ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Na Via Sacra, meninada aprende que Páscoa vai além do chocolate

Marcada para ter início às 15h a Via Sacra da Comunidade São Pedro e São Paulo, na Moreninha III, só foi começar por volta das 18h. E mesmo com a demora até os pequenos fieis aguardaram o início da procissão.

Adriano Fernandes e Miriam Machado | 30/03/2018 18:43
Meninada animada para acompanhar a via sacra mesmo sobre a ameaça de chuva. (Foto: Paulo Francis)
Meninada animada para acompanhar a via sacra mesmo sobre a ameaça de chuva. (Foto: Paulo Francis)

Mais que uma encenação artística, a Via Sacra na Moreninha III, nesta Sexta-Feira Santa é, para alguma mães, também uma oportunidade de ensinar para os filhos que a data vai muito além dos ovos de chocolate e o mito dos coelhinhos saltitantes.

Em meio a multidão, alguns pequenos fieis também acompanham a procissão, entre uma brincandeira e outra e sobre a tutela das mães devotas.

“Mas ele sempre gostou de assistir, só que eu explico bem sobre o verdadeiro significado da encenação. Hoje ainda lembrei ele que o ovo é só um símbolo do comércio e o que realmente importa é a fé”, comentou doméstica Célia Said, 50, ao lado do filho Antônio Carlos, de 8.

Quem também reafirma essa ideia é a dona de casa Cleide Oliveira, de 34 anos, que levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos. Mas na família tem quem não se contenha só a assistir. “O irmão dela participa da encenação e fazia os ensaios lá em casa. Ela até queria participar, então ficou um pouco mais fácil fazer ela entender”, conta.

Célia e o filho Antônio Carlos, de 8 anos. (Foto: Paulo Francis)
Célia e o filho Antônio Carlos, de 8 anos. (Foto: Paulo Francis)
Cleide levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos, na Via Sacra.(Foto: Paulo Francis)
Cleide levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos, na Via Sacra.(Foto: Paulo Francis)

Cleide ainda opina que não só a igreja como a escola também auxiliam nesse entendimento. “Antigamente a escola só mencionava o coelhinho e o ovo, mas hoje em dia também explica sobre o contexto por trás da páscoa”, diz.

“É um dia muito feliz em que papai do céu renasceu e deu mais alegria para as crianças”, acrescentou Ana, entusiasmada.

Já a professora Rosileide dos Santos, de 40 anos, levou além dos filhos Gustavo Henrique, 8, e Rafael Henrique, 6, também os dois sobrinhos Samuel e Sofia para assistirem a encenação. Ela também ressalta que a cobrança da garotada pelo ovo de chocolate é inevitável.

“É um simbolo que agrada mas tento fazer eles entedederem que há uma importância por trás disso. O valor que Jesus teve em nossa vida e que a ressurreição foi por nós e que ele é eterno”, conclui.

A encenação - Marcada para ter início às 15h a Via Sacra da Comunidade São Pedro e São Paulo, na Moreninha III, só foi começar por volta das 18h, depois que o caminhão onde é feita a encenação atolou, durante o ensaio de som o Parque Jaques da Luz, no bairro. 

Apesar do atraso os fieis aguardaram o início da Via Sacra, mesmo debaixo de chuva. 

Confira algumas imagens do evento. 

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias