A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

11/12/2013 06:36

Médica de 83 anos faz da sua casa um símbolo de Natal em Campo Grande

Paula Maciulevicius
A decoração começou por acaso, quando ela comprou em uma viagem a São Paulo, um leque para por na janela. Por dentro, o Natal sempre existiu, mas de fora ninguém podia ver. (Fotos: João Garrigó)A decoração começou por acaso, quando ela comprou em uma viagem a São Paulo, um leque para por na janela. Por dentro, o Natal sempre existiu, mas de fora ninguém podia ver. (Fotos: João Garrigó)

São 83 anos de idade e um ritual que começa em novembro. De tirar o Natal das caixas. Há mais de 10 anos, a casa na esquina das ruas Antônio Maria Coelho e Bahia ganha as luzes, árvore e até carruagem do Papai Noel, vindo das mãos de uma senhora que acredita na magia do Natal.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

A fachada da casa foi acesa nesta terça-feira. Presépio, decoração no telhado, no jardim e nas janelas. Tudo feito por ela, médica ginecologista e obstetra, Geny Nacao Ishikawa, e dois fieis escudeiros: o eletricista e o serralheiro, que dão forma e luz ao Natal que ela desenha.

“Tudo isso eu preparo com antecedência”, diz. Mas a conversa logo perde a formalidade e ela nos puxa pelo braço para levar ao salão de festa, que na noite da ceia, recebe mais de 40 pessoas entre familiares e amigos, para dar, o que ela chama, de verdadeiro sentido para o Natal.

Geny Ishikawa, aos 83 anos, monta toda decoração que pode ser vista de longe, na casa da esquina.Geny Ishikawa, aos 83 anos, monta toda decoração que pode ser vista de longe, na casa da esquina.

O capricho com a decoração já sugere que a dona é mulher de fé. Mas no canto do salão, a frase define o que a faz vestir todo ano, a casa com as cores vermelho, verde e dourado. “Sempre haverá Natal enquanto a fé, a esperança e a paz estiverem em nossos corações”.

Orgulhosa, ela diz que para por todas as luzes, foi ela quem subiu. “Você não sabe o trabalho que dá, eu falo não vou fazer, mas é Natal”, conta como quem não consegue resistir ao jingle bells.

A decoração começou por acaso, quando ela comprou em uma viagem a São Paulo, um leque para por na janela. Por dentro, o Natal sempre existiu, mas de fora ninguém podia ver. “Minha neta me inscreveu num concurso de casas decoradas e eu ganhei nesse ano, aí todo ano vou mudando e aumentando. Ficou como obrigação, quando eu não faço, todo mundo cobra”.

O marido, falecido há cinco anos, era quem ouvia das pessoas a pergunta de quanto era para entrar na casa. “Ele dizia, não paga nada, mas a Casa do Papai Noel é mais para cima”, recorda.

Uma das primeiras cirurgiãs mulher de Campo Grande, Geny foi dona do hospital Pro Matre e tem na bagagem milhares de partos. Talvez por ter escolhido ajudar a dar à luz como profissão, é que ela irradia tanta espiritualidade. A casa de esquina tem mais de 30 anos, foi construída pelo marido engenheiro. E só deixou de ser decorada um ano, quando ela viajou e passou a data longe daqui.

Por dentro, o Natal também chega no salão de festas, já pronto para receber as visitas na ceia.Por dentro, o Natal também chega no salão de festas, já pronto para receber as visitas na ceia.

O Natal que Geny põe para fora é o mesmo que ela cultiva no coração. Ativa, se aposentou há dois anos para dedicar os cuidados à irmã. Mas fala que parou no auge. "Não esperei ficar ruim da cabeça, tem que parar bem, saber a hora de parar".

Na história de vida, são quatro filhos, todos casados, e uma porção de netos. Pela casa, fotos das homenagens que já recebeu e um cantinho de adoração à Nossa Senhora de Fátima. Primeira atividade dela pela manhã, de rezar e pedir proteção.

