A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

22/09/2011 08:07

A história de Jade, uma cadela errante que escolheu a solidão

Marta Ferreira
Em alerta, Jade já demonstra que percebeu a presença da equipe. (Fotos Pedro Peralta)Em alerta, Jade já demonstra que percebeu a presença da equipe. (Fotos Pedro Peralta)
E se embrenha na mata, seu refúgio contra o contato humano. E se embrenha na mata, seu refúgio contra o contato humano.

É domingo à tarde e voluntários saem de suas casas para resgatar Jade. Querem dar a ela um novo lar. Cerca de 15 pessoas se dirigem para o lugar onde ela passa os dias e noites, sozinha.

Jade é uma cachorra vira-lata ruiva, de porte médio. Possivelmente, foi abandonada e definiu o canto do estacionamento de um hospital de Campo Grande como seu território, bem na divisa com a mata que circunda o local.

Diferente da maioria dos cães errantes da cidade, ela não gosta nada do convívio humano. Aceita alimentos oferecidos pelas pessoas, e por isso tem aparência saudável, até meio gordinha. Mas contato, ela não quer.

Quando alguém chega perto, Jade tem sua estratégia: se embrenha no mato. De outras vezes, foge com uma velocidade impressionante.

Foi desse jeito quando o grupo de voluntários da Abrigo dos Bichos, organização que cuida de animais em Campo Grande, fez uma mobilização para o resgate de Jade, no domingo passado.

A ideia era pegar a cadela e entregar a um dono. Interessados existem alguns.

A cachorra, porém, não deu trégua. Após dar um banho de rapidez nos perseguidores, fugiu para o meio do mato e continua sua vida solitária.

Há relatos de outras tentativas anteriores de capturá-la, sem sucesso.

Arredia- Quando chegamos para conhecer a vira-lata, ela está deitada, sob a sombra de uma árvore, soberana. Paramos o carro a uma distância razoável, evitamos conversas.

Não adianta. Ela percebe o movimento, se levanta e, calmamente, some na vegetação, onde já existe uma trilha de pegadas da cadela. Parece cachorro do mato e não um bicho urbano.

A presença da cadela desagrada a direção do hospital, que já orientou os funcionários a não alimentarem o bicho.

Abandono é o problema- A Abrigo dos Bichos fará nova tentativa de resgate, conforme a presidente Maria Lúcia Metello. Agora, deve ser usando novos recursos, inclusive tranquilizantes.

Para Maria Lúcia, o comportamento de Jade pode ser explicado pela origem dela. “Ela não aprendeu a conviver com o ser humano”.

A história da cachorra, acredita, é a mesma de milhares de animais que vivem pelas ruas da cidade, o abandono por donos de cadelas que têm crias.

Ela faz um apelo às pessoas para que, em vez de deixar os animais pela rua, procurem um lar para eles. "Quem abandona acaba criando um problema de saúde pública", alerta. O risco, alerta, é os bichos de rua virarem hospedeiros e transmissores de doenças graves.

A entidade faz o trabalho de intermediação de adoções. Em alguns casos, como de filhotes, leva minutos para encontrar um novo dono. A mobilização é feita via redes sociais e no site da organização. Também é possível acionar um plantão, pelo telefone 9955-4949.




POIS É. CONHECI A JADE QUANDO VIM INTERNAR MEU PAI NO PRONCOR. MUITO ARISCA E INTELIGENTE, FUI CONQUISTANDO-A AOS POUCOS. HOJE ELA ESTÁ COMIGO, ALEGRE E BRINCALHONA.
 
ARAL CARDOSO em 05/09/2012 01:31:53
Será que um(a) doce adestrador(a) de cães não conseguiria fazer uma leitura para poder ajudá-la? E ajudaria vcs anjos desses cães!
 
Ivone Rocco em 01/10/2011 11:20:03
ACREDITO SIM, QUE A JADE ESTÁ ESPERANDO TALVEZ O DONO SAIR DO HOSPITAL, POR ISTO ELA MORA LÁ, PODE TER ACONTECIDO DO DONA DELA TER FALECIDO JÁ ALGUM TEMPO, MAS, COMO ELA DEVE TER VISTO O DONO SER ENCAMINHADO PARA LÁ, ACHA QUE ESTÁ LÁ AINDA.
QUE AS PESSOAS DE BOM CORAÇÃO,CONTINUEM ALIMENTANDO ELA,ATÉ PODER ACHAR UM MEIO DE SER ADOTADA, SE DER CARINHO A ELA,IRÁ ACOSTUMAR COM AS PESSOAS.
 
Maria Helena em 22/09/2011 12:41:58
O cadelinha inteligente!ela sabe como o ser humano é perigoso e traira,esta certissima,não confia mesmo viu Jade!
 
