A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

18/10/2013 06:44

Açougue monta biblioteca e começa a emprestar livros para os clientes

Ângela Kempfer
Luciane e o livro com a poesia de Manoel de Barros, também para empréstimo.Luciane e o livro com a poesia de Manoel de Barros, também para empréstimo.

Com quatro caixas lotadas de livros, os donos do açougue Fino Corte, na avenida Tamandaré, resolveram compartilhar boas leituras. Reservaram um espaço já na loja e entre uma picanha e um contra-filé, os clientes também têm ao alcance dos olhos cerca de 200 títulos diferentes.

Veja Mais
Estilistas criam coleção especial para quem tem algum tipo de deficiência física
Referência em Medicina, cursinho abre inscrições para bolsas de até 100%

O acervo já foi lido por Luciane Mello (a proprietária), pelo marido dela ou por um dos 2 filhos, Amanda, de 12, e João Pedro, de 8 anos de idade. “Quando viemos de Brasília para cá, na mudança percebemos que tínhamos muitos livros e resolvemos fazer algo diferente”, lembra a empresária.

A inspiração surgiu também em Brasília porque lá existe o “Açougue Cultural”, nos mesmos moldes do projeto “Roda de Leitura”, implantado agora aqui. Um ano e quatro meses depois, a ideia finalmente ganhou forma em Campo Grande e será oficialmente lançada amanhã, às 15 horas. A boa coincidência é que será justamente na data de comemoração do centenário do poeta Vinícius de Moraes

Quem quiser retirar um dos exemplares, só terá de fazer um cadastro simples, deixando número do telefone e endereço. “Não precisa ser cliente, basta ter vontade de ler”, explica Luciane.

São diferentes estilos de literatura, inclusive, infantil e adolescente, por conta do gosto de Amanda e João Pedro. A pessoa terá 15 dias para aproveitar o livro, mas se neste tempo não conseguir concluir a leitura, poderá renovar o empréstimo.

Antes mesmo da inauguração oficial, o primeiro livro emprestado foi o romance Marley e Eu, por exemplo. “Eu estava catalogando e as pessoas já perguntavam se a gente ia vender. Todo mundo se surpreende quando fica sabendo que é para emprestar”, comenta.

A empresária conta que no dia-a-dia fica evidente o quando a experiência é incomum em Campo Grande. “Quando as pessoas chegam, o primeiro impacto é ir direto ver os livros. Tem muita gente que também comenta que não lê há muito tempo e que também tem muita coisa encaixotada”, por isso também serão aceitas doações.

Luciane aprendeu depois do casamento que o acesso é o melhor incentivo para a leitura. No caso dela, os livros só passaram a fazer parte da rotina por causa do marido jornalista. “Eu não lia antes, ele que me ensinou a gostar. O livro ao alcance das mãos é a melhor forma de incentivo”.

O projeto funciona no açougue Fino Corte, na avenida Tamandaré, número 1.025, Vila Planalto.




Que legal, amei a ideia parabéns!!
 
FABIANA F M BONIATI em 19/10/2013 09:27:30
Parabens, adorei a ideia e vou aparecer lá, fica proximo do meu bairro e o meu filho de 6 anos adora livros.
 
katiuscia bueno em 19/10/2013 08:23:10
Parabéns, que a população aproveite, pois ler é viajar sem sair do lugar!!... Conhecimento, fantasias e muito muito mais....
 
thais batista da silva em 18/10/2013 20:02:32
Parabéns pela bela iniciativa nem só de pão(carne ) se vive........
 
Profª Denise batista em 18/10/2013 15:27:09
Queridos, parabéns!!! Desejo-lhes todo sucesso!
Um abraço carinhoso.
Rô.
 
Rosangela Nascicmento em 18/10/2013 14:58:19
"Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer".

Frank Lloyd Wright


Antônio,

tens alguma dúvida que chegará lá? Eu não!!! O preço deste sucesso tens pago.

Feliz por vê-los alçando novos voos graças ao compromisso com o trabalho e a

dedicação ao próximo.


Grande abraço.

Tereré & Leitura
 
Cristina Libne em 18/10/2013 14:47:36
exemplo de exemplo. por que outros estabelecimentos não copiam essa ideia. já pensou se essa moda pega? que maravilha.
 
luis Claudio de Quadros em 18/10/2013 14:11:39
Que coisa boa!! Foi a primeira notícia do dia, para deixar a sexta mais leve ainda! Parabéns pela iniciativa!
p.s. Nei Salviano: a frase de Twain é extremamente relevante nesses tempo de tons cinzas! rs
 
JESSICA MACHADO em 18/10/2013 11:18:16
"Qualquer individuo que esteja sensível as questões sociais e que possua informação e conhecimento, buscará de certa forma promover a equidade e anular as iniquidades existentes trazendo ao seu contexto as condições necessárias para promover ações como esta realizada pela empresária Luciane Mello."
Honro a vida dela por esta iniciativa e vejo que nossa Campo Grande começa a despertar em seus cidadãos o desejo de se ter espaços alternativos de promoção e acesso à leitura. Com certeza estarei lá para prestigiar esse momento ímpar.
Marcos Rubens
Vice Presidente da Associação Profissional de Bibliotecários de MS
 
Marcos Rubens em 18/10/2013 11:02:55
Bela iniciativa. Parabéns!
 
Jaziel Dorneles em 18/10/2013 08:17:43
Parabéns pela iniciativa....
O incentivo à leitura é tudo que o nosso país precisa, pessoa sem leitura se torna vazia, sem argumento e sem conteúdo.
Parabéns!!!!
 
Sonia Regina em 18/10/2013 07:59:41
Belíssima iniciativa. PARABÉNS ao casal!!!
 
ARLEY ROSA em 18/10/2013 07:48:56
Parabéns!!! De boas idéias como esta que o nosso Brasil precisa...
 
LUCIANA LOPES BAUNGARTEN DIAS em 18/10/2013 07:34:50
Que maravilha!!!! Estou torcendo para que a moda pegue e possamos sair para comprar carne moída e voltar com uma sopa de letras pra casa!!! Parabéns a Luciane e ao esposo por incentivarem os filhos desde sempre e compartilharem com outras pessoas essa preciosidade!!!
 
Fabiana Aparecida em 18/10/2013 07:34:06
Que notícia maravilhosa, parabéns por compartilhar seus "tesouros" Luciane, espero que chegue ao alcance de muitas pessoas
 
Luciene Lopes em 18/10/2013 07:32:40
Parabens a senhora Luciane Mello e família pela brilhante novidade.
"O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler".
Mark Twain
Grande abraço
NEI SALVIANO
 
nei salviano em 18/10/2013 07:27:03
Parabéns pela inciativa. Precisamos, e muito, incentivar o gosto pela leitura.
 
Branca M de Meneses em 18/10/2013 07:22:58
Parabens Antonio e Amanda pela inovacao. Sucesso.
 
Flavion Moreira em 18/10/2013 07:13:22
Parabéns pela iniciativa a Capital e nossa população só tem a ganhar