A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

17/05/2013 06:11

Quando festa acaba, flores que iriam para o lixo viram presentes a desconhecidos

Elverson Cardozo
Desconhecidos, pessoas comuns, são pegos de surpresa. (Foto: Divulgação)"Desconhecidos", pessoas comuns, são pegos de surpresa. (Foto: Divulgação)

As mesmas flores que decoram os salões de festas voltam à câmara fria, de onde saíram antes de serem preparadas para algum momento especial. No espaço, graças aos cuidados de voluntários, elas ganham sobrevida e, antes da morte, chegam às ruas, para a última função: alegrar o dia de desconhecidos.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

O trabalho dos “intensivistas”, que dão uma segunda chance à beleza e o colorido das rosas, orquídeas, copo de leite, é duro e, na maioria das vezes, acontece de madrugada, depois que todo mundo se divertiu, mas eles não reclamam. Arrancar o sorriso do próximo, pego de surpresa, compensa qualquer sinal de cansaço.

Desde o ano passado, a Guerreiro, uma empresa de Campo Grande que trabalha com decoração de ambientes, implantou um projeto que tem feito muita gente “ganhar o dia”.

Incomodados com o desperdício após os eventos, os sócios, Sérgio Carvalho e Zezé Guerreiro, acharam uma alternativa de reaproveitar as flores das decorações. Nasceu o “Vejo Flores em Você”, projeto coordenado por Lúcia Cruz, uma “amiga guerreira”, que não mede esforços quando o assunto é a solidariedade.

Voluntárias do projeto. (Foto: Divulgação)Voluntárias do projeto. (Foto: Divulgação)

Junto com um grupo de voluntários, ela vai aos salões e, enquanto os convidados aproveitam os últimos momentos da festa, recolhe o que sobrou da decoração. Na câmara fria da Guerreiro, junto com as companheiras, faz dos arranjos pequenos buquês.

Às vezes, antes mesmo do sol nascer, sai pelas ruas, à procura de sorrisos. Vai à padaria, aos pontos de ônibus, terminais ou qualquer outro lugar que tenha a mínima movimentação. Distribui flores e alegria a quem cruzar o seu caminho, homem ou mulher. Pela agradável surpresa, tem quem pergunte: “Que dia é hoje?”. “É o seu dia”, responde a mulher.

Os idosos do Asilo São João Bosco, na região do bairro Tiradentes, já foram agraciados com a visita dos voluntários, que saem “transformados”, sem palavras para descrever o que sentem. “É maravilhoso. Eles ficam emocionados”, reumiu a coordenadora.

Lúcia conta que já teve dia em que distribuiu, junto com o grupo, 4 mil flores em um único dia. O trabalho é cansativo, mas a recompensa é maior. “Alguns ficam até espantados. Tem gente que nunca recebeu uma flor”, comentou.

Flores também chegam às mãos dos homens. (Foto: Divulgação)Flores também chegam às mãos dos homens. (Foto: Divulgação)

Para Sérgio Carvalho, a iniciativa, além do aspecto humano, agrega valor a uma responsabilidade social. “A gente sabe que transforma a vida das pessoas com esse comportamento”, disse. O projeto, acrescentou, ainda está em fase de adaptações.

Como a entrega das flores depende das festas, que geralmente ocorrem aos finais de semana, não há datas específicas para que os voluntários saiam às ruas. “Tem fim de semana que não fazemos eventos”, disse.

Outro problema é transporte. A coordenadora vai com o próprio carro aos salões. “Estamos discutindo a infraestrutura. A Guerreiro doou uma Kombi para o projeto que vai servir como peça publicitária. Também precisamos criar uma logomarca”, afirmou.

Mas isso são apenas detalhes, quase invisíveis, diante de um projeto grandioso, que tem mudado, mesmo que lentamente, a realidade de muita gente. “Quando você faz o bem, sempre fica com a melhor parte”, finalizou a coordenadora.  Não fosse a nobreza de pessoas como Lúcia, que conseguem, em meio à correria, enxergar os “desconhecidos”, Campo Grande, seria, quem sabe, uma cidade sem alma.




Parabéns Lúcia por esta iniciativa! Só pessoa como Você poderia criar este lindo projeto. Abraço.
 
