ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Xuxinha sofreu, perdeu um olho, mas achou uma dona e agora é uma vira-lata feliz

Elverson Cardozo | 05/06/2014 06:42
Recuperada, com 6 quilos a mais, recebendo carinho, Lolita é puro charme. (Foto: Cleber Gellio)
Recuperada, com 6 quilos a mais, recebendo carinho, Lolita é puro charme. (Foto: Cleber Gellio)

Lolita era, na verdade, Xuxinha. O nome antigo é bonito, delicado, mas a vida dura da vira-lata era tão triste que sua atual tutora, a professora Gisele Penitente Deboni, de 38 anos, resolveu deixar todo o passado de dor e sofrimento para trás, quando, há 2 anos, a adotou, depois de se comover com sua história na internet.

Em 2012, quado a conheceu, a cadelinha, que tem pelagem de um poodle, havia sido resgatada pelo Abrigo dos Bichos, ONG de Campo Grande. A bichinha estava em estado deplorável: suja, machucada, com pelos emaranhados e irreconhecível.

A vulva ficava exposta por conta dos estupros que sofria do antigo dono. O olho esquerdo já nem existia. Estava podre, coberto de larvas. Na boca, haviam 7 dentes quebrados, em decorrência chutes e maus tratos. Pesando 3 quilos apenas, Xuxinha não tinha força nem para levantar a cabeça.

“Quando eu cheguei ela estava em uma caixa de papelão fechada. Quando abriram, a única coisa que mexia nela eram as larvas. Achavam que estava morta”, relembra Maria Lúcia Metello, que na época recebeu a vira-latas no Abrigo dos Bichos. 

Na primeira consulta com o veterinário, entre limpeza da calota do globo ocular, castração e remoção dos dentes estragados, a professora gastou cerca de R$ 2,7 mil. Depois do socorro de emergência, levou-a para casa, mas, um dia depois, descobriu que ainda haviam “bichos” no olho da cadela, que voltou voltou à clínica, onde submetida a uma cirurgia para remoção completa do globo.

Um dia depois da alta, o animal passou mal, começou a vomitar e precisou, novamente, ser atendido. O diagnóstico, desta vez, foi insuficiência renal. Resultado: uma semana de internação.

Gisele e Lolita, um dengo só. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gisele e Lolita, um dengo só. (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de contornado a doença que, segundo a dona, teria surgido em decorrência da extrema privação de água, líquido que o antigo dono raramente dava, a história da cadelinha começou a mudar.

Nos primeiros seis meses, a melhora já era visível. Hoje, quem vê Lolita com 9 quilos, toda charmosa, de lacinho rosa no pescoço e pêlo sedoso, nem acredita que é a mesma da foto compartilhada pela ONG.

A bichinha está bem melhor, mas ainda precisa de cuidados. Tem leishmaniose, hipotireoidismo e uma infecção na boca que faz sair pus pelos dentes. Vive a base de antibióticos. Toma, ao todo, três medicamentos por por dia.

Gisele gasta pelo aproximadamente R$ 400 reais mensais com a cadela. O povo diz que a professora é louca, que está "rasgando" dinheiro e se esforçando a toa, mas ela não se importa com isso. Por Xuxinha, agora Lolita, garante que faria tudo de novo.

“Ele vivia com o rabinho enfiado entre as pernas. Hoje ela late, abana o rabo e brinca só comigo. Poder oferecer proteção e carinho para um bichinho tão maltratado, que tinha medo de gente, é algo indescritível”, afirma.

No pequeno apartamento em que vive, Gisele divide espaço com a cadelinha e outros dois cachorros. Se um deles morrer, conta,quer adotar outro “judiado”, igual a vira-lata. Todo mundo quer um cachorro de raça, bonito, mas, para mim, cachorro é cachorro, independente da raça, se tem ou não olho” diz.

O antes e o depois.
O antes e o depois.
Xuxinha sofreu, perdeu um olho, mas achou uma dona e agora é uma vira-lata feliz
Nos siga no Google Notícias