A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

06/11/2012 08:14

Menino de 5 anos é os olhos dos pais que nasceram cegos

Elverson Cardozo
Pedro Miguel é quem ajuda Jocelino e Eva atravessarem a rua. (Foto: Rodrigo Pazinato)Pedro Miguel é quem ajuda Jocelino e Eva atravessarem a rua. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Na praça Pantaneira, em Campo Grande, ao lado da estátua de um tamanduá bandeira, Jocelino Aparecido segura a mão de Pedro Miguel, que já havia se empoleirado em cima da réplica do bicho, e pergunta:

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

- Cadê a cabeça dele?

- Está aqui, respondeu o menino, guiando-o à parte inferior da escultura.

- Tem a cabeça baixa, né?

- É que ele está pegando formigas, respondeu o garoto.

- Humm... Agora me leva para tirar foto em outro lugar.

Após alguns passos, Pedro pára em frente à outra obra construída na mesma praça, resolve subir em cima dela e, guiando Jocelino, avisa:

- Olha o jacaré!

- É a orelha dele?, questionou o pai, ao tocar no objeto.

- Não. É o olho.

O diálogo inocente, entre pai e filho, deixa em evidência a principal diferença entre eles: a visão. Desde que nasceu, há 5 anos, Pedro Miguel Ortiz, se tornou os olhos dos pais, que são cegos.

Mãe do garoto, a pedagoga Eva Aparecida Ortiz, de 40 anos, nunca enxergou por conta da catarata congenita. Já o pai, o auxiliar de radiologia Jocelino Aparecido Martins, de 41 anos, perdeu a visão em decorrência de uma atrofia no nervo óptico.

A vida, para eles, sempre foi decidida no tato, olfato, audição e paladar. Com o nascimento de Pedro, após 7 anos de tentativas, o 5º sentido não voltou, mas a rotina mudou bastante, não pela limitação física, mas pelos cuidados que toda criança requer.

Para quem enxerga, explicou Eva Aparecida, é praticamente impossível acreditar que um casal de cegos possa ter filhos, mas a maternidade, para ela, foi algo natural.

Em cima da escultura, Pedro explica ao pai que o tamanduá está comendo formigas. (Foto: Rodrigo Pazinato) Em cima da escultura, Pedro explica ao pai que o tamanduá está comendo formigas. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Pedro Miguel e os pais na entrada da praça Pantaneira. (Foto: Rodrigo Pazinato)Pedro Miguel e os pais na entrada da praça Pantaneira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

“Já tinha feito aulas de AVD [Atividades da Vida Diária]”, disse, acrescentando que o curso, ministrado no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas), ajudou na lida com o filho recém-nascido.

Para cuidar de Pedro Miguel, os “truques” foram indispensáveis. São dicas que vão desde os cuidados com a higiene à aplicação dosagens de medicamentos.

“A gente aprende alguns segredinhos. Para saber se a fralda está com xixi eu apertava. Quando o choro era intenso eu percebia que era de dor, mas isso é com todo bebê. Para dar remédios a gente pinga no copo para ouvir o barulho”, exemplificou.

Jocelino concorda com a esposa e diz, sem medo de errar, que a paternidade, para ele, também foi um processo natural. O máximo que precisou foi da ajuda da sogra, apenas por alguns dias, como acontece com a maioria dos casais.

Hoje, o auxiliar de radiologia e a esposa cuidam sozinhos de Pedro Miguel. O menino, que estuda em uma escola particular no centro Campo Grande, sabe que os pais não enxergam, mas a deficiência se tornou apenas um detalhe, que não atrapalha em nada o relacionamento familiar. Um detalhe que ele sempre está explicando aos coleguinhas.

“Alguns falam assim: ‘como eles tomam banho?’ Eu falei: ‘Eles sabem’. ‘Mas e como eles se ensaboam’? ‘Ah... Isso eu não sei’”, contou.

