ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Guardador de carros ganha um sorriso novo depois de ser gentil com dentista

Paula Maciulevicius | 24/12/2015 06:12
Sorriso de Luiz, depois da prótese que ganhou de presente. (Foto: Gerson Walber)
Sorriso de Luiz, depois da prótese que ganhou de presente. (Foto: Gerson Walber)

A foto exibe o sorriso de Luiz, que não quer aparecer, mas faz questão de exibir os dentes novinhos. Por trás deles tem uma história de amizade e gentileza, de quem não tinha dinheiro para pagar o guardador de carros, mas ofereceu seus serviços em troca. A dentista Renata Aires Viana, de 30 anos, quem conta o relato com carinho. De poder fazer sorrir quem antes não tinha dentes.

Frequentadora assídua das novenas da Igreja Perpétuo Socorro, numa das quartas-feiras, ela chegou e não tinha 1 real no bolso. Só o cartão. "Ele veio e falou: põe o carro aqui. Eu respondi que estava sem dinheiro e ele me disse 'se você me der um muito obrigada de coração, eu já estou feliz'", lembra a dentista.

As palavras não saíram da cabeça dela durante toda a novena. Além de achar bonito o gesto, ela percebeu que o guardador tinha apenas dois dentes na parte de cima. Na volta, resolveu deixar um cartão com ele, caso interessasse e ele quisesse fazer o tratamento.

"Ele pegou todo faceiro. De início eu achei que ele não ia me procurar, mas ele procurou, fez e virou até meu amigo", conta ela. Foram quatro meses até a prótese ficar completa. O tempo levou em conta as faltas do guardador. Ele sumia por vezes, mas voltava e pedia desculpas.

Dentista Renata Aires Viana resolveu ajudar.
Dentista Renata Aires Viana resolveu ajudar.

O serviço sairia, a dentista calcula, em torno de R$ 1,5 mil. "Fiz uma prótese removível. Tivemos de fazer a extração dos dentes, ele só tinha as raízes", detalha. Assim que a parte de cima ficou pronta, ele ficou todo faceiro. "Ele me agradeceu dizendo que era o presente de Natal dele", diz Renata.

Luiz aceita participar da entrevista desde que não tenha o nome completo divulgado e nem foto. Ele nega ser usuário de drogas e diz que não mora nas ruas, e sim numa casa no bairro Santa Emília. Guarda carros há 10 anos e nunca ganhou nada assim. "Ela foi a primeira, já me ofereceram várias coisas, fiquei muito feliz, ela sabe o quanto", diz.

Toda quarta-feira ele diz que a primeira coisa que faz é participar da novena das 6h da manhã e depois acompanhar o entra e sai da igreja. O interessante, descreve Luiz, é que apesar das pessoas saírem da igreja, porta afora parecem ter esquecido o que ouviram lá dentro.

"Tem gente que pega sai e não fala nenhum obrigada para a gente. Isso porque sai da igreja. Eu fui sincero, disse que preferia um obrigado do que dinheiro", conta Luiz, de 39 anos, sobre o episódio em que conheceu Renata.

O tratamento ainda será finalizado na parte debaixo, mas o que já está pronto é o suficiente para Luiz. "Fiquei bonito e muito feliz pelo que ela fez. Eu simplesmente falei, não esperava nada".

A dentista segue na mesma onda de gratidão. "É muito bom, não tem algo que pague quando a pessoa fala um obrigada tão gostoso".

Renata agora tem vaga "cativa" para as novenas de quarta-feira. Além de uma felicidade de ter dado o melhor presente de Natal a alguém, o sorriso de volta.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias