A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

05/02/2012 18:59

'Fissurados' lotam Parque das Nações para formar maior roda de tereré do mundo

Jeozadaque Garcia e Fernando da Mata
Segundo a organização, evento reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações. (Foto: Fernando da Mata)Segundo a organização, evento reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações. (Foto: Fernando da Mata)

Tombado em 2011 como patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul, o tereré reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, neste domingo (5). Destas, cerca de 1,1 mil formaram uma roda considerada a maior do mundo pelos organizadores do evento.

Veja Mais
Participantes da maior roda de tereré tomam conta da Afonso Pena
Desafio de rádio tenta formar maior roda de tereré do mundo em Campo Grande

“A ideia de fazer essa roda surgiu no ano passado, quando o tereré foi tombado como patrimônio histórico e cultural. Chegamos ao número esperado de pessoas antes do previsto este ano”, comenta Alex Bacheca, organizador do evento.

Segundo Bachega, o objetivo da rádio que promoveu a roda é dobrar o número de participantes de 2013. “Pensamos em valorizar a cultura sul-mato-grossense”, afirma.

A fila para entrar na roda de tereré foi extensa e começou a se formar por volta da 11h. Apesar disso, os mais ‘viciados’ pela bebida chegaram bem mais cedo no local e, alguns, até acamparam na entrada do parque.

“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, diz estudante. (Foto: Fernando da Mata)“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, diz estudante. (Foto: Fernando da Mata)

O estudante Carlos Gavilan, de 22 anos, foi o primeiro a chegar no local. Ele e alguns amigos jogavam baralho na noite de sábado (4) quando decidiram seguir para o Parque das Nações e acampar no portão.

“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, garante o estudante, que levou três sacos de gelo, garrafas e cinco pacotes de erva para o evento.

O encontro também reuniu famílias. A consultora educacional Leila Maciel, de 39 anos, foi convencida pelos dois filhos, Julia e Eduardo, a ir até a roda.

“Tomamos muito tereré, desde sempre. Eles que me perturbaram para vir”, diz.

Tereré para abrir o apetite - Além de refrescar o calor, o tereré também tem seus benefícios nutricionais, segundo a corretora de seguros Valéria Leão, de 30 anos.

“Tomo tereré todo dia às 10h para abrir o apetite”, conta.

Valéria e os outros 13 membros de sua família fugiram do calor, que castigou os participantes do evento, e escondeu-se sob uma das árvores do parque.

“Nós estávamos na roda, mas preferimos fugir do sol”, finaliza.




É engraçado o Pessoal achar q tereré é só em Campo Grande. Monte de Desinformados. Se não sabe, não fala.É engraçado q o campo grandense reclame da falta de lazer e quando promovem atividades reclamam tbm. Mania de nunca estar satisfeito. =S
 
Gilcelli Rodrigues em 07/02/2012 12:44:20
Parabéns Blink pela execelente organização. A festa foi perfeita... Foi magnífico ver o parque com várias famílias prestigiando o evento. Munhoz e Mariano arrazaram... e Campo Grande merece eventos desse porte, onde toda a comunidade possa se divertir com segurança e alegria.
 
Fabiana Macia em 06/02/2012 12:57:54
o pessoal deve estar reclamando e falando mal aí,,,,
é porque não tinha amigos para ir junto....
 
Angelo Rodrigues em 06/02/2012 12:55:25
Mesmo longe de Campo Grande-MS não deixo o costume .. Tereré tdos os dias em VIX-ES. Parabéns a todos, continuem sempre valorizando a Tradição Sul-matogrossense.
 
Andrey Xavier em 06/02/2012 12:52:02
HaHa Foooi mt mt boooom valeew Blink 102 ;)
 
Amanda villa em 06/02/2012 12:51:01
Então vamos fazer a próxima "Roda de Tereré contra a corrupção",... será que vai muita gente,... com certeza só pro Tereré,... dúvidas???
 
Marcelo Max em 06/02/2012 12:40:07
é muito bonito um evento como esse onde familias podem ir despreocupados, não fui porque não foi possivel mas fico feliz em saber que esteve muito bonito,MS merÉce ser lembrado em festas como essa, mas que na proxima tenha muitos balões e muitas crianças,Eu devo estar participando.
 
Teresa Moura em 06/02/2012 12:33:35
Acampar pra esperar a maior roda de tereré? Já não seria exagero????

Será que esse povo todo que foi, gostaria de ir também em uma marcha contra a corrupção?

Por qual motivo a rádio e o jornal não dão ibope pra esse tipo de manifestação?
 
Jose Igatoro em 06/02/2012 12:11:55
cumpri o meu prometido. as 17hs estava tomando meu terere na praia do forte em cabo frio/rj. espero que tenham feito um evento a altura de MS. pena que nao ganhei uma camiseta. quem tiver terere mande pra mim, o meu tah acabandoooo. abç
 
dutra cabo frio-rj em 06/02/2012 12:03:14
Para os criticos de plantão: melhor essa turma reunida para o inofensivo e saudável Tereré, do que nas "HeyVES" que a turma enche a cara de alcool e drogas!!!!
 
kaio Tiberio em 06/02/2012 12:00:13
Parabens Blink pelo evento, até que enfim acertaram uma.... mais me digam uma coisa: 10.000 ou 35.000 pessoas, cada hora um numero.
 
mauricio almeida em 06/02/2012 11:49:05
Parabéns aos organizadores pelo evento. Mas, gostaria de ver o mesmo empenho e mobilização para outras causas: "A MAIOR RODA CONTRA A CORRUPÇÃO", "A MAIOR RODA PELA PAZ", "MAIOR RODA CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRANSITO ",
"A MAIOR RODA PELA EDUCAÇÃO E RESPEITO AO PRÓXIMO". Tomar tereré dever ótimo, mas estamos precisando também TOMAR UMA DOSE DE CIVISMO, ou seja, VERGONHA NA CARA acorda BRASIL!!!!!!!!
 
eduardo de paula em 06/02/2012 11:41:41
Ô Rose Oliveira...as pessôas que voce conhece não possuem bactérias no boquinha? por favor passe a receita deles pois acho q todo mundo tem bactérias.o ser humano é bactéria.
 
Rosangela Carmona em 06/02/2012 11:27:08
Engraçado!qdo se ve noticias de grupos usando drogas ninguem fala mal ou chama a turma para marchas contra corrupção,mas qdo é um evento p familias muitos dessem o pau, eu não fui mas acho muito bom que aconteça eventos como esse,e o parque é um lugar de relax,parabéns, que outros como esse aconteça,tipo para crianças com parquinho , pulapula,e qto as bactérias ?q cada um leve seu copo óras!
 
Lucas da Silva em 06/02/2012 11:21:01
Tomar tereré tudo bem, mas deslocar-se do conforto de sua casa para ir até os altos da Afonso Pena para tomá-lo?. Com certeza, o maior "programa de índio" do mundo!!!!!.
 
Edivaldo Moraes em 06/02/2012 10:33:23
Daniela Rodrigues: É de se pensar sua sugestão, mas como muitos aki já disseram: combato a corrupção com o meu voto, na urna.
Joao Serafim: João, ou vc tomava tereré nas 24 horas que o dia tem + café tbm nas 24 horas que o dia tem... Ou não sei qual “erva” vc usava =S Não eh possível um negócio desse, tah maluco..?
 
Melissa Carvalho em 06/02/2012 10:32:23
Wagner Chaves: Qual outro motivo? O evento reuniu pessoas (jovens, famílias com várias gerações) pra um momento de descontração... diversão... entretenimento... Que outro motivo nos reuniríamos??
 
Agatha Rios em 06/02/2012 10:31:49
Newton Barror: Sinceramente, pobre de espírito eh vc.. Em se incomodar com pessoas nas ruas.. Vc por acaso eh agente de trânsito, pra isso ter “mudado sua vida, principalmente por conta da bagunça que essa cambada fez quando deceu a Afonso Pena para pega ônibus em fretnte ao shopping” ??? Se vc não gosta de ver pessoas, se isola do mundo, se tranca em casa, e nunca mais sai na rua =O
 
Roberta Sá em 06/02/2012 10:31:12
Madalena Sortioli: Não sei como vc afirma uma coisa dessas, qual pesquisa científica vc fez pra estar falando isso? Vc não é daki do estado né? Pode falar.. E se é daki, ñ eh capaz de reconhecer e se orgulhar da cultura do seu próprio estado???
Ana Andrade: Patético é ficar se preocupando se em outro lugar tem ou não.. Não afirmaram se tinha ou não em outro lugar.. Entre no espírito da coisa né..
 
Sabrina Acosta em 06/02/2012 10:30:40
José Bruno: Pelo tempo que eu fiquei lá, em momento nenhum vi os seguranças pedindo pra que tirassem as camisetas... Se a gente foi na roda e ganhou a camiseta, seríamos proibidos de usar por qual motivo???
 
Paulo Pedro Dias em 06/02/2012 10:30:05
Rose Oliveira: Tenho certeza de que cada um (ou pelo menos cada grupo) levou o seu próprio tereré... Era a dica da Blink, não houve um tereré coletivo =S
Renato Nantes: Isso aí =)
Marta Pinho Ramos: A Roda foi dentro do parque, e durante todo o evento eu vi policiamento...
 