As travessuras do menino, que vive mostrando a língua e fazendo caretas para quem encontra na rua, tiram os pais do sério, mas ao mesmo tempo acabam aguçando a curiosidade deles, que nunca viram a luz do sol.

“Eu percebi, depois que tive ele, que o visual conta muito. Nas ruas ele contagia as pessoas. O verdadeiro contato visual eu fui ter com ele. Fiquei fascinada. Meu Deus! Essa visão é muito importante”, disse a mãe.

Pedro Miguel, aos 5 anos, é quem guia a pedagoga e o auxiliar de radiologia por todos os cantos da cidade. Quando sobe no ônibus e vê alguém sentando nos bancos reservados, trata logo de dizer que os lugares são de Eva e Jocenildo.

Na hora de atravessar a rua, o menino, mesmo levado, presta atenção no movimento dos carros. Não foi preciso dizer muita coisa para que ele entendesse que os pais eram deficientes visuais, mas nem por isso Pedro arrisca desobedecer as ordens dos dois.

“Às vezes ele pergunta: a senhora vê? ‘Não, eu não vejo, mas os meus olhos estão nos ouvidos, nas mãos”, comentou a mãe.

A mãe, Eva Aparecida Ortiz, está sempre chamando a atenção do garoto, que é muito sapeca. (Foto: Rodrigo Pazinato)A mãe, Eva Aparecida Ortiz, está sempre chamando a atenção do garoto, que é muito sapeca. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Apesar da disciplina rígida, comum entre pais cegos, Jocenildo e Eva tomam cuidado para não sobrecarregar o garoto. Antes, se caia alguma coisa em casa, era ele quem pegava. Hoje, isso já não acontece.

“Não quero que nossa deficiência seja um fardo para ele”, justificou Eva, ao comentar que a sociedade cobra mais de pais cegos.

Jocenildo e esposa nunca viram o rosto do filho, mas imaginam, pelo contato, como é o garoto. “Eu imagino que ele não é tão gordo e tem o rosto semelhante ao meu, mas é mais moreno. Ele é muito fofo, bochechudinho”, descreveu a pedagoga.

Jocenildo, que é mais calado, também imagina que Pedro Miguel não seja “tão gordo”, mas é cheinho. “Ele ta ficando bem altinho. O cabelo e liso porque eu sempre toco”, disse.

Para Eva, a gestação foi um sonho realizado. Para Jocenildo, o nascimento do único filho representa uma conquista. “Ele preenche o vazio que a gente tinha”, disse.




eu gostaria de ajudar esta familia. Como posso contata-los?

Marcelo
 
MARCELO ROMERO em 28/07/2013 22:35:40
Tenho orgulho em dizer que são meu primos!! :) a Eva é uma mulher muito esforçada!! tentou ter filhos e quando deixou nas mãos de Deus ele mandou Pedro Miguel, foi um presente.
 
kleris da rocha em 16/11/2012 23:03:30
Parabéns pela reportagem. Esse é um exemplo de que quando a mídia quer ela acha algo de positivo a noticiar. No mar de violência e corrupção é um alento receber tão comovente e edificante história. Que Deus continue abençoando essa família.
 
antonio benedito de oliveira em 07/11/2012 08:26:08
Deus nunca desampara seus filhos.Exemplo de vida.Que Deus derrame cada vez mais sobre esta familia graças e bençãos .
 
marcina I.G. costa em 07/11/2012 08:14:46
Acho que nunca me emocionei tanto com uma reportagem. Parabéns ao casal e ao filho, sendo este, um belíssimo presente de Deus para o casal. E que a matéria seja uma referência para que possamos melhorar a cada dia mais, como seres humanos.
 
Rubens Souza de Deus em 07/11/2012 07:47:20
Essa historia só nós mostra como Deus é maravilhoso, e que para Deus nada é impossivel.
 
