infortúnio é que, como ela foi comprada pela Internet, a previsão de chegada é até o dia 29 de dezembro, mas ela é otimista e espera que venha antes.

"Só o fato de comprar uma árvore de natal, pra mim, dá uma sensação de estar mais próximo às "tradições" da casa dos meus pais, que moram em outra cidade. É uma forma de me sentir mais perto deles", conta.

Outro membro do grupo, o Daniel Aguiar está passando seu primeiro Natal sozinho. Mas isso não foi motivo para não arrumar a casa. Orgulhoso, ele até postou foto da sua "arrumação". "Nunca fui muito de Natal, mas agora namorando eu animei!"

Mas não é todo mundo que fica empolgado com a data. A estagiária Leilane Ayumi conta que o espírito natalino está fraco esse ano. "Não animei de montar em minha casa e provavelmente nem na casa da minha mãe. Não comprei nem uma mini árvore!"

E você que mora sozinho, preparou a casa pras festas de fim de ano? Conta pra gente lá na fanpage do Casa de Um. Pode mandar sua foto também!

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um, com dicas e experiências para quem mora sozinho.

Nos siga no Google Notícias