A mesma senhora que nos recebe com um sorriso largo, vestido bonito e cabelo arrumado como se fosse para uma festa, escondeu do marido  o câncer que lhe acometeu. Pediu ao médico e toda equipe que não dissesse nada além de uma gastrite. "Eu dava quimioterapia em casa para ele dizendo que eram vitaminas. E assim ele viveu durante dois anos. Assistiu o casamento da minha filha e levou ela no altar. O médico dizia que quem salvou ele foi Deus e eu". Os exames seguintes mostraram a cura, mas pouco tempo depois, o marido teve uma infecção e não resistiu.

Tão forte e tão meiga. De fala mansa. É de se perguntar se ela acredita na magia do Natal. “Acredito e vou te mostrar a prova. ano passado passou um senhor, me disse que passou por aqui e estava com problemas. Ele disse que a decoração da casa da uma paz de espírito tão grande que uns dias depois ele veio e pediu para me conhecer. Me trouxe um cartão com dizeres bonitos e uma Mega-Sena”.

A casa segue decorada até o dia 6 de janeiro, quando a apreensão para o próximo Natal começa antes mesmo de o Papai Noel voltar aos armários. “Eu sempre falo, será que vou dar conta? Mas depois de tudo pronto, me dá uma alegria muito grande. Só de ver que todo mundo sai com o coração tocado, este é o verdadeiro sentido”, descreve.

Esse ano, o rapaz que agradeceu a paz de espírito já deixou a Mega-Sena da médica Geny na caixa de correio.

A casa segue decorada até o dia 6 de janeiro e exalando a magia do Natal de dona Geny.A casa segue decorada até o dia 6 de janeiro e exalando a magia do Natal de dona Geny.



Drª.Geny,muito obrigada pela alegria que você está dando com este trabalho primoroso, a todos nós campo-grandenses.
 
Lucia Harumi Uehara em 13/12/2013 07:55:00
Ola Dra Geny, um grande abraço da França da sua professora de francês Agnes.
Seja muito feliz, e cuidado em subir nas escadas para amarrar as lampadas.
 
Gilberto DIAS em 12/12/2013 06:49:54
Saudades da Dra Geny, tive a honra de trabalhar com ela na pro matre, mulher de muita personalidade. Como todos os anos a casa sempre tem de ter o toque de natal, fica linda. Parabéns, continue dando este toque de encanto, pois quando passamos pela casa observamos que ainda há pessoas que valorizam a familia e a união compartilhada no natal. Bjs dra.
 
gislaine landvoigt em 11/12/2013 22:30:47
QUE SAUDADE DA DRA GENY, DE SEU FILHO DR NEWTON, BONS TEMPOS DO CONSULTORIO... ELA SEMPRE ELEGANTE E CAPRICHOSA NAS SUAS DECORAÇOES... SAUDADESSSSSSSS
 
cristiane meira em 11/12/2013 17:17:06
O mundo precisa de mais pessoas como a Dra. Geny!
Mais amor, mais fé, mais magia do Natal.
E que Deus permita que Dra. Geny continue por muitos anos decorando sua casa e trazendo o espírito natalino aos campo grandenses.
 
Isabela Costa em 11/12/2013 16:53:34
obrigada tia geny.... a magia do natal existe em nossa família, sustentada por vc!!!!
parabéns !!!!!! mais uma vez, a decoração está linda...
 
eliana barbosa em 11/12/2013 16:42:01
Todos os anos falo pra muitos amigos que esta é a minha casa favorita no Natal. Não canso de vê-la. Parabéns à Dra. Geny. Tomara que seus filhos e netos continuem com esta maravilha quando Deus a chamar, que, espero, demore muito. Boas Festas a todos, especialmente à essa família.
 
