A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

20/04/2012 21:19

Cego desde os 6 anos, Bruno mostra como passar na OAB aos 20 e planeja ser juiz

Viviane Oliveira

Para se preparar, jovem estudava 11 horas por dia para a prova, feita em braile

Com sorriso estampado no rosto, Bruno mostra uma das apostilas em braile. (Foto: João Garrigó)Com sorriso estampado no rosto, Bruno mostra uma das apostilas em braile. (Foto: João Garrigó)

Exemplo de força de vontade, determinação e garra, Bruno Duarte Mello, 20, que perdeu a visão aos seis anos, passou no exame da OAB (Ordem Os Advogado do Brasil) na primeira tentativa. O acadêmico do 9º semestre de Direito da Uniderp/Anhanguera afirma que sua meta para o futuro é ser juiz trabalhista.

Bruno conta que desde agosto do ano passado vem se preparando para o exame da Ordem. Com material em braile, sistema de leitura com o tato para cegos, o acadêmico chegava a estudar 11 horas por dia.

Na primeira fase da prova a mãe dele, Sônia melo Francelino, tratou de providenciar o conteúdo em braile para que o jovem pudesse estudar. Já para a 2º fase, Bruno solicitou com o autor de um livro de Direito, André Luiz Paes de Almeida, um arquivo digitalizado.

“Eu estou me preparando desde o primeiro dia que entrei na faculdade”, afirma, acrescentando que não se acha mais inteligente do que a média. "Apenas corro atrás dos meus objetivos e quero ser um bom profissional".

Bruno tem uma trajetória de vida que mostra o quanto é determinado. Já fez 11 cirurgias antes de perder totalmente a visão, toca violão, guitarra, luta judô e já foi medalha de prata nos jogos Parapan-americanos. “Não posso me fechar em um mundo só porque tenho uma deficiência”, ensina.

Com um sorriso no rosto, Bruno relata que ficou emocionado quando soube que havia sido aprovado no exame da Ordem, em que tantos fracassam. “Apesar de estar muito ansioso no dia da prova, eu sabia que tinha condições de passar”, explica.

Perseverança - Bruno conta que nasceu com glaucoma congênito, doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Ele enxergou normalmente até os cinco anos de idade, quando perdeu a visão do olho esquerdo.

Quando completou seis anos, perdeu de vez a visão após deslocar a retina ao cair da bicicleta e bater o olho no guidão. “Antes de perder a visão fiz 11 cirurgias, depois que perdi totalmente ainda cheguei a fazer mais duas, mas não adiantou”, relembra.

Mãe de mais três crianças, Sônia conta que ao saber que o filho não ia mais enxergar ficou desesperada. “Depois eu vi que precisava ser forte para ajudar o meu filho. Com o passar do tempo todos nós fomos crescendo com o Bruno”, afirma.

“A minha alegria não é só porque ele passou no exame, mas por ver a felicidade estampada no rosto dele. Eu me emociono em saber que Bruno esta sentindo uma pessoa realizada”, finaliza.

Para atingir seus objetivos, o acadêmico continua com maratona de estudos e no mês de maio viaja para Recife, onde vai fazer concurso para analista do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).




Fui procurar mais motivações para enfrentar a 2ª fase do VIII exame de ordem e me deparo com este exemplo. Muita emoção. Parabéns Bruno vc. multiplicou minha motivação. Eu acredito em vc. Um abração!!!!
 
Vicente Jr. em 20/09/2012 12:49:42
Embora não tenha um contato proximo com o Bruno, todas a vezes pude este de frente com ele, com seu esforço, talento, dedicaçao, e tantas outras qualidades....pude perceber o quanto ele tem permitido Deus agir em sua vida... e o maximo é que o Bruno é o espelho da alegria de viver com Deus....te admiro cara...abraçao
 
JHOY LEITE em 14/05/2012 08:42:48
Parabéns Bruno!!! Vc é um exemplo!!!
 
Alex Brandão em 23/04/2012 12:36:19
Bruno, vc é um herói... eu passei no exame da oab,, no entanto, antes, reprovei duas vezes... eu não consigo me imaginar, sem visão, realizando uma prova desta. PARABÉNS MESMO!!!! A justiça do trabalho terá um grande juiz, disto não tenho dúvidas....
 
Nilson da Silva Feitosa em 23/04/2012 08:12:06
Conheço esse camarada, além de advogado é músico!
Excelente pessoa usada por Deus. Incrível testemunho de superação!
Parabéns, que Deus o abençoe sempre!
 
Thiago Reis em 23/04/2012 08:02:47
O Bruno sempre foi um menino dedicado a Deus e faz parte do ministério dEle. Louvando, levando a mensagem por onde for! Deus lhe deu essa vitória. Com seus esforços, Ele pode ver sua luta e lhe presenteou. Parabéns Bruninho por tudo! Pelo rapaz que és, pela sua vitória!
 
