A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

28/05/2012 13:46

Mistério e milagre: fé une fiéis durante visita das relíquias de São Sebastião

Paula Vitorino
Fiéis aproveitam para fazer orações diante de relicário. (Fotos: João Garrigó)Fiéis aproveitam para fazer orações diante de relicário. (Fotos: João Garrigó)

Mistério que intriga a razão humana, mas que para a doutrina Católica e a fé dos devotos é um milagre. Há 19 séculos, parte do osso e da carne do braço de São Sebastião estão intactos e é considerada relíquia, sinal da condição santa do homem que escolheu ser “soldado de Cristo” durante o período de perseguição aos cristãos.

Veja Mais
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980
Super-heroi, Pedro precisa de ajuda para continuar salvando a alegria da família

Pela primeira vez desde a colonização do Brasil, as relíquias do Santo saíram do Santuário no Rio de Janeiro e estão em Campo Grande, como parte das comemorações de 5 anos da Paróquia São Sebastião.

“É um grande responsabilidade para nós e um privilégio para toda a Campo Grande”, diz o padre Marcelo Tenório, que fez o pedido para a vinda das relíquias.

As relíquias chegaram no dia 25 e irão ficar na Capital até o dia 4 de junho, expostas na Paróquia que leva o nome do Santo, mas também visitando diversos prédios públicos, como o Comando Militar do Oeste e o Corpo de Bombeiros, além do município de Rochedo.

Relíquias estão na Paróquia São Sebastião. Relíquias estão na Paróquia São Sebastião.

Para os fiéis, o momento é devoção. “É um momento de grande espiritualidade para todos que são cristãos”, diz Margarida Queiroz, de 67 anos.

A expectativa é que centenas de fiéis visitem as relíquias, fazendo suas orações de agradecimento e pedido. Simone Monteiro, de 25 anos, e o namorado foram até a Paróquia pedir a proteção de São Sebastião.

“Viemos abençoar as medalhes de São Sebastião para sempre que tivermos alguma doença fazermos oração junto com a medalha protetora”, diz.

São Sebastião é conhecido como protetor das pestes e doenças em geral, fazendeiros e padroeiro dos soldados. Para a pecuarista Silvana Silva, de 59 anos, a proteção do Santo no dia a dia do trabalho é fundamental.

“Temos a imagem dele e sempre contamos com sua proteção. Ter as relíquias agora aqui é uma alegria muito grande”, diz.

Proteção - O padre lembra que a cultura da devoção a São Sebastião vem desde a criação de Campo Grande, quando a cidade era ocupada por diversas fazendas e o Santo foi rogado por um pecuarista para interceder pela saúde do rebanho.

“Um pecuarista fez promessa dizendo que se o santo intercedesse pelo seu gado, o livrando da peste que estava afetando todo o rebanho da Capital, ele iria construir uma capela em sua homenagem”, conta.

A capela deu origem a Paróquia de São Sebastião que hoje recebe as relíquias.

Relicário está exposto na Paróquia São Sebastião. Relicário está exposto na Paróquia São Sebastião.

Ele também conta que a tradição do Santo ser protetor das doenças e dos fazendeiros surgiu no século XV, em Roma, quando a população sofria com uma grande peste e o Papa da época mandou que as relíquias fossem levadas pela cidade em procissão. Segundo o padre, diversas curas foram registradas enquanto as relíquias passavam.

Já o título de padroeiro dos soldados surgiu por conta do ofício de Sebastião, que era capitão do exército romano, mas pelo fato de ser cristão e proteger os que professavam a mesma fé e eram perseguidos acabou sendo condenado a morte. No ano de 303 foi executado de forma brutal, morrendo como mártir.

Programação - As relíquias ficam expostas das 6h às 22h, com intervalo para o horário de almoço, terço ao longo do dia e missas às 19h.

Cada dia o tema é diferenciado: hoje - as almas do purgatório, amanhã – aos militares, quarta – aos enfermos, quinta – santíssimo sacramento, sexta – comemoração ao aniversário da Paróquia, sábado – dedicação à Nossa Senhora, domingo Santíssima Trindade e segunda-feira haverá o encerramento, com missa às 6h e translado para o Aeroporto às 7h30.

A programação completa pode ser adquirida gratuitamente na Paróquia, que fica na rua Minas Gerais, 549 – bairro Monte Carlo. Mais informações pelo telefone 3317-4863.




A questão é o seguinte: SE VC NÃO ACREDITA PROBLEMA É SEU, agora vir aqui e bancar o JULGADOR já não é uma atitude nada cristã. Quem disse que evangélico entende alguma coisa de bíblia? eles mal sabem a história da fundação da "seita" que eles participam, quanto mais interpretar a bíblia. me poupe.
 