Maria Lúcia Moreira em 11/12/2013 16:40:37
Esta casa já virou um marco nesta época de Natal!
É muito bom poder mostrar para as crianças o verdadeiro significado deste dia, pois só gira em torno de comércio, temos que colocar Deus nessa nova geração!
Eu vejo do meu prédio!
Parabéns pela iniciativa!
Feliz Natal!
 
Renata Cortada Dupas em 11/12/2013 15:47:04
Parabéns Dra. Geny realmente mostra o encanto do Natal, minhas filhas adoram passar na frente e pequena me pergunta se o Papai Noel mora ai...fico muito feliz em ver o espirito natalino sempre se renova....parabéns.
 
Suzimar Pimenta em 11/12/2013 15:36:45
Ai dos jovens , se nao existir os Idosos! Hoje as familias jovens nao se preocupam em contar historias para os filhos ! Diz , nao ter tempo . Mas as criancas sao sempre as mesmas de ontem.... elas tem seu tempo certos de intender ! Ai , os maus informados , e babas , fazem as festas com tamanham iguinorancia , infelizmente elas nao receberam? informacoes adequadas , para tal coisas.
 
t'merezinha cunha garcia em 11/12/2013 15:08:38
A Felicidade existe para quem acredita nela... O Natal também.
 
Marco Costa em 11/12/2013 14:08:29
Ficou linda mesmo!!
É tão maravilhoso ver pessoas q inda mantem o espirito e tradição natalina!
Mesmo que ainda se percam o espirito e a tradição ao longo dos anos, é sempre bom e maravilhoso vermos pessoas como essa senhora q mantem o Natal como algo brilhante, fazendo com que regressemos a nossa fé infantil.
Parabéns Drª Geny Nacao Ishikawa, por reavivar o nosso espirito natalino!!
Que Deus te abençoe sempre e que nesse espirito Natalino Jesus possa entrar na casa na vida de cada um enchendo-no o coração de muita paz, amor e prosperidade...Que a cada Natal possamos sempre se lembrar que esse espirito natalino faz parte da nossa história da nossa vida pois somos filho do Pai Eterno.
 
Cassia Bernuncio em 11/12/2013 13:29:14
Que eu me lembre é pra uns 20 anos de decoração ou mais
 
kerman murad em 11/12/2013 13:25:02
Meus filhos ficam encantados à anos com a decoração desta casa!!
 
Thays Menezes em 11/12/2013 13:11:02
Dona Geny sua manifestação sempre transmitiu um sentimento de amor. Sua decoração é prova viva de quem tem a sabedoria de realizar e ao mesmo tempo de partilhar os melhores momentos da vida com o semelhante. No mesmo instante em que essa bela e contagiante iluminação acende a grandiosidade da sua morada, ela dá mais brilho à magia do Natal em nós que temos esse endereço em nosso trajeto. O seu gesto é muito mais do que poder, é o querer de manter entre as pessoas o símbolo máximo da cristandade...Acredito que tudo isso é fruto de uma pessoa que nasceu e viverá sempre iluminada....Parabéns!!!!!!!!
 
Henrique Xavier em 11/12/2013 12:42:28
Lindaaaaaaaa !!!! a casa ficou perfeita pena que hoje em dia no mundo em vivemos são poucas pessoas que tem esse espírito Natalino tão a flor da pele,que isso sirva de exemplo e quem sabe a nossa Capital Morena fica mais iluminada pelos moradores.Meus parabéns Dona Geny ficou tudo linnndooooooo.
 
renata Veras em 11/12/2013 11:55:06
Meu primeiro filho nasceu sob os cuidados dela.Nunca esquecerei das dores daquele parto e do carinho dela para comigo. Suas mãos deslizavam por minutos sobre minha barriga e aquele carinho era melhor que qualquer remédio naquela hora e lá se vão 43 anos.Obrigada Dra.Geny Nacao Ishikawa,sem palavras para agradecer, só OBRIGADA!
 