Isabela Stael em 23/04/2012 07:57:27
É MUITO BONITA A AÇÃO, MAS ANTES A ESSA FALTA LHE A FÉ EM DEUS, QUE SUAS VISTAS SERÃO CURADAS, RECOMENDO PROCURAR UM ALTAR DE DEUS COM FÉ INCOMENSURÁVEL, QUE FICARÁ CURADO, POIS DOENÇA É UM MAL, DEUS É SAÚDE, QUE ELE SE ENTREGUE A DEUS NO SEU ALTAR, PEÇA PERDÃO DO PASSADO, PASSE SER FILHO DO MÉDICO DOS MÉDICOS, QUE SERÁ CURADO, MELHOR DO QUE SER JUIZ COM DEFEITO, E DEUS NÃO QUER, VOCÊ TEM CURA.
 
pedro braga em 23/04/2012 07:52:52
Parabéns Bruno, você é um grande exemplo de superação e força de vontade!!! Continue assim e que Deus te ilumine sempre!!.
 
Juliana Alves em 23/04/2012 07:40:06
Parabéns Bruno pela sua determinação...que Deus continue te guiando e te iluminando...Vc é um grande exemplo e continue seguindo firme nos caminhos do Senhor, pois Ele é o motivo da sua vitória!!! Grande abraço=)
 
Josiane e Givanildo em 23/04/2012 05:29:36
Dizem por aí, que o fruto não cai longe do pé. Parabéns à Dra. Sônia, pela dedicação aos filhos. Parabéns Bruno pelo sucesso. Com certeza não foi sem esforço. Que o Grande Juiz seja seu maior exemplo quando estiver julgado os nossos casos. FELICIDADES!!!
 
Elaine Silva em 23/04/2012 05:03:42
Bruno, sua historia é mimha inspiraçao pra correr atras do meu sonho de ser medica.
Que Deus continue te guiando sempre. Grande beijo.
 
Ellen Cristina Vitturino em 23/04/2012 05:02:53
Grande Brunão.. Sempre sorridente, brincalhão.. Mas um rapaz dedicado e esforçado em tudo que faz. Merece essa conquista, nada mais do que o resultado do trabalho humano com o poder divino. Um exemplo para nós, de que não existe nada impossível. Basta você lutar , que um dia alcançará a vitória.
 
luciene feitosa em 23/04/2012 03:40:22
Bruno... ou melhor DR. BRUNO,, fiquei emocionado com tanta determinação. e perseverança. DEUS quando nos fez colocou um propósito na vida de cada um, e vc com essa determinação, garra e capacidade, mostrou-nos, que a deficiencia não esta no lado fisico.. mas sim no intelectual dessas pessoas que sentem dificulades em tudo...e se dizem normais.. VC É O EXEMPLO VIVO DE CARÁTER E PERSISTENCIA.
 
Edivaldo Alexandre dos Santos em 22/04/2012 12:36:50
um Espírito iluminado, evoluído, preparado ... Vc talvez possa estar classificado como Criança CRISTAL... já pensou nesta possibilidade?
Tudo me leva a crer que vc seja e que faz disso degrau pra alcançar a perfeição mais rapidamente, levando consigo seguidores deste maravilhoso exemplo!
Parabéns pra vc e seus irmãos que te apoiam e estimulam pra q seu intento seja cumprido com honras e glórias!!!
 
Fulvia Simioli em 22/04/2012 12:12:25
Que ser humano brilhante! Sua história é inspiradora e cativante. Que Deus te abençoe nessa jornada. Tenho certeza que você será Juiz do Trabalho.
O mundo precisa de exemplos como o seu. A história contada nessa notícia me acrescentou demais, e ouso dizer que minha vida não será mais a mesma.
Portanto, me resta agradecer ao Bruno, por tão grande contribuição e exemplo em nossas vidas!
 
Christian da Costa Pais em 22/04/2012 10:58:38
Não tem como não comentar sobre este exemplo de superação, onde mesmo com adversidades este rapaz faz mais coisas do que outras pessoas que não tem o mínimo de força de vontade e só esperam as vitórias caírem do céu.
Parabéns a este garoto e esperamos que ela possa ser realmente Juiz, oque certamente será muito bom para nosso país.
 
Luiz Flamia em 22/04/2012 09:57:53
Bruno:
Como é bom fazer a leitura de um texto como esse!
Saber que nem tudo está perdido, que o mundo tem jeito, que existem pessoas honestas e determinadas como você! Acho que já lí o texto umas 5 vezes, já mandei e mail pra todos meus amigos prá que leiam, prá que não desistam de seus sonhos.
Amigo, nem te conheço pessoalmente, mas me permita sentir orgulho de você! Felicidades, siga sua vida!!!
 