Alberto Ramos em 06/02/2012 10:25:23
Aos que estão falando de "roda contra a corrupção" ou acham melhor se fazer "marcha contra a corrupção" em vez de roda de tereré: usamos o nosso voto pra isso! Tenha mta certeza de em quem se votar, pra ñ ter que ficar fazendo essas coisas depois...
 
claudio vinicius em 06/02/2012 10:24:25
Achei muito legal. Não participei porque não estou em Campo Grande. Corrupção, como foi comentado, derrota-se nas urnas. O que acho interessante é que muitas pessoas mesmo morando em MS são contra nossas tradições, mas quando acontece em outros lugares aí eles aplaudem........... talvez seja inveja e das grandes. Parabens pelo evento.
 
José Torraca em 06/02/2012 10:17:49
QUAL A SEGUNDA MAIOR RODA DE TERERÉ DO MUNDO ?
 
josé pereira em 06/02/2012 10:03:58
PATÉTICA É ESSA LEITORA QUE SE CHAMA "ANA ANDRADE" DIZER ISSO Á RESPEITO DE NOSSA CULTURA! PATÉTICO É DIVIDIR AS RUAS DA CIDADE MORENA COM QUEM MERECIA VIVER EM QUAQUER OUTRO LUGAR, MENOS AQUI! VC VAI EM PORTO ALEGRE E OQ VEMOS??? CHIMARÃO EM TODOS OS COMERCIOS, PRAÇAS E CASAS... ISSO SE CHAMA RESPEITO Á CULTURA E AS TRADIÇÕES DE NOSSA TERRA! ANA, VOLTA PRO CAMINHAO QUE VC CAIU E VAZA!
 
henry davi´s luzardo souza em 06/02/2012 10:02:51
Nossaaa!! e os germes, bactérias dessas boquinhas??? tomar com gente q se conhece até tudo bem, mass com desconhecidos?! que risco hein!
 
Rose Oliveira em 06/02/2012 09:35:38
Meu Deus, quanta reclamações nos comentarios. Que se dane tudo, eu fui tomei tereré e curti o show do Munhoz e Mariano. Bahhhhhhhh para o resto. Povinho que só sabe reclamar.
 
RENATO NANTES em 06/02/2012 09:35:24
O evento Roda de tereré, é importante que aconteça pelo menos duas vezes ao ano, para atrair talvez os Turistas, e divulgar a cultura do nosso Estado. Mas é necessário mais policiamento nas ruas, inclusive nos pontos de ônibus, conforme reclamação daquele cidadão acima.
 
marta pinho ramos em 06/02/2012 09:19:26
O EVENTO FOI BOM, MAS A ORGANIZAÇAO PECOU EM CONTRATAR UMA SEGURANÇA DESPREPARADA COLOCANDO PESSOAS SEM CULTURA NENHUMA PARA LIDAR COM GRANDE PUBLICO. ELES QUERIA QUE AS PESSOAS TIRASSEM A CAMISA DA BLINK DEPOIS DAS 04 DA TARDE , QUERENDO OBRIGA-LOS A FICAR NO PARQUE . VAI DICA!
 
jose bruno em 06/02/2012 09:12:14
Parabens pelo evento, o que tinha ontem no parque eram jovens se divertindo, familias reunidas. Até quando o evento é sadio aparece gente para criticar. e em relação aos protestos quanto a corrupção, não podemos esquecer que somos nós que os colocamos aonde estão. Não vou neste tipo de passeata, prefiro conhecer bem o candidato que vou dar meu voto de confiança.
 
Rosana Lima em 06/02/2012 08:55:06
Um recado aos politicamente corretos: Corrupção não se combate apenas com passeata, corrupção se combate nas urnas. Não adianta somente ir para as ruas e continuar votando nos mesmos corruptos de sempre. Valeu o evento, onde familias se reuniram, não hove brigas, foi evento de paz. O que mais os bem intencionados querem?
 
Nadir Gomes em 06/02/2012 08:49:56
Tereré é um patrimônio mesmo, mas tem cafeína e causa agitação e quem o consome sistematicamente acaba se viciando, como ocorre com o café e outros.
Talvez esteja aí a explicação para o povo daqui andar tão nervosinho em todos os lugares (principalmente no trânsito e no trabalho), exceto quando está tomando a razão da agitação.
Uma "reiva" que só acaba quando está na sombra, descansando.
Afff.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 08:47:11
O mundo nao toma tereré, portanto isso é patetico...
Claro que tínhamos que ser mesmo a maior roda de tereré, essa cultura é somente aqui.
 
Ana Andrade em 06/02/2012 08:32:32
minha vida mudou desse dia....principalmente por conta da bagunça que essa cambada fez quando deceu a Afonso Pena para pega ônibus em fretnte ao shopping, se bem que esaa atitude é uma caracteristica de pobre (de espirito).
 
newton barror em 06/02/2012 06:36:46
Que coisa inútil, tantas outros motivos úteis para se reunir!!! Hahahahahaa...comédia!!!
 
wagner chaves em 06/02/2012 05:38:15
...disso ficam em casa criticando,a porque não fiseram passeata contra a corrupção...quem coloca eles no poder...quem os da direito,responda nas urnas meu irmão e nao fica criticando um ato tão bom,outros preferem...bacterias...tem gente que coloca a boca em lugar be pior...latinha de refrigerante por exemplo,ja visitou um depósito,ratazanas e afins,sua mão mesmo que pega no dinheiro esta cheia...
 
kluriver anquier em 06/02/2012 05:35:35
Parabêns aos amantes do tereré,estou a 1 hora e meia de Salvador,ninguem sabe o que é isto aqui,erva recebo todos os meses,quem pode tomar tome,melhor do que cerveja,que esses sim,tem coisas maléficas ao organismo,se tereré tem...há coisas piores...ninguem é obrigado a nada,mas aqueles que são do contra,estão em casa trancados dentro do próprio remorcio do tipo:poxa queria ter ido,mas ao inves...
 
kluriver anquier em 06/02/2012 05:31:33
E novamente, para ver se a moderação solta dessa vez: a dose letal é a citada por Sabrina, ou na verdade mais, porque a erva tem menos cafeína. Mas doses bem menores podem causar uma série de efeitos, como os já citados.
Não falo em matar, Sabrina.
Falo dos desconfortos podem ocorrer em doses bem menores. Tem uma diferença imensa entre dose letal e EFEITOS ADVERSOS.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 05:23:17
E Sabrina, se pareci um pouco irritada, é porque enquanto algumas expressões têm um espaço infinito, outras agonizam e são esquecidas. Pouca gente tem ideia da cultura, história e força que há, por ex.,nas comunidades quilombolas desse Estado e que nos contam de nossas origens e do nosso povo. Pouca gente se interessa por essas vozes, que são soterradas por uma visão reduzida do que é ser DAQUI.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 05:17:34
E sim, Sabrina, é patrimônio do MS, mas símbolo da identidade e dos hábitos de vida de Ponta Porã. :)
Eu curto muito a cultura daqui sim, mas sou mais voltada aos temas indígenas,a música (especialmente viola de cocho, uma expressão do centro-oeste), bem como estudar e coletar as expressões expressão das lendas, crenças e mitos do nosso interiorzão. E temos coisas lindas demais, mas desconhecidas.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 05:13:23
Não, Sabrina, não tem como.
Mas cumulativamente com outros hábitos (como tomar café) ou em grande quantidade, é possível que a pessoa desenvolva reações como as citadas. Essas doses são para morrer.
Para vários desses efeitos, é preciso bem menos.
Os benefícios são bacanas também: é diurético, dá um clique no sistema nervoso e acelera o metabolismo. Então, emagrece. Mas tem que ver com cuidado.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 05:06:14
Madalena Sortioli: "A dose letal para uma pessoa adulta pesando 70 kg é cerca de 10 g o que é equivalente a se tomar 100 xícaras de café ou 200 latas de Coca-Cola ou ingerir 50 kg de chocolate" Como vc cita: palavras da própria BERNELLI !
Não vejo como, uma pessoa normal ingerir tudo isso em 24 horas :S
 
Sabrina Acosta em 06/02/2012 04:49:57
madalena sortioli : justamente como vc disse "patrimônio do MS", em momento nenhum eu disse CAMPO GRANDE, e sim perguntei se vc era do nosso ESTADO =S
 
Sabrina Acosta em 06/02/2012 04:36:40
Quanto aos eventuais malefícios, a bebida possui cafeína e mesmo em quantidade inferior ao café, a ingestão em excesso pode causar vários sintomas desagradáveis incluindo a irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarréia, palpitações do coração, com risco de dependência (BRENELLI, 2002), portanto sendo desaconselhada a crianças.

Mas a intenção foi boa e muita gente curtiu então vale isso.
 
Madalena Sortioli em 06/02/2012 04:04:57
Angelo Rodrigues: Concordoooo!!!!
 