Ana Maria de Mederos Diniz em 11/12/2013 11:28:29
LINDAAA , PARECE AMERICANA! PARABÉNS DOUTORA PELO O TRABALHO QUE ALEGRA MUITA GENTE.
 
Robson Correia em 11/12/2013 11:21:44
Além do exemplo de bom gosto em decoração, a Senhora Geny está esbanjando vitalidade e jovialidade, pois pela foto não parece que ela tem 83 anos. Qual seu segredo? Parabens!!!!!!!
 
Kelly Silva em 11/12/2013 10:58:47
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, tenho mais de 50 anos e sempre quis ver essa casa por dentro em época de natal, parabens a querida senhora Dra. Geny Nacao Ishikawa pelo presente aos Munícipes.
OBS: ME CONVIDA QUE EU VOU
NEI SALVIANO
Publicirtario
 
nei salviano em 11/12/2013 10:46:05
Minha familia conhece esta pessoa carismática, e conhece também algumas pessoas da sua família.
Durante muitos anos, a Dra. Geny Nacao Ishikawa foi a médica ginecologista da minha esposa, e sempre demonstrou ser uma ótima profissional e uma excelente pessoa.
Parabens Dra. Geny pela sua criatividade, e pelo espírito natalino que nos transmite.
Dra. Geny e família, minha familia lhes deseja um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
Em breve passaremos em frente sua casa, para admirar esta beleza de decoração.
Linda a matéria do Campo Grande News. Parabéns à todos vocês.
Aproveito a oportunidade, para desejar um Lindo Natal, e um Ano Novo de muita paz, felicidades, e realizações, para todos os seguidores deste grande informativo eletrônico.
 
VALDIR VILLA NOVA em 11/12/2013 10:29:23
Dra Geny é parte da nossa estória,na pro-matre ha 34 anos ela trouxe minha caçula ao mundo com suspeita de hidrocefalia,foi mãe ,amiga além de competente profissional que sempre foi,pra nós é um exemplo de humanidade,nos ajudou na hra + dificil e graças a e Deus e sua dedicação conseguimos superar um momento tão dificil e hj só temos que agradece-la e parabeniza-la por ter uma iniciativa tão espetacular de tornar sua casa um lindo passeio no natal.
 
Floripes fernandes Evangelista. em 11/12/2013 10:19:44
Parabens.... e continue sempre... pois voce alegra muita gente....lindissima..passamos todo ano la...tiramos muitas fotos.....
 
Fátima Barros Ahad em 11/12/2013 10:16:48
Parabéns Tia Geny! Eu que sempre acompanho a sua dedicação e sempre participo da celebração do Natal contigo e com todos os familiares, me sinto feliz em ver o que uma atitude como a sua pode alegrar a vida de tantas pessoas.
Há anos, desde pequeno me encanto e me surpreendo com a decoração que você faz por dentro e por fora da casa... admiro muito você... parabéns mesmo!
 
Marcelo Thin em 11/12/2013 10:01:59
QUE LINDO NÉ, EU CONHEÇO ESSA MÉDICA, TRABALHEI COM ELA NA PRO-MATE, NÃO SEI SE ELA SE LEMBRA DE MIM, FIQUEI SURPRESA EM REVÊ-LA, COMO OS ANOS PASSAM, ELA JA ESTA COM 83 ANOS, NEM PARECE, MEUS PARABÉNS DRA, BOAS FESTAS.
 
QUEZIA CHAVES ALENCAR em 11/12/2013 09:50:57
Essa casa realmente é o verdadeiro encanto do natal. Ano a ano é sempre uma alegria ver a dedicação da D. Geny.
 
Christiane Novaes de Souza em 11/12/2013 09:29:47
Muito legal, parabéns pelo trabalho, sempre de noite quando estou pela região passo para dar uma olhada, desde de criança venho acompanhando, feliz natal a todos!
 
