A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

25/08/2011 08:00

Em Campo Grande, noivos gays sofrem com burocracia para poder casar em Londres

Ângela Kempfer
Bruno e Stephen mostram alianças de noivado. (Foto: João Garrigó).Bruno e Stephen mostram alianças de noivado. (Foto: João Garrigó).

Com o hotel cinco estrelas contratado para a festa de casamento no dia 22 de outubro, em Londres, Bruno Henrique Busanelli sofre em Campo Grande ainda sem a papelada necessária para voltar à Inglaterra.

Há um ano ele conheceu na balada londrina Stephen Paul Whelan, um amigo que meses depois virou o namorado e agora exibe a aliança de noivo, já na mão de casado. “Vamos fazer uma aliança de casamento, mas quando ele mandou fazer essa, já encomendou para a mão esquerda,” explica Bruno, que recebe um beijo na testa do parceiro inglês.

Desde dezembro de 2010, os dois moram juntos em Londres e este ano decidiram casar, como forma de garantir a permanência de Bruno na Inglaterra. Há 5 anos, o sul-mato-grossense vive sem visto no país, sem qualquer visto. “Fui com visto de estudante em 2004, depois de me formar em Fisioterapia, e venceu”, justifica.

Mas o que pode ser a solução desencadeou uma série de gastos e frustrações. Um dos problemas é que no Brasil só existe a declaração de união homoafetiva, não o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. “Só o casamento civil é universal e vale em qualquer parte do mundo, a união homoafetiva não tem validade alguma na Inglaterra”, diz Bruno.

Bruno foi morar na Inglaterra em 2004, para estudar.Bruno foi morar na Inglaterra em 2004, para estudar.

Para provar a união na Inglaterra e conseguir um visto especial de noivo, Bruno já contabiliza mais de R$ 10 mil gastos em testes de inglês, passagens aéreas e taxas de documentos.

Todo o processo de solicitação de visto deve ser feito via Embaixada da Inglaterra no Brasil e a primeira fase – o teste de inglês - é aplicada em escola britânica, para provar que o candidato sabe falar e interpretar o parceiro.

Ocorre que um mês depois de fazer o teste e pagar 800 libras (2,2 mil reais) pelo início do processo, Bruno teve o visto negado porque a escola já não estava mais cadastrada. “Me senti enganado, porque a escola estava na lista oficial da migração e só foi desligada depois que fiz a prova. Tinham de aceitar de forma retroativa”.

Como não houve acordo, Bruno teve de passar por outra prova e agora espera o resultado. Além disso, já teve de provar que é completamente sustentado por Stephen, que têm conta conjunta e apresentar cartas de amigos comprovando o relacionamento.

A solução seria casar na Argentina, onde o casamento civil entre homossexuais é regulamentado, e depois voltar casado à Inglaterra para tentar o visto permanente. “Decidimos que não iria compensar, então resolvemos continuar com o processo aqui mesmo”, lembra Bruno.

Stephen é produtor de filmes publicitários de moda.Stephen é produtor de filmes publicitários de moda.

O Lado B dessa história são as comparações que partem de Stephen, encantado com o tratamento brasileiro. Em inglês, ele revela a boa surpresa de ser tratado dignamente no cartório do 2º Ofício, em Campo Grande.

“Na Inglaterra não há contato nenhum, os atendentes são todos anônimos e muita desinformação. Aqui, o atendente explicou tudo que precisávamos saber, nos orientou, foi explicativo”.

Outra vantagem, diz, de forma hipotética, seria no caso de permanecer no Brasil com Bruno, ao invés de ter de retornar a Londres. “Ele precisaria só do CPF para casar, que custa R$ 5,49. Era só ir até a Receita Federal, depois pegar o documento e ir ao cartório”, comenta Bruno.

Como Stephen tem um trabalho reconhecido em Londres, onde produz filmes publicitários de moda, os dois não pensam em ficar.

Em Campo Grande, eles estão na casa dos pais de Bruno, mas dormindo em colchões separados. “A gente respeita muito a minha família”, explica.

A dois meses do casamento em Londres, com 70 pessoas já convidadas e até DJ contratado e pago, Bruno e Stephen prometem que, se tudo der certo, vão enviar a foto da festa ao Brasil para mostrar o final feliz.




Morei na Italia por 5 anos, e a menos de 1 ano eu e meu companheiro nos mudamos para Londres, e estamos tendo vendo em pratica como certas leis teem validade somente em papel,, ate o momento nos deparamos somente com dificuldades para nos casarmos aqui. Dizem ser possivel mas pessoalmente as respostas sao sempre "negativas". Usam sempre novas desculpas embora tudo seja feito de forma como pedem.
 