Marcos Almada / Ponta Porã em 22/04/2012 08:48:07
Que exemplo você está dando, Dr.Bruno. Acredito que você esteja cumprindo parte de um "contratinho" que fêz há mais de 20 anos. Esse seu exemplo está servindo para todos nós. Quando fechamos os olhos vemos como é bom tê-los perfeito, mesmo assim insistimos em desistir. Continue a nos dar parâmetros, meu nobre magistrado.
 
JOÃO TRINDADE em 22/04/2012 08:25:33
Bruno, primeiramente, parabéns pela conquista. Tenho certeza que foi muito merecida. Sou advogado e tenho um filho de 6 anos que também tem glaucoma (congênito) e visão mono ocular. Já passou por muitas cirurgias, como você. Vou contar a ele sua conquista e ficar na torcida para que ele se inspire no seu sucesso. Boa sorte no concurso.
André Stuart
 
Andre Stuart em 22/04/2012 08:20:26
Parabens voce e um exemplo de ser humano que Deus possa te abençoar muito..felicidades a voce.
 
Rosangela garcia simoes Machado em 22/04/2012 07:04:29
Parabéns Bruno. Um grande abraço pra você e pra essa sua família linda!!!
 
Dafne Guenka em 22/04/2012 03:09:17
Conheço esse jovem, acima de tudo ele é um vitorioso porque tem uma família maravilhosa e principalmente porque tem a JESUS no seu coração. Parabéns BRUNO, vc é um exemplo de superação, continue assim q Deus tem planos maravilhosos em sua vida, staremos aqui em Rio Verde torcendo e orando por vc. Abraços.
 
Helio Floriano em 22/04/2012 02:10:54
Parabéns Bruno pelo seu exemplo de superação,força de vontade e otimismo diante de uma pequena deficiência,enquanto muita gente em excelente estado físico ,enxerga tantos obstáculos na vida para progredir.abraços ,suceso na sua vida Brunão.
 
jose carlos gonçalves em 21/04/2012 12:35:29
BRUNO, meus parabéns pelo exemplo de vida. Também tenho glaucoma. Fiquei cega do olho direito mais voltei a enxergar. Fiz 2 cirurgias e hoje leio sem óculos. GRAÇAS AO MEU BOM DEUS. Segundo meu médico no final de 2012 chegara ao Brasil uma cirurgia que reabilita a visão. Tecnica desenvolvida por uma médica americana. Dr. Emilio - fone 3134415152 em Belo Horizonte. Espero ter ajudado. Deus protej
 
Marcia Pereira em 21/04/2012 12:35:00
Parabéns Bruno!!!!
Estou super feliz, pois tenho certeza que pessoas como vc nasceram para fazer a diferença, e assim mostrar para as pessoas pessimistas que não existem limites quando se quer chegar em algum lugar!!! o que incapacita é o preconceito!!!!
Que DEUS esteja com vc e sua família!!!
 
Gabriela Seba em 21/04/2012 11:55:20
Parabéns é pouco pra expressar a emoção ao lermos tão grande experiência positiva de vida. Se tem algo capaz de expressar bem o significado de viver, podemos encontrar em grande medida nessa história. Meus aplausos pra tão grande conquista. Conheço pessoas que sequer usam óculos, enxergam com os dois olhos mais que uma águia e entraram em depressão por não conseguir aprovação nesse exame.
 
Arthur Donavann em 21/04/2012 10:54:49
Parabens ao Doutor Bruno pela vitória, sempre falo dele como exemplo de superação, garra e determinação.

Parabens à família tambem,pois sem essa seria mais dificil ao nosso FUTURO JUIZ.


NEI SALVIANO
 
zildeneis salviano em 21/04/2012 10:43:20
Quero parabenizar essa família, pois sem ela, talvez ele não iria conseguir.
 
Amilton Almeida em 21/04/2012 10:42:56
Parabéns Bruno, exemplo de garra luta e perseverança.
Essa dificuldade imposta pela vida não lhe foi obstaculo
para seguir e conseguir o seu objeto e tenho certeza irá
conquistar tudo o que desejar.
 
