ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Escola bilíngue canadense chega à capital

Informe Publicitário | 19/11/2015 07:00
O método canadense de ensino chega a Campo Grande através da escola "Maple Bear".
O método canadense de ensino chega a Campo Grande através da escola "Maple Bear".

A metodologia canadense de ensino bilíngue chega à Campo Grande com uma proposta inovadora trazida pela Escola Maple Bear, reunindo diferentes filosofias pedagógicas. O propósito principal é levar a criança a pensar e a interagir no meio em que convive, a partir da imersão total na língua inglesa desde o primeiro ano de vida, de maneira natural, estimulante e lúdica.

No Brasil, já são 86 escolas e outras 200 espalhadas pelo mundo que trazem a experiência do Canadá, que há 45 anos trabalha com ensino bilíngue em suas escolas.

Na educação infantil acontece imersão total na língua inglesa através das atividades.
Na educação infantil acontece imersão total na língua inglesa através das atividades.

"Na Maple Bear, as crianças ampliam seus horizontes ao se apropriar da língua inglesa por meio de atividades desafiadoras e enriquecedoras", explica a coordenadora pedagógica Fernanda Ros Ortiz Pasa.

Diferente do que ocorre em outras propostas bilíngues ou em cursos de inglês, na Maple Bear a criança vivencia toda a rotina diária de atividades em inglês, seja, por exemplo, numa aula de culinária ou num jogo motor, o que garante um período de imersão na língua bastante superior em detrimento de outras realidades. “Mais do que ouvir músicas ou serem levadas a repetir palavras em outra língua, as crianças participam de inúmeras experiências, aprendendo naturalmente.”, explica Fernanda.

Até os 5 anos, os pequenos possuem muita facilidade para apreender conhecimentos, sem entraves ou medo de errar, adquirindo fluência com mais rapidez. “Estudos neurolinguísticos demonstram que essa forma de aprender leva a criança a pensar em duas línguas, acionando as mesmas áreas do cérebro, e não apenas a traduzir determinadas frases ou palavras”, exemplifica a coordenadora.

A unidade conta com cerca de mil títulos de literatura em inglês.
A unidade conta com cerca de mil títulos de literatura em inglês.

A formalização do processo de alfabetização na Maple Bear acontece no último ano da Educação Infantil, em língua portuguesa, quando 75% do período continua a ser em inglês. “O processo inicial de apropriação do código linguístico ocorre, portanto, na língua nativa e esse conhecimento é transferido para o inglês a partir do Ensino Fundamental”, afirma a educadora.

A proposta da escola é de ir além de uma simples preparação para provas ou exames. Formar um cidadão seguro, capaz de atuar em diferentes esferas sociais é um de seus principais objetivos.

O espaço físico é amplo, ventilado e arborizado, o que estampa o quanto a escola preocupa-se com o desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Os pais podem entrar com o carro até a porta para buscar seus filhos e contam com a ajuda de um aplicativo que pode ser acionado a 1,5 km de distância, a fim de que os pequenos estejam prontos, o que facilita o horário da saída.

As salas de aula têm 50m², cada uma com o seu banheiro e organizada em "centros de aprendizagem".
As salas de aula têm 50m², cada uma com o seu banheiro e organizada em "centros de aprendizagem".

Na parte externa, além de muito verde, um playground vai convidar os pequenos a brincarem. O espaço também vai contar com horta e área gourmet para as atividades culinárias, bem como um ateliê de artes e espaço com areia.

Já na parte interna, o teatro é o ambiente para atividades internas e apresentações ao público. As salas de aula têm 50m², cada uma com o seu banheiro e organizada por "centros de aprendizagem".

"Os materiais são cuidadosamente selecionados com base nas exigências da Maple Bear, e a unidade conta com cerca de mil títulos de literatura em inglês", descreve Fernanda. Os objetos ficam ao alcance das crianças, para que eles mesmos possam acessar e manusear.

Pedagoga e mestre em Educação pela UFMS, especialista em Psicopedagogia, com experiência em Educação Infantil de cerca de dez anos, a coordenadora pedagógica acredita no valor da instituição para a cidade "Campo Grande recebeu um presente. As crianças precisavam de uma educação completa como a oferecida pela Maple Bear", resume Fernanda.

São 20 horas de língua inglesa por semana, o dobro do que escolas bilíngues da Capital já trabalham. Os professores passam por uma avaliação criteriosa e seguem fazendo cursos para aplicar a metodologia.

Para os 100 primeiros matriculados, a Maple Bear oferece 15% de desconto na mensalidade, vitalícia e que pode ser estendido a irmãos.

A Maple Bear está de portas abertas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Os pais podem agendar horários para visitas pelos telefones: 3014-2939 e 3015-2939. A escola fica na Avenida Rodolfo José Pinho, 1386, Jardim São Bento.

Confira também nosso site e o Facebook.

Nos siga no Google Notícias