A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

08/10/2013 06:42

Investindo na fruta, sul-mato-grossense resolve “patentear” a guavira

Ângela Kempfer
Guavira, a fruta doce do cerrado.Guavira, a fruta doce do cerrado.

Em uma madruga da infância, lá em Nioaque, o tio acordou Uberley para sair pela estrada para encontrar um pé de guavira. Até então, o menino não conhecia a fruta e entrou na aventura para acabar de vez com a vontade de experimentar. Depois de 40 quilômetros, os dois encontraram o pé, mas não a fartura que o garoto imaginava. “Era uma mixaria”, lembra.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

Trinta anos depois, Uberley Santana Martins. é dono do nome “Guavira”, registrou a marca antes que algum gringo fizesse isso. “Fizeram com o cupuaçu e com o açaí”, reclama. O procedimento pode ser contestado judicialmente, por se tratar de nome de fruta, patrimônio genético nacional.

Mas ele jura que a intenção não é ganhar nada com o registro, apenas resguardar o produto que é parte da cultura sul-mato-grossense. “Aqui em Bonito tem muito estrangeiro, não era justo que um deles fosse dono do nome de uma fruta nossa”, reforça, lembrando dos japoneses que registraram o cupuaçu e provocaram a ira do governo brasileiro em 2002.

Motivos ele tem para faturar, é proprietário de uma fábrica de polpas em Bonito, onde vive há cerca de 7 anos, e que tem a guavira como carro-chefe. O técnico em Agropecuária e apicultor, diz que já rodou o Brasil a trabalho, até criar a pequena indústria que hoje abastece o comércio da região.

A colheita ainda é nativa, em propriedades rurais. Só no ano passado, depois de muita pesquisa, ele chegou a muda de qualidade e fez o primeiro plantio, que só deve dar resultado em 3 ou 4 anos. "Não temos problemas de colher aqui porque os acho que Bonito tem a maior safra de guavira do Estado", comenta Uberley.

Conseguir o registro da marca demorou dois anos e agora os planos são fazer registro no mercado internacional e junto levar a cultura. “Tem gente que diz até que guavira engravida moça. Virou lenda, porque muitos casais iam namorar no guaviral”, brinca.

Para quem gosta de guavira, estamos no período de florada. As frutas só devem aparecer na segunda quinzena de novembro.

Além da polpa, Uberley já conseguiu desenvolver a geléia de guavira e o vinho passou na fase de testes, “com resultado fantástico”, garante o dono. “É a fruta dos nossos avós, da minha infância. É a mais saborosa que já comi nesta vida”, faz a propaganda.

Fruta está na época de florada.Fruta está na época de florada.



Conheço a guavira, essa frutinha deliciosa e com sabor de "infância". Sou de M.S, cidade de Aquidauana, ainda menina sempre que podia, ia com parentes e amigos em busca da fruta com baldes, cestas, era muito divertido!!!... Há mais de 30 anos moro em Cuiabá, M.T, e, desde então nunca vi guavira por aqui. Sinto saudades!!!...
 
Eliete Cabral da Silva em 04/02/2014 02:33:49
O que faz mais e mais me motivar, é o reflexo de vocês, pela lembrança de infancia.
 
uderley santana martins em 12/10/2013 17:21:45
Romeu luitz, quanto á querer receber pelo nome guavira,não existe,simplesmente foi resguardar o que é nosso...pois quem criou a guavira não foi eu,e sim, Deus.
 
uderley santana martins em 12/10/2013 17:18:41
conheço essa fruta como guabirobae e nativa do cerrado do estado de goias nasci e me criei em goias e é de la que eu conheço essa frutinha maravilhosa como,o araticum,o pequi e muitas outras frutas do cerrado que conhecemos
 
MARIA ROSA FERREIRA em 09/10/2013 09:46:02
Parabens pai,por cultivar esta fruta maravilhosa...
 
Gabriela Pereira Santana em 09/10/2013 09:26:10
Meu avô ia longe buscar guavira pra mim .. eu adorava. Lembra minha infância também!!
 