Almir Pereira Borges em 25/05/2013 09:45:11
Que Lindo!!! Uma iniciativa iluminada neste mundo que as vezes há momentos tão escuros - violência, egoismo, arrogância, prepotência, individualismo. Parabéns a todos, especialmente a minha comadre Lúcia, envolvidos no projeto.
 
Angela aparecida de Barros em 24/05/2013 13:27:40
Iniciativa linda, perfumada e amorosa. Parabéns! Talvez uma corrente, um(a) ganha flores, fica feliz, dá flores a outro(a) que fica feliz, dá outras flores... E assim vai a corrente das flores!
 
Ana Severo em 23/05/2013 13:08:30
Que linda ideia, parabéns, a gente fica emocionada só de saber que existe anjos de Deus, andando no meio de nós.
 
Mara R Severo Ramos em 18/05/2013 08:29:26
Trabalhei com Zezé guerreiro e fico feliz com a iniciativa! Parabens a todos e se precisarem de ajuda ficaria feliz em ser convocada por vcs! Bjssss e que Deus abençoe vcs por esse trabalho
 
Estela Vasques em 17/05/2013 20:13:17
Achei isso muito LINDO!!!
A partir de atitudes como essa, penso que posso continuar acreditando em dias melhores para o mundo.
"Fica sempre um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas."
Parabéns aos idealizadores desta emocionante idéia!!!
 
Cristiane Gregório em 17/05/2013 18:30:41
Bela iniciativa, nos dias de hoje estamos e muito precisando desse tipo de atitude das pessoas.
Distribui-se flores, ganha-se em troca sorrisos, gentilezas, isso torna o dia mais leve.
Gostaria muito de encontrar umas das voluntárias e ganhar flores logo pela manhã. Parabéns.
 
Márcia Pradella em 17/05/2013 18:29:52
QUE COISA LINDA EU ADORO RECEBER FLORES, ESPERO ENCONTRA-LAS EM MEU CAMINHO. ESTA É UMA NOTICIA ALEGRE GOSTEI PARABENS. SEMPRE QUE VOU A FESTAS PENSO QUE AQUELES LINDOS ARRANJOS VÃO SER JOGADOS NO LIXO.
 
MARIA JIAME ALMEIDA em 17/05/2013 18:14:28
Maravilhosa iniciativa. Isso mostra que em meio a tantas notícias ruins, onde o ser humano se mostra tão mesquinho, egoísta, sem ética, a vida nos revela pessoas altruístas, e que nos pequenos gestos, transmitem grandeza..!!!!!
 
Neide Camargo em 17/05/2013 11:19:38
E os novos voluntários, buscam informações onde, com quem?
 
Tatiana Quevedo em 17/05/2013 10:54:39
Olá, Parabéns a vcs da Guerreiro pela Generosidade e por fazer as pessoas felizes com um gesto de carinho!
 
Shirley Silveira em 17/05/2013 10:45:11
Lindo gesto! Parabéns!!!
 
Bruna Godoy em 17/05/2013 10:34:57
Belissima iniciativa da guerreiro e seus voluntários, otima matéria do cpo gde news, no meio de tantas reportagens de tragedias, roubos, acidentes, etc, eis uma alegria ao proximo. Adoro ganhar flores e espero um dia poder receber das mãos deste grupo uma rosa. Parabens a todos vcs que trazem o sorriso ao rosto de tantos desconhecidos.
 
MAGALI SANTANA em 17/05/2013 10:29:43
Parabéns pela iniciativa!
O mundo precisa é disso!
 
José Alves em 17/05/2013 10:23:35
Que boa iniciativa!! Quem alegra um pouco a vida do próximo alegra muito mais a sua própria! Parabéns aos voluntários e colaboradores!
 
Higor Almeida em 17/05/2013 10:15:55
Agradeço e glorifico a Deus por iniciativas de pessoas maravilhosas como essas, a disposição e disponibilidade de todos os envolvidos em levar um pouco de amor em forma de flor a pessoas que às vezes precisam exatamente desse pequeno gesto pra continuar a difícil caminhada de seu dia-a-dia. Do fundo do coração muito obrigada por levar alegria aos corações de tantos! Quem sabe um dia também serei agraciada com uma flor e um sorriso de vcs.
 
Vânia Ramos em 17/05/2013 10:02:20
São essas atitudes que nos fazem crer que o mundo pode ser melhor!!Parabéns pela linda iniciativa!Nada melhor que colorir a vida das pessoas!
 
Cleusa Sabino em 17/05/2013 09:38:17
Parabéns pela iniciativa. Vemos ai que o mundo não está todo perdido, há de se ter esperança. Eu também acredito que o carinho que vai nessas flores não tem como não transformar a vida de alguém. Só se não tiver coração. Muuuuuuuuuuuuitos parabéns!!!
 
Marli Venier em 17/05/2013 09:32:14
Parabéns a equipe pelo projeto. Transformar um dia cansativo cheios de problemas em alegria é um desafio, mas vocês estão mostranto com amor e carinho ao proximo que isso é possível e prazeroso.
 
Kátia Souza em 17/05/2013 09:32:04
Belíssima iniciativa. Parabéns aos idealizadores e voluntários. Com certeza voces fazem o dia de muitas pessoas mais alegre, colorido e perfumado; e de acordo com a lei do universo, o retorno para voces é muito gratificante e o cansaço fica em segundo plano.
Tomara que mais pessoas em outras localidades "copiem" essa idéia. Voces são de fato seres humanos na essência da palavra; que Deus abençoe. Abraços.
 
Erudilho Nabuco em 17/05/2013 09:27:04
Perfeitoooooo!!! Amei a atitude...Lindo demais, até imaginei os simples e sinceros sorrisos, isso é sensacional. Parabéns pessoal.
 
ELBA ROSSATI NANTES em 17/05/2013 09:08:48
ótima iniciativa deixa todos surpresos e feliz,porque é muito bom receber flores
 
angelica miranda em 17/05/2013 09:08:31
Lúcia Cruz
Eu sim "Vejo flores em VC"
E ñ só flores...
É de pessoas cm vc q ñ só CG esta precisando,mas o mundo todo..
Parabéns pela iniciativa,pela disposição e claro pelo AMOR cm que faz esse "serviço"...
Parabéns!!!!!
 
Rose Barbosa em 17/05/2013 09:03:49
Gostaria de saber o contato do projeto para poder participar!
Parabéns pela matéria e ao Guerreiro pela atitude, são ações que não custam e que fazem o bem!!
 
Mayara Martins em 17/05/2013 08:46:16
Parabens, a todos os voluntários e as pessoas que tiveram a linda ideia, são pessoas de uma enorme sensibilidade. Esse gesto faz a gente ainda acreditar no ser humano.
 
JOANA DARC CORREA DE SOUZA em 17/05/2013 08:30:12
Parabéns à equipe pela iniciativa. Um pouco de vida para alguns que sobrevivem duramente. Quando existem tantos que so fazem distribuir o mal eis que surgem almas que se doam pelos outros. Digno de aplausos!!
 
Jéssica Santos em 17/05/2013 08:27:32
O mundo precisa de iniciativas como essa. Somente com educação e atitudes assim conseguiremos sair às ruas com mais tranquilidade. Ao invés de encontrarmos pessoas estressadas, mal educadas, que não têm consciência que vivem em comunidade e precisam dividir o mesmo espaço de forma harmoniosa, encontramos de repente alguém que nos oferece flores. Isso desarma, transforma o outro! Parabéns aos participantes do Projeto.
 
Márcia Maria em 17/05/2013 08:09:49
Parabéns a minha querida amiga Lúcia e seus colaboradores; o que poderia esperar de uma pessoa como você, que é pura sensibilidade, amor, alegria, que transforma a tristeza e dificuldades da vida (comuns a todos nós), em gestos tão simples, belos? Este mundo tem conserto.... grande abraço!
 
Iassy Félix em 17/05/2013 08:08:36
Mãos Que Oferecem Rosas

Fica sempre, um pouco de perfume nas mãos que oferece rosas,
nas mãos que sabem ser generosas.

Dar um pouco que se tem ao que tem menos ainda
enriquece o doador, faz sua alma ainda mais linda.

Fica sempre, um pouco de perfume nas mãos que oferece rosas,
nas mãos que sabem ser generosas

Dar ao próximo alegria, parece coisa tão singela,
aos olhos de Deus porém, é das artes a mais bela.

Fica sempre, um pouco de perfume nas mãos que oferece rosas,
nas mãos que sabem ser generosas.
 
Fabricia Garcia Marcuci em 17/05/2013 07:35:27
Linda iniciativa.......Parabéns a todos que estão que estão empenhados nesse trabalho...Quero ter a opurtunidade de receber tbm...