ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Passada de mãe para filha, sopa paraguaia tem gosto da saudade de Zilá

Paula Maciulevicius | 09/09/2016 07:21
A receita vem sendo passada de mãe para a filha na família Nantes. (Foto: Fernando Antunes)
A receita vem sendo passada de mãe para a filha na família Nantes. (Foto: Fernando Antunes)

Há dois anos e sete meses que da casa no bairro Recanto dos Pássaros, em Campo Grande, não sai mais o cheiro da sopa paraguaia do forno de Zilá. A receita vem sendo passada de mãe para a filha há três gerações e hoje, o gosto do prato tem sabor de saudade para a família Nantes.

"Tem uns quatro anos mais ou menos que ela me ensinou. Tudo o que eu aprendi, foi receita dela", conta a filha, Eliane Nantes Vasques Cânepa, de 52 anos. Mais do que o modo de fazer da sopa, Zilá passou à filha um amor incondicional e uma simplicidade de quem pensava primeiro na família, antes de si mesma. 

Pequenina, o mesmo carinho que passava aos familiares e amigos, reproduzia na cozinha. Zilá fazia mágica com os limões que a vida lhe deu ao longo do caminho, fazendo-os carregarem em si um pouco da doçura que ela tinha no peito.

Zilá com a netinha mais nova, Valentina. (Foto: Arquivo Pessoal)
Zilá com a netinha mais nova, Valentina. (Foto: Arquivo Pessoal)

Criou filhos e netos e volta e meia dava abrigo em casa, para quem precisasse de um espaço temporário para morar. Nunca reclamou e nem baixou a cabeça diante das dificuldades financeiras que surgiram, assim como nunca deixou de ser amável. Até mesmo quando na velhice, cuidou anos a fio do marido com Alzheimer.

Voltando à receita de família, aprendida com a mãe, "vó Teteza", como era chamada, de ingredientes, a sopa leva: milharina, queijo, cebola, manteiga e leite. Mesmo sendo criada comendo o prato, Eliane, a filha de Zilá, só aprendeu a fazê-lo quando dedicou um tempo maior à mãe. "Eu nunca tinha tempo de ficar perto dela, aí nestes quatro anos nós ficamos um tempo lá e aprendi a fazer pão caseiro, sopa paraguaia, os salgados dela: esfirra e coxinha. Mas o carro-chefe mesmo, era a sopa", descreve Eliane.

Aos domingos, ela e a mãe saíam pelo Recanto dos Pássaros, em carrinhos de feira, vendendo de casa em casa. A clientela já era fixa e fazia os pedidos por telefone. Hoje, quando o cheiro sai do forno, Eliane precisa segurar as lágrimas.

Segredo está na discrição da cebola, que quase não aparece. (Foto: Fernando Antunes)
Segredo está na discrição da cebola, que quase não aparece. (Foto: Fernando Antunes)

"Muita saudade, muita saudade da minha mãe. Ela era muito, muito boa. Não tem o que reclamar dela e do meu pai, foram muito bons", conta a filha. Zilá infartou em janeiro de 2014, um ano e sete meses depois de enterrar o marido, Luiz, deixando três filhos, oito netos e dezenas de bisnetos.

O segredo da receita está na discrição da cebola. "É que quase não aparece, tem umas que a gente come por aí que aparece a cebola", diferencia. O modo de fazer, Eliane sabe de cabeça:

"Coloco uma colher de manteiga, óleo e a cebola bem picadinha. Frito, frito e deixo bem desidratada. Depois coloco 1litro de leite, espero abrir fervura e vou mexendo com a milharina. É tipo um bolo", explica.

A massa é posta para enfriar numa bacia, depois recebe queijo ralado, seis ovos, uma colher de pó royal e mais leite. No total, são 2l da bebida. "Eu bato normal mesmo, na mão, depois que ponho na forma, jogo queijo por cima e uma gema para ficar essa corzinha", completa.

O tempo no forno vai variar, mas em média são 40 minutos. "A hora que começa a assar, já dá um cheirinho. Tem uns que falam que sai igual a dela, outros não, que sai parecido. Da minha mãe? Só tenho coisas boas a falar dela, ensinou a respeitar, viveu mais de 60 anos com meu pai", resume a filha.

Era de praxe que Zilá fosse almoçar aos domingos na casa da filha, na região do Noroeste, depois da missa. A última vez que ela veio, foi um final de semana antes de partir.

Curta o Lado B no Facebook. 

Com olhos cheios de lágrimas, Eliane oferece a sopa paraguaia carregada com gosto da saudade. (Foto: Fernando Antunes)
Com olhos cheios de lágrimas, Eliane oferece a sopa paraguaia carregada com gosto da saudade. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias