ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Preocupados em não engravidar, jovens vão só na pílula e camisinha vira raridade

Paula Maciulevicius | 16/02/2015 06:45

Em pleno Carnaval, ao mesmo tempo em que os órgãos de saúde distribuem preservativos aos foliões, o chão passa a ser tomado por camisinhas ainda embaladas. A preocupação dos jovens tem sido apenas em não engravidar e como neste quesito o anticoncepcional cumpre o seu papel, a camisinha parece ter virado raridade. De início, ninguém quer admitir para a reportagem que já transou sem, como se a pílula fosse a proteção contra tudo e a única consequência do sexo fosse de uma gravidez indesejada. Como o tema ainda é tabu, boa parte dos entrevistados não quis se identificar.

Estudante, uma jovem de 24 anos, admite que já deixou passar algumas vezes e que foi apenas confiando na pílula. "Já aconteceu sim, às vezes eu até falo para colocar, às vezes não. Mas depois eu fico preocupada", conta. Só que no caso a primeira situação que vem à cabeça não é nem o quadro de doenças sexualmente transmissíveis, mas sim a possibilidade de ter engravidado.

E é só quando a gente da equipe sugere o risco da transmissão de doenças é que os personagens passam a avaliar isso também, mas ainda assim, em segundo plano. A estudante de 20 anos admite que não pegou nenhuma das camisinhas distribuídas durante o Carnaval, mas justifica que elas não teriam nenhum uso agora. Há muito tempo ela diz ter adotado o anticoncepcional, mas deixa claro que não há substiuição de um pelo outro, exceto em casos raros.

"Nã tenho namorado para dar essa relaxada, se tivesse, talvez rolaria a coisa da confiança", opina. Outro risco é o de acreditar que só por ter parceiro fixo se pode abrir mão do preservativo.

Manicure, Caroline Mello tem 27 anos e só depois dos dois filhos nascerem é que encarou a importância da camisinha. "A gente vacila, eu vacilei duas vezes e engravidei, mas não é só isso. Engravidar é uma benção e doença é o pior", opina.

Mãe de uma adolescente de 13 anos, Eliane Araújo de 35, diz que percebe o cenário de incidência de gravidez na adolescência e relaciona diretamente ao fato de que a meninada não tem usado o preservativo. "Acho que deixam de lado, porque tem mais facilidade com a pílula, que torna tudo mais prático", acredita a mãe. A filha adolescente ainda não menstruou, mas ela afirma que tem conversado e muito com a menina sobre o assunto.

E é este comportamento que a gente vê nas ruas e nas conversas que contribuíram para o aumento de novas infecções pelo vírus da AIDS. Um relatório publicado ano passado mostra que enquanto diminuiu 28% o número de novos casos em todo mundo, no Brasil este percentual aumentou e foi para 11%.

Nos siga no Google Notícias