A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

02/01/2014 06:16

Tradição de Chica Baiana volta em Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá até dia 06

Paula Maciulevicius
Uma das festas folclóricas mais celebradas no País, Boi Bumbá, também acontece no Estado, em Piraputanga. Uma das festas folclóricas mais celebradas no País, Boi Bumbá, também acontece no Estado, em Piraputanga.

Música, cantos, pontos e ladainhas. A caminhada pelo vilarejo de Piraputanga traz na bagagem o resgate da tradição de Chica Baiana. Em janeiro, o distrito de Piraputanga retoma, depois de dois anos de pausa, a Folia de Reis e a Festa do Boi Bumbá.

Veja Mais
Casal queria poetizar início, mas soube rimar como ninguém o "fim" do amor
Monogâmico ou não, gays e lésbicas querem o direito de viver a afetividade

Vinda da cidade de Engenho de Água Branca, foi em 1949 que Chica Baiana adentrou nas terras sul-mato-grossenses e fez do distrito de Piraputanga, seu lar e palco para a “Folia de Reis” e a “Festa do Boi Bumbá”.

Quem está hoje à frente do boi é o músico músico Rony Petersom, descendente da comunidade, que recebeu de Chica Baiana “o boi”, ou seja, a função de “continuar” e reacender a chama da festa que estava sendo apagada. Com recursos mínimos da própria comunidade, as festas foram realizadas em 2010 e 2011, mas por falta de infra-estrutura e dinheiro, ficou dois anos parada.

Festa contempla a cultura das comunidades quilombolas de Piraputanga.Festa contempla a cultura das comunidades quilombolas de Piraputanga.

A programação começa dia 3 e termina na próxima segunda, dia 6, com a missão de resgatar e desenvolver uma prática cultural e popular que costumava acontecer no centro da vida social da comunidade baiana instalada em Piraputanga.

Além de trazer à tona um modo de produção coletiva de folguedos tradicionais que parecem estar em extinção no seio das comunidades, o resgate vai relembrar quem são, da onde vieram e celebrar a possibilidade de estarem juntos ainda.

A festa ganha agregados sul-mato-grossense, já que a iniciativa mistura a cena artística do Estado entre as raízes tradicionais baianas.

Na Folia dos Reis, participantes caminham por todo vilarejo.Na Folia dos Reis, participantes caminham por todo vilarejo.

O ponto de encontro será a pousada central de Piraputanga, na avenida Getúlio Vargas, 290. Nesta sexta e sábado, acontecem das 16h às 19h, o ensaio musical com todos os interessados em aprender os cantos, pontos e ladainhas. No sábado mesmo, às 19h, começa a caminhada pelo vilarejo, com a "Folia de Reis". No dia seguinte, a andança é retomada nas comunidades Furna dos Baianos I e II e o encerramento das festividades será na segunda-feira, com a “Festa do Boi Bumbá".

As informações de hospedagem e detalhes da programação podem ser conferidos na página da produtora Ripa Na Chulipa, que realiza o evento e também pelo Facebook.




parabéns mais uma vez ao campo grande news, sou de Piraputanga, moro em campo grande, mas meus pais e irmaos ainda moram em Piraputanga, Chica Baihana é uma lenda viva, cresci vendo Chica nas rodas de cantorias, mas hoje ausente, fico feliz em relembrar as raizes, minha familia que hoje ali ainda mora sente orgulho de Piraputanga ainda ter sua essência, e hoje ser lembrada em midia nacional...Piraputanda Berço do Patanal, la sim o homem vive sem perder a essencia pantaneira, gostaria que fosse a cidade fazer uma materia, meu pai toca sanfona la, e ele nunca foi a uma aula para aprender e as festinhas são animadas por ele e amigos e primos, Piruca (prima) outra figura de Piraputanga, vão la, procurem Antonio gago e Piruca, creio, farão uma materia e tanto, meu irmão Agno (mudinho)sabe muito
 
alex oliveira em 02/01/2014 21:45:45
Parabéns, sorte e sucesso ao músico Rony Petersom, que tem a missão de resgatar esta tradição, que faz lembar a minha infância na atual Bodoquena-Ms, (antiga Colônia Arnaldo Estevão de Figuiredo, Campão). As contorias, a marcação ao som do tambor de couro de cabrito, o estandarte cheio de fitas onde as pessoas amarravam as suas contribuições em dinheiro.
 
Eduardo de Souza Neto em 02/01/2014 20:42:30
Que lindo!!!Tomara que esta tradição não seja mais interrompida,pois a folia de reis é mágica,contagiante.Parabéns para os organizadores!As músicas,os instrumentos,o povo,os pontos,as ladainhas...Tudo magistral,maravilhoso!
 
Alzira pires gomes em 02/01/2014 08:06:23
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.