Ana Cristina Moraes Pedro em 06/11/2012 17:43:16
Que deus abençoe essa familia, gostaria que todos vejam essa reportagem, principalmente pessoas que nao tem amor no coração e só pensam em fazer maldade , talvez ao ver essa linda historia irao se apegar a deus e encher o coraçao de amor e procurar só fazer o bem ao proximo, um forte abraço a familia do jocelino, gostaria de ressaltar que fiquei muito emocionado, tendo em vista que minha esposa tbem é deficiente visual.
 
julio correa em 06/11/2012 16:55:04
reportagem linda, que Deus continue abençoanda essa familia.
 
ester oliveira em 06/11/2012 16:26:31
Casal e filho abençoados ! História Linda! Emocionante!
 
Simone Albuquerque em 06/11/2012 14:42:05
...família abençoada por Deus...não importa as circunstâcias...que contraste de histórias uma mãe que não vê seu filho de 4 anos sendo agredido, violentado, com fraturas, queimaduras...na outra história pais maravilhosos com deficiencia visual mas com um AMOR imensurável por seu filhinho de 5 anos... Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 1 Coríntios 13:1....
 
Ester Menacho em 06/11/2012 13:37:10
Linda reportagem. Deus abençoe essa família :)
 
Francismari Carvalho em 06/11/2012 13:34:29
que linda reportagem, parabéns.
 
MARTA AJALA em 06/11/2012 13:11:04
Os pais deste garoto deve amar muito ele.É uma benção de Deus, este garoto ama os pais que tem, ai está um exemplo de filho.Enquanto isso tem filho que maltrata os pais.Parabéns aos pais que soube educar este filho tão maravilhoso.Que Deus proteja está família em todos os lugares que pisarem.
 
Clélia Augusta Ferreira em 06/11/2012 12:43:47
Que benção este garoto na vida deste casal,que exemplo de vida, que Deus sempre conceda muita saude e sabedoria aos pais e tambem ao filho.E que possamos aprender muitas lições de vida com essa familia.
 
Hudson Fonseca em 06/11/2012 12:10:54
Que Deus seja louvado, é só Deus para explicar algo tão lindo como o amor desta familia, no mundo tão cheio do desamor, nós nos damos conta que o amor existe. parabens pela reportagem.
 
luiz fernando alves da silva em 06/11/2012 11:41:43
Familia muito linda tive o prazer de conhece - los, o Pedro e incrivel.
 
Rafaela Pinheiro em 06/11/2012 11:36:26
que menino iluminado!
 
Fabiano Pontes em 06/11/2012 11:31:29
"Nossa como essa estória é linda e comovente!!!" Que família abençoada, bem como disse o Anderson Bacolon em meio a tantas tragédias na nossa sociedade ainda assim DEUS nos prova que podemos fazer a diferença.
 
Thaty Arguilera em 06/11/2012 11:20:30
Fico encantada com histórias como esta. E certamente essa criança crescerá com valores maravilhosos e terá uma bagagem enriquecida de muita sabedoria. Não tem como deixar de elevar o pensamento em agradecimento por noticias tão lindas como essa que nos lembram que nem tudo está perdido na humanidade.
 
Paula Hernandes em 06/11/2012 11:14:48
Fiquei muito emocionada com esta matéria! Que belo exemplo de vida! Só assim para entendermos o quanto os pequenos detalhes podem fazer diferença na vida de um ser humano.
 
Ana Miranda em 06/11/2012 11:13:47
Ah.. meus olhos se encheram de lágrimas! Pedro, que lindo! Esse nome sempre me remeteu à força, agora mais que nunca!
 
JESSICA MACHADO em 06/11/2012 11:13:20
Divino.
Inocência e pureza juntos.
Deus proteja e abençoe sempre essa família.
Reportagem maravilhosa.
Parabéns.
 
Juliane Capatti em 06/11/2012 11:13:15
Parabéns pela reportagem Sr Elverson Cardozo. No meio da sangria desatada em que vivemos, histórias de vida como essa, nos faz bem.
 
christopher zalenski nogueira em 06/11/2012 11:08:12
Esta matéria é um lindo exemplo de vida e de amor do casal e do filho.
Esta é mais uma certeza que para Deus não existem barreiras.
Parabéns ao Campo Grande News pela linda matéria.
 
