A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

16/09/2011 11:28

Da roça à universidade: uma vida transformada pela educação

Aline dos Santos

Não e só pelos quase dois metros de altura que se pode afirmar que Adriano Pereira Santana é um grande sujeito.

Na infância, Adriano caminhava 3 km para assistir as aulas em Rochedinho. (Foto: João Garrigó)Na infância, Adriano caminhava 3 km para assistir as aulas em Rochedinho. (Foto: João Garrigó)

Não e só pelos quase dois metros de altura que se pode afirmar que Adriano Pereira Santana é um grande sujeito. Aos 23 anos, a trajetória do aluno egresso da escola municipal Barão do Rio Branco em busca do conhecimento impressiona.

Na infância, caminhava 3 km para assistir as aulas em Rochedinho. Enfrentava chuva, sol e a desaprovação da família. Fora da escola, trabalhava no campo com o pai, capataz de uma fazenda.

Para a maioria, o ensino fundamental era o limite. Mas não para Adriano. Agora, o objetivo estava a 18 km de distância, em Furnas do Dionísio, local mais próximo onde poderia cursar o Ensino Médio.

As aulas eram apenas uma vez por semana, aos sábados. Sem livros nem internet em casa, o rapaz teve que se esforçar. “Ia para Campo Grande e passava o dia estudando na biblioteca do Horto”.

O novo desafio veio com a aprovação no vestibular para educação física na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). “Comecei a trabalhar como auxiliar administrativo na escola, mas a mensalidade era R$ 734, e recebia R$ 570”, recorda.

O estudo só prosseguiu porque Adriano obteve bolsa social, com redução de 50%. A trajetória teve a providencial ajuda do diretor da escola rural, que deu oportunidade de trabalho e incentivo. “Primeiro agrdeço a Deus, depois a ele”, afirma, ao lado de Ernestino Antônio de Oliveira.

A aposta nos estudos levou o jovem ao Rio Grande do Norte, como um dos selecionados do projeto Rondon. “De 11 mil alunos da universidade, foram escolhidos oito”. A consagração já tem data marcada. “Vou me formar no dia 16 de dezembro. Às vezes me lembro de quando era menino e tudo não passava de um sonho”, rememora.




Parabéns Adriano.

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
Mahatma Gandhi

 
idemar jonas de oliveira em 03/08/2013 10:02:27
Tive o prazer de conhecer o Adriano desde o começo da faculdade. Fui veterana e amiga dele nesses 4 anos. Sempre presenciei um aluno dedicado, esforçado e empenhado em um objetivo que nos era comum: ser o melhor naqueilo que escolhemos. Durante a trajetória acadêmica passamos por muitas dificuldades que, ao término do curso, são recompensadas. Parabéns mais uma vez Adriano!
 
Suzilene Ormond em 21/10/2011 12:19:50
Adriano aqui no projeto Rondon fez toda uma diferença, ficou comas crianças do PETI junto com Alessandra, conquistaram os alunos com sua simplicidade, e nós da Secretaria de Assistência Social, parabenizamos o mesmo pelo o merecido reconhecimento e que ele continue cada vez mais persistindo em seus ideais, porque você pra nós aqui é um vencedor. parabéns e volte um dia. saudades.
 
LOURA SOUZA - LAGOA NOVA - RN em 21/10/2011 10:41:05
Parabéns Adriano, vc é merecedor de muitas conquistas na vida! Como diz o Senhor: "Aquele que em mim confiar levo para águas mais profundas". E vc é exemplo em quem acredita e espera no Senhor. Deus abençoe ainda mais!
 
Sôraia Costa em 21/10/2011 10:26:16
Agradeço a todo pelo carinho e especialmente a esta equipe de reportagem, pois sem voces não seria possivel que outras pessoas compartilhassem da minha história. "Continue lutando, pois só iras saber que ganhou, depois de ter jogado". Aline dos Santos muito Obrigado....
 
Adriano Pereira Santana em 17/09/2011 08:12:57
Caro Adriano, o nosso destino depende exclusivamente de nós mesmo. E com a benção de DEUS podemos chegar em qualquer lugar que desejamos. Mas para isso tem que querer. E isso você mostrou com a sua dedicação e persintencia. Não desista jamais de seus sonhos e objetivos. Você pode muito mais. Que DEUS continue te protegendo e principamente te orientando e mostrando o caminho que deve seguir.
 
MAGALI SANTANA em 16/09/2011 12:50:31
Adriano voce serve de exemplo para outros jovens brasileiros. Isto prova que a educação é a base de tudo. Todo futuro promissor é resultado da educação.Parabéns por voce ter lutado e realizado o teu sonho. Com certeza se voce permanecesse junto a família, somente trabalhando, hoje não estaria quase formado.Continuaria o circulo vicioso do seu pai, ou seja, trabalhar, trabalhar e trabalhar.
 
IZARINA L..M.DIAS em 16/09/2011 11:31:56
Ah menino lindo, lindo menino! Sentimento de amor encheu meu coração pela sua vida, porque ainda , desde tenra idade teve sabedoria para trilhar seu caminho, e o que me alegra ainda mais, é que a sabedoria quem nos dá é Deus, e Ele é contigo porque em tudo tem te ajudado.
 
Marcia Maria em 16/09/2011 05:14:47
Parabéns Adriano, sou oriundo da zona rural sei das dificuldades que encontramos quando buscamos melhorar de vida. Só com muita vontade, esforço, perseverança e respeito ao próximo é que construímos o nosso caminho e alcançamos os nossos objetivos. Você está mostrando que aprendeu o caminho e com certeza muitas vitórias virão. Sucesso.
Jaime Cruz
 
Jaime Cruz em 16/09/2011 05:06:30
se metade dos jovens brasileiros tivesse o empenho desse rapaz o brasil ia p frente.parabéns muito sucesso p vc pois é de cidadões como vc q o brasil precisa vc adriano tem futuro e ainda vais chegar muito mais longe,não lhe conheço mas ja o admiro.
 
regiane yasmim em 16/09/2011 03:37:37
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.