Murilo Ramos em 06/02/2012 03:49:35
Edivaldo Moraes: É a sua opinião Sr. Edivaldo. Não foi uma intimação, foi um convite, pelo o que eu entendi pelo menos! Saiu de sua casa, quem quis!!
 
Marcos Aurelio em 06/02/2012 03:44:49
Foi uma idéia saúdavel, no próximo ano pode-se unir o útil ao agradavel, fazer a maior roda de tereré contra a corrupção no pais, levem faixa e cartazes, muuuito tereré..e divirtam-se!!! bonito o evento, parabens!!!
 
daniela rodrigues em 06/02/2012 02:37:13
Oii Alberto ramos! entendi!! pensei q fosse coletivo e tudo mais...Rosangela Carmona sei q é "inteligente" e entendeu o q eu quis dizer. Boa tarde a todos!
 
Rose Oliveira em 06/02/2012 02:29:45
Uii! Sou daqui, pessoa que perguntou. E me interesso por nossa cultura sim, tanto que digo que ela vai MUITO ALÉM desse estereótipo de fim de semana. Os kadiweus que o digam. Ah, e conforme o decreto nº 13.140,o Tereré de Ponta Porã é que é o patrimônio do MS, um bem cultural daquela cidade, passado de geração à geração.
Naturalmente, é importante para muitos de CG, mas é bem isso...
 
madalena sortioli em 06/02/2012 02:22:33
Na boa, tereré é muito bom. Mas fica um alerta de alguém como EU, que tive de abandonar seu uso, porque o tereré causa vício, e pode fazer mal, como aconteceu comigo! Fui para no hospital com taquicardia e elevação de pressão arterial, mas não tenho problemas cardíacos. Ele tem caféina e traz mudanças no sistema nervoso central, podendo realmente causar taquicardia e outros sintomas. Moderem!
 
Joao Serafim em 06/02/2012 01:10:00
Aos idiotas q estao falando que ninguém vai a passeata de corrupção e outras ... ai aposto q desses que comentaram sobre isto e que acharam o evento uma idiotice nenhum desses conparecem a passeata de corrupção entao faça 1000 favores vai comentar na pqp BANDO DE DESOCUPADOS mais desocupados do que os que foram no evento tao desocupados que vieram aq falar ... by
''FICADICA''
 
Diego Alves da costa em 06/02/2012 01:07:00
NA PRÓXIMA RODA DE TERERÉ, VAMOS DOAR UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL. SERÁ QUE VAI MAIS DE QUINHENTAS PESSOAS?.
VALEU BRINQUE.
 
Vanir queiroz Corinthiano em 05/02/2012 11:54:42
Gostaria de saber desses 10 mil que aderiram ao evento hoje, quantos deles foram na MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO? MS = CAPITAL DO PÃO E CIRCO e o povo ADOOOOOOOOOOOOOORA!
 
Aline Nogueira em 05/02/2012 11:06:07
Oi, só uma coisa: o que foi tornado patrimônio é exatamente o "Tereré de Ponta Porã". Essa é a especificação desse novo patrimônio imaterial de MS.
Foi essa a proposta apresentada, pela Prefeitura de Ponta Porã, e necessitou de reunir toda a documentação comprobatória da origem, costume e tradição do consumo da bebida. Então, embora em todo o MS se tome, o que está imortalizado é aquele, de PP.
 
Franciele Lins Barreto em 05/02/2012 10:59:53
Como é a maior roda de tereré do mundo, se só tem tereré aqui em campo grande ?quem vai tentar bater esse recorde ?
 
Celso almeida em 05/02/2012 10:15:25
Nada contra a brincadeira mas acho engraçado que quando tem passeata contra a corrupção dá meio gato pingado mas quando é para fazer a maior roda de tereré do mundo vai todo mundo.
 
Janaina em 05/02/2012 09:02:23
parabens blink
 
ivanildo leite cavalcante em 05/02/2012 08:31:08
Não pude comparecer por estar de serviço, mas muito bom que teve o comparecimento de tantos adeptos desse "vicio" Sul Mato-Grossense parabéns aos organizadores e aos que foram prestigiar o evento.
 
Carlos Alexandre em 05/02/2012 08:14:45
meus parabens muito bonito gostei..ano que vem quero esta ai presente,si deus quiser,valeu mesmo!!

 
luiz neto pereira em 05/02/2012 07:59:24
Muito boa a maior roda de terere do mundo ,valeu blink . Por essa festa .


 
neander oliveira barros em 05/02/2012 07:56:45
tereré é bom demais... mesmo morando em São Paulo eu tomo meu téras todos os dias.
 
marcus marcelo em 05/02/2012 07:42:33
imagem transparente

Compartilhe

Classificados