Cleisson Cadore em 07/02/2012 12:28:47
parabens
 
edna pascoal em 19/01/2012 11:56:45
Ola a todos. Sendo originario da cidade de Tres Lagoas, moro na Inglaterra a mais ou menos 8 anos e conheco pessoalmente o Bruno e o seu noivo Stephen Whelan os quais sao meus amigos e frequentadores de minha casa. Infelismente a burocracia tende a somente piorar a vida das pessoas, e como se nao bastace ainda aparece seres ignorantes, tapados, mal orientados, "CEGOS", que se julgam conhecedores da Biblia e de principios religiosos, e que nada intendem da lei do amor, que vem com comentarios totalmente negativos como um esse tal Santos. My darling, please, get yourself updated. Vamos valorizar o ser humano com igualdades e fruto da criacao do amor de Deus e nao ficar com criticazinhas baratas que nada passam de sentimentos ocultos prestes a explodir, ou como chamariamos no mundo Gay.... UM BOM RECALQUE.... Thanks
 
Gilson Guimaraes em 05/09/2011 09:45:27
Parabéns Primo!!! nossa família te apóia e te ama muito!!!
parabéns campogrande news pela matéria explicativa e informativa!!!
 
Rodolfo Busanelli em 01/09/2011 06:24:54
PARABENS Bruno. Sua familia daqui da Santa Catarina deseja um tudo de bom ao casal. Mil felicidades a vcs...estamos na maior torcida que tudo de certo aqui no Brasil, e que vcs retornem a Londres para a maior festança. Te amamos muito .
 
Neide Busanelli Mota em 27/08/2011 06:05:04
Parabens ao casal pelo casamento, pela perseverança de lutar por seus direitos. Estou na torcida por vcs também, e desejo que sejam muito felizes.
Parabens também a equipe do jornal, pela iniciativa de colaborar com o casal, mostrandod que todos somos iguais.
 
Miriã Pereira em 25/08/2011 12:28:22
É isso mesmo Bruno e Stephen. Torço muito por vocês. São pessoas extremamente lindas por dentro e por fora. Merecem tudo de melhor que a vida possa oferecer. Acho da mais extrema dignidade e honestidade mostrar o rosto e batalhar por uma causa justa. Fé em Deus que tudo dará certo e contem sempre com o amigo e admirador assumido Danilo Duarte
 
Danilo Duarte em 25/08/2011 12:12:42
Essa união é contrária aos propósitos de Deus para os seus filhos. Ele abençoa sim, cada filho seu, mas não a união de duas pessoas do mesmo sexo. Deus é Santo. Deus não é homem que possa mentir e Ele não se contradiz.
 
Santos da Costa em 25/08/2011 12:01:00
Parabens aos dois por terem a coragem de ter feito isso eu acho lindo essa parte das pessoas não se esconderem e falarem a verdade.Eu tambem sou gay e não tenho vergonha nenhuma de falar as pessoas o que sou de verdade.Desejo que os dois sejam muito felizes independente de onde eles estiverem seja no Brasil ou em Londres.E que Deus abençoe essa união tão Linda!!!!!!!!!!!
bjosssssss
 
Lucas Felipe em 25/08/2011 11:46:14
Fico imaginando a quantidade de e-mails que vocês receberam cheios de mensagens preconceituosas e homofóbicas contra a atitude dos dois personagens dessa matéria. São mais homens que muitos por ai que reprimem a real identidade sexual dando uma de machões e discursando contra os homosexuais e as uniões homoafetivas. Parabéns Campo Grande News, mais uma vez o site tem a minha admiração pelo espírito atual e inovador.
 
Marco Tulio Costa - Campo Grande em 25/08/2011 10:57:30
Na verdade isso é uma particularidade da vida intima da pessoa, não sei porque tanta vontade na divulgação; será que dar dinheiro? É por isso que há tanta discriminação, por que as pessoas querem mostrar o que estar fazendo. Ora ninguem paga conta de ninguem, cai na real.
 
luiz alves pereira em 25/08/2011 09:20:14
PARABENS BRUNÃO, QUE DEUS ABENÇOE A UNIÃO DE VCS Q SEJAM MUITO FELIZES, UM SUPER BEIJO!!
 
katiuscia batista em 25/08/2011 08:48:10
Eu concordo com vc Santos da Costa, mas de nada adianta os comentários contra, só digo uma coisa: é por isso que o mundo quase todo está entrando em crise. E não vai melhorar.
 
Angélica Nunes Dourado em 25/08/2011 08:46:27
Parabéns!!! Que DEUS os abençõe....pois, em um momento de tanta violência....Este fato, enche o meu coração de esperança de que o amor e o respeito, ainda, existem....Estou na torcida pela felicidade de vocês....