ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Hora do Mamaço tem adesão recorde, participação de pais e boas histórias

Elverson Cardozo | 04/08/2013 11:57
Segundo organização, mais de 50 mamães compareceram ao evento. Ano passado o público foi de 10. (Foto: Cleber Gellio)
Segundo organização, mais de 50 mamães compareceram ao evento. Ano passado o público foi de 10. (Foto: Cleber Gellio)

Pelo menos 50 mulheres participaram, na manhã deste domingo (4), da “Hora do Mamaço”, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O evento, que acontece em outras cidades, estados e países, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida no início de agosto, teve maior adesão nesta segunda edição, mais que o quádruplo de público do ano passado, e reuniu não só mães de primeira viagem, mas quem deixou de amamentar há anos e até quem ainda está esperando o bebê.

Os pais, desta vez, compareceram em peso. Representantes de entidades e profissionais da saúde também estiveram presentes. No local marcado, próximo à entrada lateral da lagoa, o gramado ficou tomado de mães e de crianças de colo, acompanhadas de pais e avós “corujas”.

Não faltaram máquinas fotográficas para eternizar o momento. Em cada canto, com cada mãe, se encontrava uma história. Todas, em geral, sabem da importância do aleitamento materno, defendem a amamentação, valorizam e destacam os pontos positivos da iniciativa que, nas palavras delas e dos organizadores, deve continuar.

Para a médica veterinária Denise deMiranda, de 41 anos, que foi com a filha, Anahy, de 2 meses, a proposta vai além da divulgação da importância do ato porque reforça que o contato com o filho não deve ser dispensado. “Tem muito dessa questão humana. Aqui em Campo Grande temos poucas iniciativas que valorizam essa maternidade ativa, onde a mãe é protagonista e se envolve em todo o processo".

Denise leva isso tão à sério que fez questão de ter a filha por parto normal. Foi um "sufoco". Dez horas esperando a pequena vir ao mundo, mas o esforço, diz ela, valeu a pena. O envolvimento afetivo com a menina é muito maior. Discurso semelhante tem a policial militar Rosane Maciel, de 35 anos, mãe da pequena Giovanna Luiza, de 2 anos e três meses. A menina, filha única, ainda está sendo amamentada.

“Tenho vergonha da minha barriga, que ficou saliente, mas meus peitos vivem de fora para ela mamar”, disse, com segurança, sem o mínimo constrangimento. A vaidade ainda existe, mas a importância maior, hoje, é em ser mãe, sonho que ela só conseguiu realizar graças a um tratamento.

Policial militar, Rosane Macial quer amamentar a filha, que já tem mais de 2 anos, até quando puder. (Foto: Cleber Gellio)
Policial militar, Rosane Macial quer amamentar a filha, que já tem mais de 2 anos, até quando puder. (Foto: Cleber Gellio)

Giovanna veio ao mundo pelo processo de fertilização in vitro. “Foi uma luta para gente ter uma filha. Tenho colegas que desmamaram a criança aos 6 meses. Eu acho que tem que mamar até quando tiver vontade”, disse.

O marido dela, o policial civil Kleber Pigosso, de 33 anos, concorda e reforça que vê problemas, e é por isso que incentiva. Hoje acordou cedo para acompanhar a mulher. “É legal a ideia. Tem lugares em que o pessoal discrimina e tem homens que tem certa malícia, mas quanto minha esposa tiver leite, vai amamentar”.

Rosane arrastou quase a família toda, três primos e inclusive a tia, Sônia Pereira, de 43 anos, que deixou de trocar fraldas há tempos. “Não acho o justo o beber nascer e não dar mamar”, disse ela, ao contar que os quatro filhos tiveram esse privilégio.

Não é só um privilégio, dizem os especialistas. É necessidade. É essencial. “O aleitamento materno é o alimento ideal para o recém-nascido, até os 6 meses de vida”, explicou a enfermeira e consultora de alimento, Paula de Oliveira Serafim, de 32 anos, uma das organizadoras do evento.
A pedagoga Rosagela Ferreira, de 37 anos, sabe que essa declaração, que circula aos quatro ventos, é verdade. A segunda filha, Julia Helena, que hoje tem 2 anos e 5 meses, nasceu com problema no coração. Sofria de cardiopatia congênita, uma anormalidade na estrutura do órgão. “Era sopro. Ela tinha 50% do coração aberto”, comentou.

Logo que o problema foi identificado, por volta dos 5 meses, os médicos a alertaram para a necessidade de uma cirurgia, mas a menina, para enfrentar o procedimento precisava ganhar peso e crescer. O leite materno foi essencial, diz a mãe, que seguiu à risca a ordem médica.

Julia enfrentou a cirurgia dois dias depois de completar um ano. Foi operada com 6 quilos, 2 a menos que o ideal, mas agora, felizmente, está longe de perigo. A mãe, que a desmamou há pouco tempo, menos de 1 mês, agradece pelo “milagre” todos os dias. “Deus me deu ela duas vezes”, afirmou.

Rosagela Ferreira não amamenta mais, mas foi para dar apoio. (Foto: Cleber Gellio)
Rosagela Ferreira não amamenta mais, mas foi para dar apoio. (Foto: Cleber Gellio)

É por isso que, mesmo sem amamentar, Rosangela resolveu ir ao encontro no Parque das Nações, dar apoio a outras mamães. “Isso, pra mim, é muito importante”, sintetizou.

Amamentar, dizem os especialistas, não é, de fato, uma coisa fácil. A enfermeira Rosangela resume bem esse “ditado popular”: “O bebê sabe, mas a mãe, não. Precisa aprender”. Está aí a importância, na avaliação dela, de um evento como a “Hora do Mamaço”. Compartilhar experiências, trocar figurinhas, receber dicas e aprender novas técnicas, nunca é demais.

A organização do evento diz que a participação do público, este ano, superou as expectativas. Na primeira edição, realizada em uma sala do Comper, na Avenida, Mato Grosso, apenas 10 mães compareceram. A ação de hoje, segundo a advogada Fernanda Gomes de Araujo, de 37 anos, que também está na organização, vai resultar em um vídeo, que deve se juntar a outros registros para uma campanha na internet.

Evento reuniu até quem ainda está esperandoo bebê. (Foto: Cleber Gellio)
Evento reuniu até quem ainda está esperandoo bebê. (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias