A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

27/12/2013 06:19

Porteiro há quase 30 anos no Rádio Clube, Zezão já é vovô entre os sócios

Paula Maciulevicius
Zezão entrou no lugar do tio em 1986 e dele herdou o apelido. (Fotos: Cleber Gellio)Zezão entrou no lugar do tio em 1986 e dele herdou o apelido. (Fotos: Cleber Gellio)

Dos 90 anos de história, três décadas do Rádio Clube Cidade passaram debaixo do bigode de José Antônio dos Santos. O porteiro Zezão, tem 27 anos de trabalho na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Padre João Crippa. Com 1,90m de altura e fala imponente, o tamanho todo vai abaixo quando ele tira do bolso um lenço e enxuga os olhos. As palavras são de carinho para com a família que ele vê diariamente, os sócios.

Veja Mais
Astrologia védica mostra o futuro, mas também ensina a aceitar o destino
Como mágica, o amor encontrou o palhaço e romance vive liberdade em belas fotos

O clube que já viveu os anos dourados, reuniu a sociedade campo-grandense e foi palco dos melhores bailes que a cidade já dançou, tem uma relíquia à porta, que foi contratada justamente pela altura. Zezão entrou no lugar do tio em 1986 e dele herdou o apelido.

“Eu era segurança, inclusive trabalhei na casa do Lúdio Coelho, quando era prefeito e do Ary Rigo. Aí, o presidente da época, Mohamed Zaher, me chamou para trabalhar na boate porque ele queria um porteiro à altura”, relembra com trocadilho.

Foram dois anos de boate até que foi inaugurada a portaria na Barão do Rio Branco, onde Zezão entrou como porteiro e logo se tornou encarregado de portaria, função que ocupa até hoje.

Quando começou, Zezão ainda tinha cabelos e bigodes escuros. Quando começou, Zezão ainda tinha cabelos e bigodes escuros.

Em média são mil pessoas que passam por ali das 6h até 22h, horário de encerramento das aulas. Pergunto se são mil bom dias e boas tardes que ele distribui. “Não, não, tem o tudo bem, como vai”, completa.

À época de início na portaria, Zezão ainda tinha cabelos e bigodes escuros. Hoje, só ficou o bigode e o pouco de cabelo, já está todo branco. Ele nega que tenha sido a trabalheira que os sócios dão, prefere dizer que é genética mesmo.

Além da mudança na entrada, Zezão acompanhou o declínio do Rádio. Da carteirinha de sócio com tíquete de manutenção pago, até o cartão magnético que acusa a mensalidade em dia, às lutas para resgatar o que um dia foi o Rádio Clube.

“As lembranças que a gente tem é dos bailes, dos Carnavais, coisa que a gente guarda até hoje” diz. Isso, da alegria com quem os sócios chegam e da espontaneidade que o sorriso largo demonstra, de quem aproveitou a festa.

A maior parte dos sócios ele conhece por nome. Zezão já é vovô da turma. “A gente está aqui para proteger esse povo e como cuidou dos pais, hoje cuida dos filhos. Eles são a minha família”, declara.

Até hoje ele se recorda de Ramez Tebet cruzando a catraca. Nas fotos espalhadas em banners na entrada, estão políticos como o ex-prefeito Nelsinho Trad e o atual prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, em partidas de futebol. Do mais alto escalão aos mais simples, não tem quem passe pela portaria sem o seu cumprimento. “Lidar com povo é muito gratificante, eu nem imagino o que estaria fazendo hoje se não estivesse no Rádio, porque a gente mora mais aqui do que em casa e é a minha maneira de conviver com o povo”, comenta.

A casa mesmo do porteiro é lá no conjunto Aero Rancho, de onde ele vem de manhã, de ônibus, carro ou de carona. O horário de expediente é da tarde para a noite, mas como encarregado, ele faz questão de ver tudo de perto.

“O pessoal brinca, nossa Zezão, é só você que trabalha? Eu saí ontem era você que estava aqui, hoje eu chego e é você. É que hoje em dia tem que gostar do que a gente faz e eu gosto”, conta.

Do Zezão tio, ao sobrinho, José Antônio passou a portaria para a segunda geração. O filho, Marcos Antônio dos Santos, já tem mais de 10 anos como porteiro da sede do Rádio Clube Campo. E como não podia de ser, é conhecido como ‘Marcão’.

Se ele vai sair da portaria, nem Zezão sabe dizer. Prefere modestamente dizer “ninguém é insubstituível”.

Do trabalho de porteiro, ele diz que a missão é proteger o povo e que hoje cuida dos filhos de quem cuidou no passado. Do trabalho de porteiro, ele diz que a missão é proteger o povo e que hoje cuida dos filhos de quem cuidou no passado.



Zezão, esse é o cara, meus parabéns, a reportagem é uma dedicatória a esse trabalhador exemplar. Sucesso!!!!
 
Sergio Setsuo Uehara em 13/01/2014 15:05:10
ZEZÃO, PAIZÃO e Amigão dos sócios do Rádio. P/ mim, é também é o BARÃO da Barão. Trata-se de um Patrimônio histórico do nosso Rádio/Cidade, figura impar, leal, dedicado, sincero e principalmente prestativo e de confiança. Que o G.A. continue a iluminar seus passos e que lhes dê saúde paz e felicidade, junto aos seus familiares. Que Deus o abençoe sempre.

