A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

03/09/2012 16:03

Loja de chapéus funciona há 60 anos no mesmo endereço e continua na moda

Ângela Kempfer
Na entrada, alguns modelos em promoção. (Fotos: Rodrigo Pazinato)Na entrada, alguns modelos em promoção. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Quando tinha três anos de idade, dona Lúcia Oshiro via o pai moldando os chapéus que iriam para a vitrine, no mesmo endereço onde hoje ela toca o negócio da família. Passados 60 anos, tudo parece igual, lembra a senhora de cabelos brancos e rosto sereno.

Veja Mais
Para quem só toma Sidra, sommelier apresenta espumante bom e barato
Loja reinaugura com liquidação de jeans por 39,90

As enormes caixas continuam umas sobre as outras, espalhadas pelo pequeno prédio na rua 14 de Julho, mas agora tem estampados os rostos de cantores sertanejos famosos, como do cantor Daniel.

Os balcões também são os mesmos da época de Usisuki Oshiro, o pai vindo do Japão para trabalhar na agricultura que resolveu mudar de ramo depois de alguns anos em Campo Grande.

Naquele tempo, os chapéus eram trazidos da Bolívia, inacabados, para o refinamento nas lojas especializadas. Chegavam de trem, muitos deles sujos e eram transformados para vestir mulheres e homens para festas e dias especiais na cidade.

“Meu pai pegava lá na Casa Nasser, que era distribuidora. Depois colocava a carneira (molde) para dar segurança ao chapéu e as fitas que faziam o acabamento. Alguns a gente tinha de lavar, mas ficava novinho”, conta Lúcia, a caçula de uma escadinha de 8 irmãos. O mais velho já morreu, os outros foram embora e coube a ela assumir a loja.

Hoje, os fornecedores são de São Paulo e Santa Catarina. Os chapéus com pelo de lebre, “os melhores”, na avaliação de Lúcia, só existem graças a resistência de uma única fábrica no Brasil, mas o modelo Panamá ainda está na moda e é um dos estilos a manter a loja aberta na 14, entre as ruas Maracaju e Antônio Maria Coelho.

“A cidade é muito quente e o Panamá é um modelo que nunca sai de moda. As mulheres compram, os homens compram. Vendo chapéu aqui de mamando a caducando. Tenho cliente de 97 anos”, brinca.

A senhora tímida, que não gosta de fotografia e só aceita pagamento em dinheiro vivo, se mostra bem antenada com o gosto da clientela, principalmente o dos mais jovens. “Eles compram para usar na balada, no pagode e outros para as festas sertanejas”.

O mais caro, um modelo marrom, imponente, com pelo de lebre, custa R$ 300,00. O tipo Panamá, com fibras naturais, tem preços a partir de R$ 130,00 e ainda há os mais populares, para os peões que ainda andam pelas comitivas no Pantanal.

“Tem chapéu que dura 7, 8 anos, sob chuva e sol. É igual calça jeans, tem alguns mais baratos, mas não são tão bons”, diz dona Lúcia.

Modelo Panamá, vindo do Equador.Modelo Panamá, vindo do Equador.
Há 60 anos loja funciona no mesmo endereço, na 14 de Julho.Há 60 anos loja funciona no mesmo endereço, na 14 de Julho.



Boa a matéria, bons os comentários, mas porque ninguém divulgou o endereço e o telefone da loja? Nem quem escreveu a matéria e nem as pessoas que comentaram e que inclusive já são clientes, não divulgaram o endereço e o telefone. Lemos a matéria, gostamos, mas não temos como comprar. Por favor, alguém coloque o endereço e telefone. Obrigado
 
Edgard Pinto em 15/02/2014 23:07:21
OLÁ BOA TARDE A PAZ DE CRISTO, QUE LEGAL DESSA LOJA DE CHAPEU ISSO MUITO BOM EU QUERIA INFORMACE PELO E-MAIL DE PROMOÇÃO DE TODAS AS MARCAS DE CHAPEUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII .............................................................................................................................................................QUE CHAPEU LINDOS CHAGA NOVIDADE POR FAVOR ME INFORMAR............................................................................................................................................................................................................................................................................................
 
CARLOS AUGUSTO FOUCAULT DE OLIVEIRA em 09/12/2013 14:42:50
como faço para conseguir comprar um chapeu ramenzone 3x de lebre.
 
edilene maria alves em 17/11/2013 16:10:14
favor mandar nº do telefone de vocês, tenho que comprar um chapeu ramezoni 3 x para meu avô que vai fazer 95 anos é aqui não tem mais
 
wilson feliciano em 03/06/2013 17:42:34
por favor como faço para obter os preços e se quiser comprar seus chapeis
Obrigado
 
Janaína Fukuda em 07/03/2013 07:34:18
Por favor me envie o telefone da casa do chapéu. Preciso falar com urgência com a dona da loja. agradeço se me ajudar
 
Maria Feliciana Alves em 22/10/2012 11:46:41
Costumo dizer que lá é a verdadeira CASA do CHAPEU. hahah
Parabens pela materia! Historia viva de Nossa Linda MORENA!
 
pedro cabreira em 04/09/2012 12:58:22
Dá gosto comprar na loja da dona Lúcia, sou cliente antigo, já comprei chapéus Ramenzoni, Prada, Cury, Pralana e Panamá. A proprietária é só simpatia, e ali você é tratado mais como amigo do que como cliente, você é gente não é só um número de cadastro. Parabéns a dona Lúcia e a reportagem que fala da gente que faz a nossa Cidade ser a bela morena que amamos.
 
Jericó V. Matos em 04/09/2012 05:33:57
ADORO SUA LOJA!!!! SEMPRE VOU AÍ COMPRAR CHAPÉU!!!PARABÉNS PELA MATÉRIA!!!SUCESSO!!!
 
Margareth Auxiliadora de Oliveira em 04/09/2012 05:10:27
Realmente os chapéus dela são encantadores, gosto muito dessa loja é minha preferida daqui de CG até mesmo pelos preços e produtos que são muito bons... eu e a orquestra revoada pantaneira inteira usamos chapéus daí... ótima reportagem mesmo!
 
Gabriella Galiciani em 04/09/2012 02:45:00
Essa loja deveria ser tombada em vez do camelódromo.
 
JOAO PEDRO ALMEIDA em 04/09/2012 01:46:17
Pode informar o nome e o telefone da loja, por favor.

 
Gabriel Pelissari de Rodrigues em 03/09/2012 07:09:40
Excelente matéria, parabéns ao CGNEWS.
trouxe recordações da época em que meu
avô usava tal chapéu - ramenzoni 3x.
 
Marcelo Venâncio Cunha em 03/09/2012 05:26:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.