ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Humor no rádio para falar das iniciativas sustentáveis identificadas no Pantanal

Elverson Cardozo | 28/04/2013 09:47
Para realização do programa, Instituto contou com apoio do departamento de jornalismo da UFMS. (Foto: Divulgação)
Para realização do programa, Instituto contou com apoio do departamento de jornalismo da UFMS. (Foto: Divulgação)

- Ai, que lugar longe! Ai, meu salto!

- Bem-vindo ao Pantanal e à nossa pousada, uma original sede de fazenda pantaneira.

- Um luxo essa pousada.

- O luxo é, na verdade, o resultado do aproveitamento dos recursos naturais e reutilização de materiais.

- Ai amiga... Olha aqui essa ideia de fazer pia com bacia de água!

- E esses móveis nobres com essa decoração retrô? Choquei! Vou postar no Instagram.

- Ai, meu, vou curtir depois e compartilhar.

- As senhoras preferem quarto com ou sem ar condicionado?

- Oi? Hein?

- Nossos quartos são bem fresquinhos porque as paredes são feitas de Adobe, um tijolo ecológico que reduz o calor.

- Esse é o quarto de vocês.

- Hummm, delícia!

- Já estou até pensando em um banho de rio para refrescar, tipo... que nem a Juma.

O bate-papo acima ocorre entre um atendente e duas turistas que chegam ao Pantanal e se impressionam com o charme de uma pousada que transformou o antigo em novo. A conversa, capaz de fazer qualquer um soltar uma risadinha de canto de boca, é um dos spots de 60 segundos que fazem parte do “Prosa Pantaneira”, programa de rádio que será distribuído gratuitamente à emissoras cadastradas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Realizado pelo Instituto SOS Pantanal, organização não-governamental, o projeto conta com uma série de programas radiofônicos. A produção aborda as iniciativas sustentáveis que colaboram para a conservação da região da BAP (Bacia do Alto Paraguai), identificadas durante a Expedição Pantanal 2011.

Sem deixar de lado a importância do assunto e a seriedade necessária, a equipe também apostou na graça. De acordo com a diretora executiva da ONG, Lucila Egydio, o toque de humor foi proposital. “A gente tentou quebrar um pouco essa coisa sisuda para não ficar com um tom ‘professoral’. A idéia é encantar as pessoas”.

As “descobertas” listadas pela equipe de expedição agora chegam ao público pelas ondas do rádio, em forma de spots educativos e duas sessões: “Dedo de Prosa”, composto por entrevistas com pantaneiros que desenvolvem boas práticas sustentáveis, e o “Fala Vizinho”, “quadro” com dicas, curiosidades e causos pantaneiros.

Cada programa tem duração de cinco minutos. (Foto: Divulgação)
Cada programa tem duração de cinco minutos. (Foto: Divulgação)

No mapeamento de 2011 o Instituto encontrou 48 iniciativas sustentáveis. A proposta é divulgar quatro a cada mês. A primeira ação do projeto foi a publicação e distribuição de cartilhas e vídeos nas regiões pesquisadas, em fundações e instituições de ensino técnico.

Agora, com ajuda do rádio – principal meio de comunicação na região pantaneira -, a entidade quer ampliar o alcance do projeto. “A gente não quer chegar com ideias de fora, mas valorizar o que já é feito”, disse a diretora. “O principal objetivo é fazer com que as boas práticas sejam replicadas”, acrescentou.

A cada programa, de cinco minutos cada, um tema específico é abordado. As emissoras cadastradas poderão veicular os conteúdos de forma parcial ou integral. Até agora, 39 empresas foram cadastradas, entre elas uma web agência, que vai distribuir o material para outras 150 rádios da rede. A expectativa é que a produção chegue aos 87 municípios que compõe a bacia hidrográfica do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para realização da série, os organizadores contaram com apoio do departamento de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e de empresas privadas. O “Prosa Pantaneira” será disponibilizado no site do Instituto SOS.

ONG - Lançado em julho de 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos que tem a missão promover a gestão do conhecimento e disseminar informações que contribuam para conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal.

Nos siga no Google Notícias