Dalzira Pereira em 22/09/2011 11:44:50
Concordo com a Licia Costa ,não é impossivel ter acontecido óbito do dono nas proximidades onde éla se encontra, existem outras histórias assim,mas se ela se sente bem, porque prende-la,não seria melhor uma pessoa só tentar conquista-la, não é dificil conquistar um animal,o ser humano sim é dificil. Boa sorte para a Jade.!
 
Teresa Moura em 22/09/2011 11:41:30
Thiego, o hospital não a quer la, corremos o risco inclusive de um envenenamento, dela ser atropelada. Ja esta sem comida pois os funcionarios foram proibidos de dar. Temos sim q resgata-la.
 
Rose Mônaco em 22/09/2011 11:04:28
Acho louvavel alguem que se preocupe c/ o bem estar dos animais, mais louvavel seria se as autoridades preocupassem com o bem estar do ser humano; ex; moradores de rua, menores infratores, idosos, deficientes etc.
 
porfirio vilela em 22/09/2011 11:03:36
Acho que seria mais fácil as pessoas pararem de reclamar e ajudar, não importa como,
seja uma cachorro, ou um morador de rua, ou um menor infrator, ou idoso ou deficiente... criticar é fácil mas se propor a ajudar ninguém quer!
 
Patricia Silva em 22/09/2011 11:01:08
Abrigo dos Bichos parabéns pela iniciativa. o trabalho desta organização deveria ser mais valorizado por todos,pense nisso.
 
Marcos r. Dario em 22/09/2011 10:31:19
Amigos, olhem bem para as fotos. Essa cadela é um animal, que prefere a vida "selvagem" sem contatos com humanos. É uma escolha dela que eu entendo perfeitamente! DEIXEM a cachorra viver em paz. Sei do trabalho do Abrigo dos Bichos mas neste caso, não tem motivo a interferência.
 
Thiego Pacheco em 22/09/2011 10:15:41
Admiro muito as pessoas que ajudam os animais. Parabéns
 
Silvia Garcia em 22/09/2011 10:03:09
Será que o dono dela não morreu nesse hospital e por isso ela não quer sair de lá pq sente sua presença de algum modo ou o espera?
 
Licia Costa em 22/09/2011 09:55:21
..com certeza ela deve estar aguardando o seu atendimento pelo SUS....pois está com depressão..
 
Sergio Correa em 22/09/2011 09:50:49
Muito triste isso... ainda bem que existe ongs com o intuito de resolver esses tipos de problemas, já que o poder(af) público não o faz!
 
sandra lima em 22/09/2011 08:49:45
Maravilhoso o trabalho desta organização!
 
luciane fernades benatti em 22/09/2011 08:30:52
adorei o comentario acima que ela esta aguardando atendimento no sus.o fato é que ja vi num filme outro dia.ela deve estar la esperando o dono voltar,e sera muita injustiça tirar a bichinha de la,pois fujindo é a unica maneira dela se espressar.
 
rosangela alves em 22/09/2011 02:44:03
Infelizmente em se tratando de animais abandonados como cães, as pessoas ainda são muito cruéis.A opiniões q não gostaria nem de ler mais preciso, as vezes me da vontade de gritar pra eese povo sem coração.Tenho 13 cães adotados, eram 14 mais perdi o mais velho, não me imagino sem nenhum deles, e se eu pudesse adotava mais.As pessoas só criticam, metem o pau.Meu Deus pobres bichinhos.
 
Ana Lucia Montes em 22/09/2011 02:03:48
Parabéns a esta Ong, tenho certeza que vocês irão conseguir ajudar a Jade.
 
Silva Souza em 22/09/2011 01:47:43
Os animais não sabem falar português, inglês e outros, mas sabem se comunicar da maneira mais simples com aqueles q buscam tentar entendê-los, por isso, as autoridades deveriam sim, se preocupar com os animais tb, mas não no "extermínio" q fazem, não é isso o q eles precisam. Eles precisam de amor e cuidados, prevenção!
 
Karine Arakaki em 22/09/2011 01:17:50
Parabéns Abrigo dos Bichos, pois é muito fácil o homem se preocupar só com outro homem, que nem uns falam q acham melhor as autoridades se preocuparem mais com os moradores de rua, deficientes e blá blá blá. 1º: Morador de rua q quisesse mesmo sair das ruas procurava ajuda de verdade e não esmola pra passar o dia, tá inteiro, tem boca pra falar e órgãos específicos que ele pode procurar.
 
Karine Arakaki em 22/09/2011 01:08:26
Ela é tão linda! Por que não deixar ela viver assim, não esta fazendo mal a ninguém, mas infelizmente o pessoal do hospital não quer ela por lá. Ela deve ter uma magoa muito grande com o ser humano por isso não confia em ninguém. Admiro muito o Abrigo dos Bichos, o trabalho de vocês é maravilhoso. Obrigada por cuidar desses anjinhos de quatro patas, e tomara que de tudo certo no resgate da Jade!!!
 
Rebeca Dantas em 22/09/2011 01:02:13
imagem transparente

Compartilhe

Classificados