ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Mulher causa revolta ao dizer que índios são desocupados e devem ser enterrados

Elverson Cardozo | 30/05/2013 14:30
Print do comentário feito por Luciana Rios. (Foto: Reprodução/Internet)
Print do comentário feito por Luciana Rios. (Foto: Reprodução/Internet)

Internauta que se identifica como Luciana Rios causou polêmica nesta quinta-feira (30) ao comentar, no Facebook, notícia sobre a morte de um índio durante confronto na fazenda Buriti, em Sidrolândia, município que fica a 71 quilômetros de Campo Grande.

A mulher, que também se apresenta na rede como Lu Ferraz, disse que os índios só fazem baderna e, por isso, deveriam ser jogados em um buraco e enterrados. Além da declaração que causa espanto, Luciana tratou com descaso a luta dos terenas, que reivindicam área de 17 mil hectares da aldeia Buriti – identificada como terra indígena em 2011.

“Ai pega todos esses índios joga num buraco bem fundo e enterra. Eles só servem pra fazer baderna. Se eles pegassem as terras pra produzirem tudo, mas não... Pegam só pra trocar por dinheiro e trocar por drogas... bando de desocupados”, escreveu.

O comentário foi postado na página do Campo Grande News, no Facebook, em uma notícia que cita a avaliação do conflito pelo ex-deputado Ricardo Bacha, dono da fazenda Buriti.

A jornalista Liziane Berrocal foi uma das primeiras a compartilhar, em forma de protesto, o print da tela com as palavras de Lu Ferraz. “É isso que muita gente da minha [timeline] deve pensar, mas não fala. [...] Tenho medo desse pensamento de higienização social se disseminando, sendo cada vez mais recorrente entre as pessoas”, escreveu.

A declaração da mulher rendeu comentários de apoio, de quem assume ser “intolerante com algumas coisas” e daqueles que, perplexos, criticaram a atitude de Luciana.

Ben Oliveira, outro usuário da rede, chegou a citar o nazismo. “Um bando de gente se comportando como Hittler... Vejam os horrores causados pelo nazismo de perto e repensem suas opiniões. Nada como ter um choque de realidade e acordar para a vida. Ninguém para para pensar que poderia ter nascido no outro lado da moeda, né?”, escreveu.

No mesmo post, Marta Freire Audi resumiu a situação: “Brasil, mostra sua a cara... mais uma vez!”. O presidente do Fórum Municipal de Cultura, Vitor Hugo Samudio, arrematou: “Vamos contar os mortos (como sempre, índios)”, disse.

O Campo Grande News tentou contato, pelo Facebook, com a autora da mensagem, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Confronto - A fazenda Buriti foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. A reintegração não foi cumprida no dia 18 e a decisão acabou suspensa até ontem, quando foi realizada audiência na Justiça Federal.

Sem acordo entre as partes, o juiz Ronaldo José da Silva determinou o cumprimento da reintegração de posse. A operação de reintegração de posse da manhã de hoje conta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, médicos do Samu e policiais da Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em Mato Grosso do Sul acompanha a ação na Fazenda Buriti. Até agora, o confronto resultou em um indígena morto e outros 5 feridos. Os 17 mil hectares da aldeia reivindicados pelos indígenas estão em posse de fazendeiros.

Nos siga no Google Notícias