VALDIR VILLA NOVA em 06/11/2012 10:59:13
Realmente uma bela história e superação a desse casal e filho eu os conheço da paróquia Nossa Senhora das Graças no bairro Nova Lima da qual eu e eles fazem parte, que nosso bom Deus continue abençoando e iluminando essa bela família.
 
Andrea Porto em 06/11/2012 10:53:17
Que lindo é nosso Deus, coloca na família um anjo, para guia os seus caminhos. Parabéns Pedro Miguel !!!
 
LUIZ GONZAGA ORTIZ DOS SANTOS em 06/11/2012 10:43:47
Esse menino é um benção na vida desse casal, é a prova que Deus sempre esta olhando para o seus filhos, e eles são exemplos de pais, que apesar das dificuldades estão fazendo um ótimo trabalho na educação do filho. Linda reportagem!
 
Suzamar Gomes Cardinal em 06/11/2012 10:42:10
Que reportagem linda!!
 
Priscilla Brandão em 06/11/2012 10:37:54
Exemplo de vida......Parabéns pela reportagem
 
Rodrigo Pereira Mendonça em 06/11/2012 10:33:57
O Jocelino ele estuda comigo na Uniasselvi,ele é um exemplo de vida, só Deus mesmo prá dar a este casal o Pedro Miguel.
 
Geraldo Guarina Cana Verde em 06/11/2012 10:33:55
MARAVILHOSO,COMOVENTE E LINDA HISTÓRIA DE VIDA, QUE DEUS OS CONSERVE ASSIM SEMPRE UNIDOS PELO AMOR...
 
ana paula sousa ribas em 06/11/2012 10:09:13
A felicidade de ajudar aos pais, lindo amei...meus parabéns aos pais e ao garoto...
 
Célia Campos em 06/11/2012 10:06:08
Meu Deus que história linda, parabéns aos pais que estão sabendo dar uma excelente educação ao filho que com certeza se tornará um homem rico em gentileza, sabedoria e amor. Parabéns e obrigada por esta história.
 
Wanda Nogueira Custódio em 06/11/2012 10:00:03
Linda a história do casal que sejam muitos felizes sempre!!!O amor não tem barreiras!!
 
Camila Marques em 06/11/2012 09:55:34
Parabéns pela matéria!!!!!! Lindo o casal e o filho.... Exemplo de superação e vida. Parabéns tb ao Pedro Miguel pela atitude do dia a dia com os pais. Lindo ver uma familia unida dessa forma.
 
Mario Silva em 06/11/2012 09:51:37
Que a benção do Espirito Santo esteja com esta familia
 
Washington Nascimento em 06/11/2012 09:21:30
Em meio a tantas crueldades nesse mundo Deus mostra sua magnitude em coisas simples como essa a se aprendêssemos a amar, mas a vida as coisas simples como brincar com nossos filhos na praça.
 
anderson bocalon dos santos em 06/11/2012 09:21:13
Que Linda reportagem... Parabéns a essa família, que Deus continue os abençoando!
 
Viviane Caetano em 06/11/2012 09:18:26
É uma cena muito emocionante pra quem já viu isso de perto. É impressionante como esse garoto ajuda os pais e ainda transparece uma felicidade enorme em fazer isso. É uma obra divina mesmo!
 
Kellen Cristina da Silva Brito em 06/11/2012 08:47:17
Que lindo a convivência dessa família. Deus os abençoe!
 
Lucimar Fonseca Weiler em 06/11/2012 08:42:07
Parabéns por esta reportagem!!! Belíssima colocação das palavras, simples demonstração de que tudo é possível nesta vida!
 
moises santos em 06/11/2012 08:41:08
Isso é a coisa mais linda de se ver!!! que Deus abençoe e ilumine a cada dia essa família linda!!!
 
Fabiana Rocha em 06/11/2012 08:30:38
imagem transparente

Compartilhe

Classificados