MARGARETE DE OLIVEIRA em 08/10/2013 23:23:43
Que saudades, na minha infância morava no guanandi, atravessava o córrego segredo para catar guavira, a fruta mais saborosa que existe, amooooooo. moro no mato grosso e ainda não vi essa fruta por aqui.
 
Edna Leiria em 08/10/2013 22:22:04
No Paraná eu conhecia esta fruta por nome de Gabitoba















 
Candica Mara em 08/10/2013 20:05:09
na sorveteria delicias do cerrado tem sorvete de guavira, cupuacu, açai, caipirinha,vinho,gengibre,tamarindo,cajá entre outros................
 
nanci do bonfim em 08/10/2013 19:57:27
Uderley, parabéns pela iniciativa e pela conquista depois de tanto trabalho e sacrifícios.O próximo passo é produzirmos o mel de guavira genuíno do Mato Grosso do Sul. Vou postar a reportagem no FB da Federação de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul - FEAMS.
 
Gustavo Nadeu Bijos em 08/10/2013 17:40:56
No interior do estado de São Paulo, esta frutinha deliciosa é chamada de GABIROBA.
 
Raul Martins em 08/10/2013 17:13:33
Aqui em Campo Grande, nas Sorveterias Delícias do Cerrado, encontram-se picolés e sorvetes de várias frutas nativas do cerrado, dentre esses a Guavira.
 
João Vitor dos Santos em 08/10/2013 14:16:11
Amo guavira. As nossa diversão nos domingos de férias, quando eu tinhas meus 7 anos era ir próximo ao museu JAP catar guavira. Depois meu pai que tinha uma chácara na região, desmatou mas não permitiu que cortassem os pés de guavira, tinha de todas as variedades, iamos para lá final de semana na época de final de ano e voltavamos com vários sacos cheios da fruta que distribuiamos para vizinhos também apreciarem. Bons tempos, lá se vão uns 40 anos. Hoje tenho que comprar lá com as indias da praça do mercadão, é raro achar um lugar que tenha para colher como antigamente.
 
celia lima em 08/10/2013 14:04:42
A geleia de guavira ,o sorvete, o picolé, e o licor são deliciosos, ainda não provei o vinho, espero poder experimentar logo que encontrar onde adquirir. Boa sorte ao Uberley.
 
Teresa Moura em 08/10/2013 13:14:14
Parabéns Uberley, nós temos que defender a nossa cultura com unhas e dentes porque poucos dão valor mas ela é muito importante para qualquer povo.Sou nascida aqui em Mato Grosso do Sul.Tenho muito orgulho disso.Quanta riqueza neste Estado. Nas artes (artesanato, pintura), musica etc. Este Estado é um gigante na fauna,na flora. Sempre me preocupei com o destino da guavira. Que será dela daqui algum tempo? Graças a Deus apareceu um Uberley para defender nosso patrimonio o nosso chão.
 
erenice santos p lopes em 08/10/2013 12:31:45
Em Nioaque? era só ir no brejão, perto do campo de aviação e se fartar de guaviras! e ainda tomar banho de rio na fazenda do "Totozão". Tempos bons por demais!
 
ALCY ALVES DA CUNHA em 08/10/2013 10:19:24
Excelente ideia, espero que realmente não proíba outros produtores de mencionar o nome guavira em seus produtos.
Não sou natural do MS e conheci esta fruta faz no máximo 4 ou 5 anos.
Achei similaridades com a jabuticaba, apesar de a arvore ser menor, cor diferente, notei que o sabor e o formato da fruta, lembra um pouco.
Parabéns pela iniciativa.
 
Romeu Luitz em 08/10/2013 08:05:37
Parabéns Uberley, esta iniciativa enriquece e engrandece a cultura da nossa região, e pra mim que segui os mesmos passos seus lá no inicio, andando quilômetros a procura desta fruta maravilhosa nos campos de Nioaque, é motivo de muito orgulho e satisfação!
 
Walmir Dias em 08/10/2013 08:00:32
imagem transparente

Compartilhe

Classificados