A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

16/07/2012 10:16

Como agricultor se transforma em um dos "malucos" do Centro da cidade

Ângela Kempfer
Em dia de pregação, no Centro de Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)Em dia de pregação, no Centro de Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)

Um senhor, usando vestido e um megafone, falando uma língua que ninguém entende durante longas caminhadas por Campo Grande, é ou não é maluco? Ele próprio responde: “sou homem de Deus, mas sei que isso parece coisa de maluco.”

Veja Mais
A pé, Tulia faz percurso de 10 km até biblioteca onde aprendeu a ser feliz
Passada "nuvem negra" que trouxe o câncer, rosa tatuada no braço une 4 mulheres

Para descobrir de onde surgiu mais esse personagem do Centro da cidade, o Lado B seguiu o homem até o Jardim Colúmbia, na saída para Cuiabá. Em uma rua de terra, cheia de buracos, no final do bairro, encontramos a casa de Toinho, o ex-agricultor que agora se diz profeta.

A primeira surpresa vem logo na recepção. A mãe de duas crianças pequenas, casada com um pedreiro, conta que mora em um dos imóveis de seo Toinho de graça. “Um dia ele encontrou o meu marido na igreja, soube da nossa história e ofereceu a casa. Em troca, só pagamos a conta de água”, diz a mulher que veio do Acre com a família em busca de trabalho.

Antônio Barbosa da Silva, de 72 anos, conhecido como Toinho aparece logo em seguida, de pijama e uma blusa grossa de lã. Desconfiado, pergunta como descobrimos o endereço. “Foi lá no Centro que vocês me viram?”, desvenda a charada.

A inquilina sortuda, que não paga aluguel. (Fotos: Simão Nogueira)A inquilina sortuda, que não paga aluguel. (Fotos: Simão Nogueira)
Toinho canta em frende à casa humilde, no Jardim Columbia. Toinho canta em frende à casa humilde, no Jardim Columbia.

É só saber que quem fala é uma jornalista e imediatamente ele começa a soltar frases estranhas “em línguas”, garante. “Você reparou que eu não estou mais falando em ‘portchuguês’?”, questiona com palavras emboladas, forjando um sotaque inglês.

Não só por curiosidade, mas para entender (ou tentar) como as pessoas se transformam, peço para o senhor contar como “descobriu Deus”.

A história começa em Anastácio, há 17 anos. Agricultor, com uma pequena chácara, ele diz que estava carpindo certo dia quando viu a imagem de um homem alto, "usando vestido branco", passando ao lado. “Foi eu jogar a enxada para ver quem ele era e o homem sumiu. Era um anjo, tenho certeza”, lembra.

Na hora, pediu à esposa que confeccionasse 10 vestidos iguais (não é bata, insiste ele). “Minha mulher falou que não ia fazer, porque o povo ia me chamar de doído”. Sem piscar, Toinho solta a bomba: “15 dias depois ela morreu com um prato de comida na mão”.

Certo de que a esposa morreu por desrespeitar um sinal divino, Toinho abandonou tudo, vestiu saias e começou a “evangelizar”. Dos cinco filhos, com nenhum manteve mais contato. “Estão em São Paulo. Nunca nenhum veio aqui me visitar”.

Durante a transição de pai de família a profeta das ruas, Toinho procurou a igreja Católica, depois freqüentou a Evangélica, mas nunca se deu bem. “Sempre era expulso. Mas olha, não tenho de seguir padre nem pastor, só preciso seguir a Deus. Quando eu morrer, tenho meu lugar no céu garantido”, diz com fé.

Sobre a maluquice em ter uma vida tão diferente, seo Toinho fala com lucidez: “Foi um caminho que eu resolvi seguir e agora não tem mais volta. Vou ser coerente”.




Temos que ser coerente com ele tbm, ele está certo, não deve e nem devems seguir padres e nem pastores mas sim Jesus, podem até chama-lo de doido, mas em sua lucidez ele sabe que o caminho é esse, pregar o evangelho, uns podem rir outros podem critica-lo e chama-lo de louco, mas uma coisa é certa, quando Jesus voltar muitos que viram e ouviram este louco falar vão se lembrar de suas palavras.
 
Nilvo Cesar Talaveira Rojas em 16/07/2012 12:36:29
Digo Amém a todos os comentários anteriores, e digo mais JESUS CRISTO quando aqui esteve tambem como homem, foi tachado de louco pelos doutores da lei e da igreja na época, já se passaram 2.000 anos, a sua volta esta próxima, bem aventurado o Toinho que esta cumprindo o " ide " de DEUS, como seria bom o mundo se houvessem milhares de pessoas como ele, que se preocupa e abriga os necessitados.
 
Araquem Vicente Jorge em 16/07/2012 07:48:53
Eu nao tenho propriedade para falar de milagres, nao sou um homem religioso, mas eu tenho certeza de uma coisa: uma pessoa que sede uma morada para uma familia merece respeito das pessoas...
 
fabiano Pontes em 16/07/2012 03:50:50
O que Deus quer do homem é humildade e dependencia da presença dele, e assim ele escolhe as pessoas, seja ela quem for, ele mesmo tem compromisso para transformar a vida de qualquer um, por isso que somos chamados de loucos mesmo, por que a Cruz para o mundo é loucura, mas para aqueles que crêem é a salvação de Deus. Pense nisso, e busque somente nele uma vida plena de alegria e abundancia.
 
Evandro Fossato em 16/07/2012 02:18:01
Em primeiro Corintios Cap. 1 V.27 Diz assim: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são, para que nenhuma carne se glorie perante ele.
 
sueli pereira amorim em 16/07/2012 01:43:54
jesus é lindo, quando Deus escolhe uma pessoa, não tem jeito, são os planos do senhor em nossas vidas, devemos ter fé e fidelidade com deus....... que deus o abençõe.
 
sueli pereira amorim em 16/07/2012 01:36:34
O que está acontecendo com esse Senhor é que ele descobriu o caminho certo que é o caminho que leva a Deus, o caminho da salvação de nossas almas, sirvo ao Senhor ha dois anos, sou abençoada em tudo que faço e recebo muitos milagres de Deus.
É uma alegria tremenda sentir a presença do ESPÍRITO SANTO e ser guiada por ele, a alegria é inesplicável, aconteceu a mesma coisa comigo. DEUS É FIEL.
 
Sueli Pereira Amorim Erran em 16/07/2012 01:33:32
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.