Mafalda Castro em 11/09/2012 10:00:16
A biblia fala que o Deus deste século (diga se satanas) cegaria o entendimento das pessoas onde esta escrito que atraves deste dito santo nos poderiamos ser curados libertos e salvos, mas diz no livro de Jõao que Jesus é o caminho a verdade e a vida e que nimguem chegaria ao pai se não fosse por ele, mas temos igrejas que preferem continuar a pregar mentiras adorar imagens é pecado leia salmo 128
 
Jairo Borges em 22/06/2012 03:41:14
Tem gente que não respeita a religiosidade dos outros.. Irmãos evangélicos si vcs não creem, ao menos fiquem na boa..não tem uma materia nesse campo grande news que fala di santo pra que esse povo num venha quereno tirar, sempre falando coisas absurdas..ahh por favor neh??si enxerguem!! Sua religião é inventada e nós num ficamos apontando vcs por isso.Portanto respeito
Deus tenha misericórdia.
 
camila machado em 30/05/2012 03:18:05
Oh Meu Deus é impressionante a ignorância de alguns de nossos irmãos! Cara irmã Silvia Andréa Fagundes primeiro procure no dicionário a diferença entre adoração e VENERAÇÃO, o estudo é a melhor maneira de evitar dizer asneiras.
 
Marcos Guimaraes em 29/05/2012 10:53:21
Há um só Deus, a Biblia diz que a sua glória ele não dividirá com ninguém. O único que é digno de adoração e louvor é o Senhor Jesus, aquele que morreu por mim e por VOCÊ na Cruz. Leiam a Biblia, lá tem tudo esclarecido sobre todas as coisas, não sou EU quem diz, mas a PALAVRA DE DEUS. Quando reverenciamos outros deuses ele se entristece conosco. Seja a ELE sua fé, louvor e adoração.
 
Silvia Andréa Fagundes em 29/05/2012 10:05:51
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
João 20:21"

Portanto caro Luiz Alves, recolha-se ao seu direito de ter sua religião, o qual eu respeito, todos temos direito de escolher, mas fale com prioridade, com conhecimento.
 
Geosivan Alencar em 29/05/2012 08:51:46
Salve Maria,
Realmente é uma felicidade imensa ter as Relíquias desse grande Mártir de Cristo aqui em Campo Grande, um pedaço vivo e concreto de verdadeira fé em Nosso Senhor. Gostei muito da matéria, parabéns. Inclusive eu importei para o meu blog (http://catolicoaromano.blogspot.com.br/), claro que em baixo coloquei que a matéria foi "Importada" do Campo Grande News e o link da matéria. Pax!
 
Valbercley da Graça Almeida em 29/05/2012 08:20:17
Luiz Alves não viaje na maionese você! Respeite a crença dos outros, se vc nao acredita o problema é todo seu... Agora, nao venha impor a sua crença aos outros! Já está cometendo um pecado enorme achando que seu modo de pensar é certo e dos outros é errado... se toca! Se não gosta ou não concorda com uma determinada religiao ou um modo de pensar recolha sua opinião só pra você!
 
Rhaissa Figueira em 29/05/2012 08:11:00
´´E veio outro anjo junto ao altar com um incensário de ouro.Foi dado ao anjo muito incenso,para colocar junto das orações de todos os santos ,junto ao altar de ouro,que está diante do trono.E a fumaça do incenso com todas as orações dos santos subiu das mãos do anjo até Deus.``Apocalipse 8,3-4
 
Marcos Guimarães em 29/05/2012 08:10:01
Para os que que creem, não se faz necessário uma palavra, explicações, provas...

Para os que não querem crer, todas as explicações e acontecimentos concretos,

ainda assim , será pouco!

" Ter FÉ é ver o invisível , acreditar no inacreditável e receber o impossível"

(anônimo, recebi em um e-mail)

Saúde e Paz a todos
Divina Lemos
 
Divina Lemos em 29/05/2012 08:06:07
àqueles que não creem, respeitem a religiosidade dos que creem, façam o que lhes cabe e deixe cada um com suas crenças! Jesus é o mediador da salvação, mas nunca impediu ou disse que os homens não poderiam pedir a INTERCESSÃO de outros! Não sei como tem gente que se diz "evangélico" e tem a capacidade de seguir uma religião criada pelo homem e negar àquela que foi deixada pelo próprio Cristo.
 
Marcos Guimarães em 29/05/2012 08:06:00
A Biblia não fala de nenhum santo antes do julgamento final; diz ainda que nesse dia, será julgado primeiro os que dormem(os mortos), depois os que estiverem vivos. Ninguém chegará a Deus se não através de Jesus. Não confundam cultura, costumes e tradições com o poder de Jesus ou substituí-lo, somente a ele cabe milagres cabe o poder de milagres. Não viajem na maionese!
 
luiz alves em 29/05/2012 07:47:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.