BRAÇÃOOOOOOOOO!!!!! ZEZÃOOOOOOOO !!!!!!!!!

Edmar Camargo Bentos.
 
Edmar.camargo Bentos em 08/01/2014 17:24:15
Zezão! Noite dessas pensei muito como presentear as pessoas amigas neste 2014. Não pensei em dar-lhe um só presente, mas vários.Assim foi que no dia seguinte levantei-me e fui à cidade a procura de uma loja que pudesse encontrar tudo o que imaginei.Comprei sol, chuva, vento, sorriso, pacotes de amor, paz e esperança pra você usar quando sair da rotina.
Comprei pacotes contendo amizade e um grande coração para você poder guardar todos os seus presente. Você merece tudo isso e um pouquinho mais que DEUS lhe reservou.Muito obrigada pela dedicação e atenção para conosco.
Abraços.
 
Célia Maria Lino em 31/12/2013 23:58:41
Meu amigo Zezão, meus parabéns, você merece toda essa homenagem, pois é uma pessoa de caráter, digno, honesto, humilde, enfim, tive o prazer de trabalhar com esta pessoa por 09 anos, sempre companheiro, dedicado e principalmente grande amigo, quando tinha tempo livre, e ficava na portaria conversava muito com o zezão, pessoa culta falava sobre todos os assuntos, abordava com bastante precisão...... enfim, parabéns e muito sucesso...
 
HUMBERTO GARCIA em 28/12/2013 21:16:38
E tinha que ser a Paulinha pra escrever sobre o Zezão! Lembro das broncas pela bagunça na portaria quando criança e depois das longas conversas ali na frente com ele, quando esperava minha mãe me buscar. Sempre trabalhando com alegria. Grande Zezão! Parabéns, Paula!
 
Camilla Jovê em 27/12/2013 23:26:32
Zelão parabéns por todo este tempo que voce dedicou -se a portaria deste grande clube no qual voce sempre foi um mediador para resolver os problemas dos associados,principalmente do grupo da sauna que sempre foi um problema para voce , faço votos que voce aposente por este clube com todos os merecimento de um grande funcionario.
 
Rene Piagudo de Lacerda ( um dos idealizadores da construção da sauna do Radio Clube) ex.cotista. em 27/12/2013 15:16:57
Nossa ! Lembro muito do Zezão quando fazia natação e malhava no Rádio ! Sempre simpático e atencioso com a gente !
 
Mariana Santos em 27/12/2013 11:07:26
Isso é o que torna uma pessoa ser digna de respeito... parabéns....
 
Paulo Louveira em 27/12/2013 09:44:36
ZEZAO. TODAS AS VEZES QUE PASSO NA PORTARIA BRINCO COM VOCE, E, NUNCA
O VI DE CARA FEIA, ZEZAO O EGOISMO ESCAVISA, MAS O AMOR LIBERTA. CONTINUE COM ESSA ALEGRIA, ATRAS DE VOCE ZEZAO TEM A SUA FAMILIA, ESSA SIM, É A SUA RETAGUARDA, ELA NOS SUSTENTA TODOS OS DIAS. PARABENS PELO SEU AMOR PELO CLUBE.
RAMAO MARCONDES
 
Ramao Marcondes em 27/12/2013 09:24:16
Srº Zezão tive a felicidade de trabalhar com ele ai no Rádio Clube , uma pessoa fantástica.. batalhador, honesto e ao meu ver uma pessoa que deveria ser homenageada na câmara de vereadores em nome dos muitos trabalhadores desta cidade que viram o desenvolvimento desta capital.Me entristece o fato de não haver por parte da diretoria o reconhecimento maior para com ele, digo financeiramente, pois uma pessoa que esta há mais 27 anos e ainda tem de pegar ônibus ou vir de carona.. por favor diretoria vamos reconhecer financeiramente estes 27 anos de dedicação deste cidadão, a este clube que faz parte da história sul matogrossense.
A todos um feliz 2014 cheio de Amor, Paz, Compreensão, Gratidão, Saúde,Prosperidade e Sabedoria
 
Peterson Ataide em 27/12/2013 09:10:07
O Zezão merece esse reconhecimento e essa justa homenagem, pois é uma pessoa da melhor qualidade! Um abraço e obrigado por tudo, Zezão!
 
Rui Gibim Lacerda em 27/12/2013 08:56:56
NUM PAIS DE IGUAIS JÁ SERIA TRATADO COMO SÓCIO POR TANTA DEDICAÇÃO,MAIS ELE NÃO PODE SER TRATADO DE IGUAL SÓ PORTEIRO,AINDA HOJE SE TEM MUITA OSTENTAÇÃO PARA MOSTRAR QUE VC É MELHOR DO QUE OS OUTROS,BOBAGEM.
 
luiz carlos em 27/12/2013 07:42:42
Quem trabalha com amor tem alegrias que só ele conhece, é um bem tão grande e que
fica para sempre.
 
mirella forti cossignani em 27/12/2013 06:59:10
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.