Eduardo Flores em 21/04/2012 10:03:44
Parabens Bruno, voce e exemplo para todos nos, sua deficiencia e superada pela sua forca de vontade e esperanca, nunca desista de seus sonhos, voce e a alegria de sua familia e com certeza sera um grande juiz, acredita sempre em Deus e nos seus sonhos, que vao com certeza tornarem realidade, e eu estarei torcendo e orandp por voce, um abraco.
 
luis lima shirata em 21/04/2012 09:42:30
Exemplo de superação.
Enquanto algumas pessoas superam os obstáculos, outros não dão valor e querem retirar a própria vida.
Parabens
 
EZEQUIEL DOS SANTOS em 21/04/2012 09:16:29
Parabéns Bruno!!! tenho certeza de que voce tera um futuro brilhante....Objetivo e tudo...Se queremos temos que nos esforçar e correr atrás...mais uma vez,
Parabéns!!!
 
solange gomes em 21/04/2012 09:13:32
Parabéns pelo seu esforço e dedicação. Não desista dos seus sonhos. Você merece.Gostaria muito de saber que você com certeza será "juiz" de sucesso e nome. Você é um exemplo de vida para todos nós. Deus abençoe você e toda sua família hoje e sempre.
 
Lilian Rose Ferro em 21/04/2012 08:56:06
Me emocionei com a reportagem, voce é exemplo para sociedade, quantos não querem estudar, você dando exemplos, de força, atitude, parabens rapaz e que seus objetivos sejam infinitos, voce vai longe....
 
RODRIGO DE OLIVEIRA FORTUNA em 21/04/2012 08:49:48
Parabéns a ele! Lição de vida, serve para muitos que sem nenhuma deficiência não correm atrás, não lutam, se acomodam e ainda reclamam. Exemplo de vida, dedicação e determinação.
 
Luiz Otávio Medina em 21/04/2012 08:48:27
Bruno,
Parabéns pela perserverança nos estudos e esforço para enfrentar os problemas do cotidiano.
Deus abençoe vc e sua família.
Que sua vida sirva de exemplo para nós, quando caímos em virtude das dificuldades da vida.
Oton Nasser
 
Oton Nasser em 21/04/2012 08:42:15
Parabéns. Belo exemplo e motivação.
 
kika Centurion em 21/04/2012 06:02:00
Eu parabenizo ao Bruno pela sua força de vontade e perseverança.
Contudo ele não pode exercer uma função em que a visão é imprescindível em alguns casos, senão na maioria. Como ele vai analisar uma questão baseada em fotos e imagem?
Mesmo que ele passasse na prova para piloto, ele jamais poderia pousar um jato, não é verdade?
Porém ele pode desempenhar com méritos muitas questão que envolve jus
 
José Carlos de Almeida em 21/04/2012 05:52:54
Deve sevir de exemplo para esses vagabundos que vivem de esmola do Governo. Querm luta honestamente, pode melhorar de vida.
 
Salomão Auday em 21/04/2012 05:43:21
Fico honrado em saber que existe uma pessoa cheia de sonhos e perseverança como o Bruno. De hoje em diante, você Bruno é meu exemplo, PARABÉNS!
 
Matheus Salles Ricardo em 21/04/2012 05:04:48
Parabéns, com louvor Bruno! Não lhe conheço mas já admiro e muito! É de histórias assim que todos precisamos! Você é sem dúvida, uma inspiração para mim e para todos os colegas! Seja muito bem-vindo! É um orgulho ter você como colega um advogado! Abraços!
 
Jéssica Salles Ricardo em 21/04/2012 04:57:08
parabens ... voce e um exemplo p esses jovens q nao querem nada com nada
 
glauce miriam amaral em 21/04/2012 03:58:11
Realmente você é um vitorioso, conheço vc qdo ainda vc era bem pequeno, estudava no Colegio adventista junto com o Leandro. Ví desde cedo que a vitoria era certa em sua vida. Parabens a vc e sua família
 
Ivan Carlos em 21/04/2012 03:37:07
Meus parabéns Bruno! Vencedor é pouco para titular você e muitas outras pessoas com algum tipo de deficiência que lutam para conquistar seus sonhos e ideais de vida. Que seu esforço, determinação e dedicação sirva de espelho para muitas pessoas sadias conquistarem alguma coisa de útil nesta vida. Lembre-se: sem o esforço da busca, torna-se impossível a alegria da conquista!
 
Renato Merli em 21/04/2012 01:43:02
QUE EXEMPLO EM BRUNO PARABÉNS PELA PERSISTÊNCIA E DEDICAÇÃO A SUA VISÃO SE FOI MAS A SUA CAPACIDADE E VONTADE DE APRENDER NÃO SE FOI VOCÊ MOSTRA QUE AS BARREIRAS ESTÃO AI PARA SER ULTRAPASSADAS TENHO A CERTEZA QUE VOCÊ FARÁ JUS AO SEU PAPEL COMO FUTURO JURÍSTA! E PARA OS FAMILIARES QUE DEUS ABENÇÔE IMENSAMENTE A TODOS EM ESPECIAL A SUA MÃE E SEU PAI QUE O LEVA TODOS DIAS PARA A FACULDADE!!!
 
JOÃO HERRERA em 21/04/2012 01:01:35
imagem transparente

Compartilhe

Classificados