A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

28/04/2013 09:47

Humor no rádio para falar das iniciativas sustentáveis identificadas no Pantanal

Elverson Cardozo
Para realização do programa, Instituto contou com apoio do departamento de jornalismo da UFMS. (Foto: Divulgação)Para realização do programa, Instituto contou com apoio do departamento de jornalismo da UFMS. (Foto: Divulgação)

- Ai, que lugar longe! Ai, meu salto!

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

- Bem-vindo ao Pantanal e à nossa pousada, uma original sede de fazenda pantaneira.

- Um luxo essa pousada.

- O luxo é, na verdade, o resultado do aproveitamento dos recursos naturais e reutilização de materiais.

- Ai amiga... Olha aqui essa ideia de fazer pia com bacia de água!

- E esses móveis nobres com essa decoração retrô? Choquei! Vou postar no Instagram.

- Ai, meu, vou curtir depois e compartilhar.

- As senhoras preferem quarto com ou sem ar condicionado?

- Oi? Hein?

- Nossos quartos são bem fresquinhos porque as paredes são feitas de Adobe, um tijolo ecológico que reduz o calor.

- Esse é o quarto de vocês.

- Hummm, delícia!

- Já estou até pensando em um banho de rio para refrescar, tipo... que nem a Juma.

O bate-papo acima ocorre entre um atendente e duas turistas que chegam ao Pantanal e se impressionam com o charme de uma pousada que transformou o antigo em novo. A conversa, capaz de fazer qualquer um soltar uma risadinha de canto de boca, é um dos spots de 60 segundos que fazem parte do “Prosa Pantaneira”, programa de rádio que será distribuído gratuitamente à emissoras cadastradas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Realizado pelo Instituto SOS Pantanal, organização não-governamental, o projeto conta com uma série de programas radiofônicos. A produção aborda as iniciativas sustentáveis que colaboram para a conservação da região da BAP (Bacia do Alto Paraguai), identificadas durante a Expedição Pantanal 2011.

Sem deixar de lado a importância do assunto e a seriedade necessária, a equipe também apostou na graça. De acordo com a diretora executiva da ONG, Lucila Egydio, o toque de humor foi proposital. “A gente tentou quebrar um pouco essa coisa sisuda para não ficar com um tom ‘professoral’. A idéia é encantar as pessoas”.

As “descobertas” listadas pela equipe de expedição agora chegam ao público pelas ondas do rádio, em forma de spots educativos e duas sessões: “Dedo de Prosa”, composto por entrevistas com pantaneiros que desenvolvem boas práticas sustentáveis, e o “Fala Vizinho”, “quadro” com dicas, curiosidades e causos pantaneiros.

Cada programa tem duração de cinco minutos. (Foto: Divulgação)Cada programa tem duração de cinco minutos. (Foto: Divulgação)

No mapeamento de 2011 o Instituto encontrou 48 iniciativas sustentáveis. A proposta é divulgar quatro a cada mês. A primeira ação do projeto foi a publicação e distribuição de cartilhas e vídeos nas regiões pesquisadas, em fundações e instituições de ensino técnico.

Agora, com ajuda do rádio – principal meio de comunicação na região pantaneira -, a entidade quer ampliar o alcance do projeto. “A gente não quer chegar com ideias de fora, mas valorizar o que já é feito”, disse a diretora. “O principal objetivo é fazer com que as boas práticas sejam replicadas”, acrescentou.

A cada programa, de cinco minutos cada, um tema específico é abordado. As emissoras cadastradas poderão veicular os conteúdos de forma parcial ou integral. Até agora, 39 empresas foram cadastradas, entre elas uma web agência, que vai distribuir o material para outras 150 rádios da rede. A expectativa é que a produção chegue aos 87 municípios que compõe a bacia hidrográfica do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para realização da série, os organizadores contaram com apoio do departamento de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e de empresas privadas. O “Prosa Pantaneira” será disponibilizado no site do Instituto SOS.

ONG - Lançado em julho de 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos que tem a missão promover a gestão do conhecimento e disseminar informações que contribuam para conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.