ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Eles são os gatos do pedaço, mas todo mundo só quer adotar cachorro no CCZ

Thailla Torres | 17/10/2017 08:14
Que tal mudar o futuro desses gatinhos? (Foto: Marina Pacheco)
Que tal mudar o futuro desses gatinhos? (Foto: Marina Pacheco)

Todo mundo parece que já teve um dono, mas chega ali em condições desumanas. Outros são entregues bem cuidados e com a desculpa que foram encontrados nas ruas. Praticamente todos os dias o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) coloca dezenas de gatos para adoção e ninguém quer. Os cães continuam sendo os preferidos.

A rejeição é por conta de mitos e preconceitos criados sobre os bichinhos. Tem gente que acredita que gato não tem a mesma fidelidade que um cachorro. O chamam até de traiçoeiro. "Isso não é verdade. A gente convive diariamente com esses animais e basta chegar perto para descobrir o tanto que o gato é carinhoso. Infelizmente, é uma resistência cultural em decorrência de um mito e que precisa ser rompido", explica a médica veterinária, Claúdia Macedo.

Se o gato é preto, o bicho sofre até na Sexta-Feira 13 em que o CCZ precisa barrar adoções. Isso porque muita gente aproveita a data só para fazer maldade com o animal. "A gente faz de tudo para que essa maldade não aconteça. E depois disso, poucas pessoas ficam sensibilizadas em adotar", lamenta.

Para incentivar a adoção, o CCZ promove mutirões em busca de um novo lar para os bichinhos. Os adultos são entregues vermifugados e castrados para que a turminha dos felinos não fique de lado. Todos os dias, são castrados pelo menos cinco gatos que depois vão para a lista de espera.

"São todos saudáveis e só precisam de carinho. Tem gente que chega aqui preocupada com estética, mas isso não importa", afirma.

Claúdia reitera a importância da castração para evitar que novos animais sejam abandonados. "O CCZ disponibiliza isso gratuitamente. Mas o proprietário que não quiser aguardar na fila, precisa ter consciência que existem muitos médicos veterinários que campanha de castração a preços irrisórios. É uma das maneiras da gente contribuir contra o abandono desses animais"

Um levantamento mensal da Secretaria Municipal de Saúde mostra bem a diferença de interesses. De janeiro a agosto deste ano, 960 cães foram adotados enquanto só 441 gatos tiveram a chance de uma nova família. 

Serviço -  Hoje tem 9 adultos e 10 filhotes disponíveis no CCZ. Quem tiver interesse, o horário para adoção é de segunda a sexta das 17h às 19h. Sábado e domingo das 14h às 19h. O interessado deve chegar ao local com cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

Já o serviço de castração é gratuito e as vagas para o procedimento abrem a partir do dia 20 de cada mês. Agendamentos somente pelos telefones: (67) 3313-5003 ou 3314-9500. É cobrado apenas uma taxa de R$ 15,00 para a microchipagem.

O CCZ fica na Avenida. Senador Filinto Müller, 1601, Vila Ipiranga.

Veja alguns gatinhos que estão disponíveis para adoção nas fotos abaixo.

Curta o Lado B no Facebook ou Instagram.

Olha só esse filhotinho. (Foto: Marina Pacheco)
Olha só esse filhotinho. (Foto: Marina Pacheco)
Gato preto mais charmoso, né? (Foto: Marina Pacheco)
Gato preto mais charmoso, né? (Foto: Marina Pacheco)
E esse olhar, quem resiste?(Foto: Marina Pacheco)
E esse olhar, quem resiste?(Foto: Marina Pacheco)
Esse é o galante da turma. (Foto: Marina Pacheco)
Esse é o galante da turma. (Foto: Marina Pacheco)
E aí, que tal me adotar? (Foto: Marina Pacheco)
E aí, que tal me adotar? (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias