A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

03/10/2013 07:11

Quarta-feira: o dia de desperdício na praça de alimentação do Shopping

Anny Malagolini
O que fica no prato ainda dá para alimentar uma pessoa. (Foto: Marcos Ermínio)O que fica no prato ainda dá para alimentar uma pessoa. (Foto: Marcos Ermínio)

Prato feito, fast-food e refeições mais refinadas, como frutos do mar e comida japonesa...Não adianta, sempre resta algo no prato. O situação fica ainda mais clara em dias de quarta-feira, com as tradicionais promoções na praça da alimentação do shopping mais antigo da cidade. 

Veja Mais
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980
Super-heroi, Pedro precisa de ajuda para continuar salvando a alegria da família

Quem trabalha recolhendo as bandejas é testemunha da sobra de comida, que por muitas vezes nem chega a ser tocada.

Um mês trabalhando na equipe de limpeza do Shopping Campo Grande foi suficiente para funcionária Rayane Oliveira, de 23 anos, se surpreender com a quantidade de alimento recolhido em direção as lixeiras. Ela lembra que por vezes não tem dinheiro para comprar o lanche que ali, mal é tocado pelos clientes. “Dá vontade de comer, é tanta comida”, brinca.

Nas mesas, é possível ver pratos e mais pratos cheios de feijão, estrogonofe, pedaços enormes de bife à milanesa, saladas, porções de batatas fritas, refeições completas que alimentariam 2, 3... sabe-se lá quantos. A impressão é de que se duas pessoas tivessem entrado em um acordo e pedido apenas uma refeição, economizariam dinheiro (no mínimo).

“Tem cliente que até oferece, mas não aceito”, diz a funcionária Rosemeire Bueno, de 42 anos. Acostumada em ver tanto desperdício no ambiente de trabalho, em casa a auxiliar de limpeza garante que faz diferente para não repetir o erro que reprova durante o expediente: “Sirvo só o que vou comer, é um pecado jogar fora”.

Em um ano jogando comida dos outros no lixo, a auxiliar de limpeza Íris da Silva, de 29 anos, percebeu que a gula é o tal pecado de prejuízo incalculável. "Comem primeiro com os olhos e depois não aguentam no prato", sugere. 

As funcionárias elegeram o queridinho dos brasileiros: o arroz, como o alimento que mais é desperdiçado. Os clientes que compram os “pratos feitos” são os que mais deixam o arroz, já que vem em uma quantidade desproporcional, graças aos restaurantes. 

O gerente do restaurante japonês, Jeferson Valter aponta uma solução: cobrar sempre por quilo. "Infelizmente as pessoas ainda desperdiçam", lamenta. 

O Brasil é um dos principais países que mais desperdiçam alimentos. Em 2006, segundo a Embrapa, mais de 26 milhões de toneladas de comida fori para o lixo.

É normal ver comida nos pratos na praça da alimentação. (Foto: Marcos Ermínio)É normal ver comida nos pratos na praça da alimentação. (Foto: Marcos Ermínio)



Sempre que vejo algo que ainda está com uma aparência razoável, eu acabo pegando pra comer. Não tem nada demais. Se todos fizessem isso, não iria tanta comida para o lixo.
 
Gilson Rezende em 04/10/2013 01:15:02
Eu concordo com o João Batista, a comida servida principalmente nos dias de promoção são horríveis, daí sobra mesmo. Claro que não estou entrando no mérito do diperdicio que é um absurdo, só acredito que se a sobra é tão grande pode não ser só culpa do consumidor.
 
izabel duarte em 03/10/2013 22:17:17
Precisa ver também se a comida é boa, bem feita, não é p/que é o SHOPPING q/é ótima, eu tenho comido porcaria e ser enganado c/as fotos, na hora n/é nada daquilo, principalmente aquele NORTE SUL, as vezes é preferível nos lugares simples c/comida caseira.
 
Sérgio Marinho Marques Cavalcanti em 03/10/2013 20:12:51
Pessoas consumistas, materialistas, fúteis e vazias de espírito...

MAS COM DINHEIRO E TEMPO, ALGO QUE EU NÃO TENHO. PARABÉNS PRA ELAS ENTÃO.
 
Cyro Escobar em 03/10/2013 17:04:59
Boa tarde Sonia Abreu,tem pessoas da limpeza que vai trabalhar de carrão todos os dias,só porque está na limpeza não tem dinheiro cade o Frederico para ler seu comentário.
 
Lucas Prado em 03/10/2013 16:44:12
Concordo com Frederico Lopes. Se as pessoas fossem menos consumistas, dividiriam um prato para dois numa boa. Deveriam pensar que essas pessoas da limpeza não tem dinheiro nem para lanchar, mas tem de jogar no lixo as sobras dos sem consciência.
 
Sonia Abreu em 03/10/2013 15:22:09
A culpa é do consumidor sim ....ele acha que ta pagando e pode fazer o que quiser..e na verdade ele tem esse direito...mas o fato é que é um bem tao sagrado que poderia estar alimentando pessoas carentes ...falta é educaçao mesmo
 
ROGERIO CARVALHO em 03/10/2013 13:40:55
Sabe o nome disse ??? Falta de educação, pois aprendi em casa a colocar no prato apenas o que vou comer, se coloquei tenho que comer,,,agora ficam de conversa fiada dizendo que a qualidade da comida não sei o que lá, que é muita comida, que deveriam abaixar o preço....gente me poupe...as pessoas precisam tomar vergonha na cara e parar de jogar comida fora...
 
Roberto Fernandes em 03/10/2013 12:38:35
Ainda bem que tem algumas pessoas inteligentes por aqui. A culpa nem sempre é do consumidor. A maioria dos lugares servem pratos prontos, e em uma quantidade exagerada para alguns. A solução seria pratos menores e pela metade do preço.
 
Luciana Santos em 03/10/2013 10:25:34
Tantas pessoas passando fome e vocês jogando comida no lixo,o alimento é sagrado!!!
 
Jackson Eduardo Barretos em 03/10/2013 10:22:24
concordo que o olho é maior que a barriga,mas estou desapontado a maioria dos restaurantes do shopping norte sul a comida e muito ruim o bife parece uma sola de sapato e as promoçoes sao um horror espero tao cedo nao voltar la pra comer
 
JOAO BATISTA em 03/10/2013 10:08:02
A natureza é sábia. Se há desperdício de alimento, um dia haverá falta dele. Aí aprenderemos a consumir o necessário.
 
Max de Oliveira em 03/10/2013 09:54:36
Seria uma solução os restaurantes oferecerem pratos com metade do tamanho do prato normal, cobrando um preço com eles compatível. Nem sempre é possível dividir o prato com outra pessoa, o ideal, então seriam porções menores.
 
mara ferreira em 03/10/2013 09:06:25
E isso ai Frederico concordo em gênero, grau e numero tem muita gente que se enquadra nesse perfil. Vai ao shopping somente para ostentar essa medíocre ideia de poder.
 
jose carlos em 03/10/2013 08:45:42
Galera! vale lembrar que no shopping é cobrado o valor do prato tamanho único se fosse no sistema self service o desperdício é menor, fica a sugestão te colocar tamanhos diferentes tamanho, médio e grande com valores diferenciados.
 
Vanderlei Silva em 03/10/2013 08:42:04
As pessoas que já foram à Europa comentam, quando voltam e contam da viagem aos familiares e amigos, que na "Europa" come-se pouquíssimo nos restaurantes. Caro e pouco, dizem. Mas não vemos nenhum desnutrido dentre os europeus. Isso tem explicação histórica: só no último século foram 2 guerras, totalizando 9 anos de conflito, fome, frio e miséria. Coisas que o povinho sem cultura e educação do Brasil NUNCA viu.....A demonstração mais explícita de falta de cultura e educação e respeito humano é vermos pessoas desperdiçando comida, jogando fora, enquanto milhares de pessoas carentes imploram por algum alimento, perambulando nas ruas. Resta-nos ensinar aos filhos o RESPEITO ao alimento colocado à sua frente. É voltar ao velho e bom "OLHO MAIOR QUE A BARRIGA", que cansei de ouvir de meu pai.
 
Paulo Roberto em 03/10/2013 08:39:10
Olha eu dou um destino em casa , para a comida que sobra do almoço, a muitos anos faço isso, pego uma marmita descartável e monto um bom prato e coloco dentro do carro. e vou andando na rua o primeiro rueiro que encontro chamo pergunto se aceita o rango, e dou para ele, fica muito contente, pois é uma alimentação da qual eu compartilhei com ele , não é resto e sim um bom prato muito limpo. faça isso você também???? não joga fora, tem alguém com fome muito perto de você.. é só dar uma olhada para os lados,,,,abraço.
 
paulo g diaz em 03/10/2013 08:26:23
Vale lembrar que muitas vezes o desperdício se dá pela péssima comida que nos é oferecida, os restaurantes deveriam se atentar para isso, eu não como mais em praças de alimentação, além de ser caro a comida é horrível........
 
Tatiane Medeiros em 03/10/2013 08:16:52
É que não dá para ter um controle, mas o certo é cobrar a mais se deixar comida, mas os proprios restaurantes colocam uma quantidade absurda no prato das pessoas, mas tinha que ter um destino para esta comida toda...
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 03/10/2013 08:10:22
Não existe outro pais,onde tenha tanta fartura, no Brasil não morre de fome, o que falta é uma compreensão de que precisamos prever,armazenar,não desperdiçar,reciclar tudo que for possível!preservando para o nosso futuro!!
 
Caio Prado em 03/10/2013 08:04:07
Os donos dos restaurantes não sabem orientar seus funcionários......ESTOU FALANDO, 99% dos( pratos prontos)...servem a comida tamanho montanha, caindo para fora....PARECENDO QUE ESTÃO FAZENDO PRATO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL (onde,as pessoas realmente sentem fome pelo tipo de serviço que faz). Arroz, como foi falado nesta reportagem 1 kg em cada prato...
O resultado é isso, desperdício, excesso de comida jogada ao lixo. Será que a saída, não seria por kg?
 
Tania Barbosa em 03/10/2013 08:03:31
Se de um lado as pessoas não tem certeza do que e de quanta comida virá no prato, e por consequência acabam não conseguindo comer tudo, e a comida vai para o lixo, de outro lado os restaurantes, em sua maioria, deveriam ser mais caprichosos e atenciosos com seus clientes. Outro dia pedi um prato de salada e frango grelhado que só comi pq minha mãe me ensinou a não desperdiçar comida (por sorte era pouco). O frango estava uma sola de sapato e a salada (que estava linda no cardápio), tinha azeitonas com caroço para se ter ideia do "capricho". É muito amadorismo para o meu gosto. Eu acho também que os restaurantes tinham que informar quantos gramas de comida vem em cada prato. Vejo o povo comendo uns filés na 4ª feira (que de filé acho que não tem nada) que mal cabem no prato. Um horror!!
 
Thais Barbosa em 03/10/2013 07:48:38
Pessoas consumistas, materialistas, fúteis e vazias de espírito...