Michael Nunes em 11/12/2013 09:03:36
Parabéns,nós também passamos e todo anos olhamos a decoração e batemos fotos, enquanto isso Campo Grande, está a Deus dará, sem iluminação criativa,ruas esburacadas,esse provavelmente será o nosso Natal.Campo Grande está esquecida,enquanto " nossos Defensores para melhorias do Município ficam brincando de CPI,para a cassação do Prefeito,Cambada de Medíocres,desculpem o desabafo.Mas parabéns para Dra Geny.
 
Robison Dick em 11/12/2013 09:03:29
Que bacana, sempre passo por lá e fico imaginando quem seria a dona desta casa tão bonita e enfeitada... e realmente ver a decoração tão linda representa a época do natal!!! Parabéns pela reportagem!!!!!
 
Priscila de Paula em 11/12/2013 08:53:23
Desde criança essa casa sempre me encantou, e eu também pensava que o Papai Noel morava lá! Agora sei que é uma senhora doce e que diante de tantas coisas ruins no mundo consegue manter vivo o espírito natalino. Amo essa decoração. Parabéns Dona Genny.
 
THAMIRES ABRAHÃO HAOVILA NAKASONE em 11/12/2013 08:46:48
Dona Geny, parabéns! A exemplo de algumas cidades, como Curitiba-PR, a sra. podia considerar a possibilidade de abrir para visitas a sua decoração de Natal. Ia inspirar muitas pessoas no espírito natalino. Abs e parabéns mais uma vez!
 
Leonardo Rodrigues Congro em 11/12/2013 08:46:17
Dra Geny, amiga de nossa família, madrinha de minha mãe, um exemplo de mulher, mãe, esposa e médica, muito feliz por vê-la com tanta disposição e saúde. Desde criança acompanhava e ficava na expectativa pela decoração da casa, e pedia para ver todos os dias, tamanho era o encantamento. Ontem, não foi diferente, lembrei os tempos de criança que ficava encantada com tanta beleza, ao passar na frente da residência. Parabéns Dra Geny, que tenhamos todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de boas novas!
 
Jacqueline Hildebrand Romero em 11/12/2013 08:41:02
Muito lindo, uma pena não poder ver de mais perto.
 
jose corsine em 11/12/2013 08:40:47
Que linda história! Já faz uns 04 anos que passamos em frente a esta casa só para ver a decoração. Isto já faz parte do Natal de minha família e depois desta reportagem desconfio que também faça parte de muitas outras famílias. Meu filho Aurélio Miguel de 05 anos adora e fala que lá(na casa) mora o Papai Noel. Bom saber que realmente o espirito do Natal esta presente lá. Obrigada, Srª Geny.
 
Mara Silvia Ribeiro em 11/12/2013 08:30:26
Parabéns dona Geny! Sua casa é parada obrigatória todos os anos! Também gosto muito de enfeitar minha casa todos os anos. Desde pequeno decoramos a casa com árvore e bastante luzes, que inclusive tenho um jogo de 15 lâmpadas daquelas antigas que parecem lâmpadas de fogão e que funcionam até hoje perfeitamente. Sinto falta dos tempos em que Campo Grande era decorada, tanto pelo poder público como pelos moradores, a cidade ficava linda.
 
Diego Sebastian em 11/12/2013 08:28:06
é muito bom ,dá alegria e é bonito se todos pudessem fazer a cidade ficava linda, meu apartamento é todo enfeitado amo dezembro
 
angelica miranda em 11/12/2013 08:17:24
É sempre tão lindo... =)
 
Rosiane Pache Rodrigues ishikawa em 11/12/2013 08:16:11
Nesses tempos de valores invertidos é muito bom saber que ainda há pessoas de fé e de coração puro, prontas a partilhar o que têm de melhor - gratidão e bondade refletidas nas luzes desta casa.
 
Iluska Bastos em 11/12/2013 08:10:21
imagem transparente

Compartilhe

Classificados