ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Led aumenta a iluminação, reduz custo e preserva meio ambiente

Informe Publicitario | 19/09/2016 16:00
Rua iluminada com led no Aero Rancho, ao lado de outra que ainda não recebeu a nova iluminação.  Os ganhos em luminosidade e na distinção das imagens são significativos.
Rua iluminada com led no Aero Rancho, ao lado de outra que ainda não recebeu a nova iluminação. Os ganhos em luminosidade e na distinção das imagens são significativos.

A substituição das antigas lâmpadas a vapor de sódio e mercúrio por modernas luminárias de led marca o início de um novo tempo em Campo Grande. As novas lâmpadas são o que existe de mais moderno em matéria de iluminação pública em todo o mundo. Elas proporcionam um ganho de pelo menos 50 % na intensidade da iluminação, reduzem os custos de manutenção da rede e também da conta de energia do município, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente.

A Solar Distribuição e Transmissão S.A. está trocando vinte e duas mil luminárias de 40 W, que substituem as de vapor de sódio e as de mercúrio de 70, 125 e 150 W, quatro mil e quinhentas luminárias de 90 W, colocadas no lugar das de 250 W, e três mil e quinhentas luminárias de 165 W, onde existem as antigas luminárias de 360 e 400 W.

“As luminárias de led tem um Índice de Reprodução de Cor (IRC) bem maior que as de vapor de sódio e mercúrio. Estudos demonstram que o IRC das lâmpadas de led é de 70, enquanto as antigas não passam de 25. Isso faz com que uma rua iluminada com led seja muito mais clara e tudo o que acontece nela pode ser percebido com maior nitidez, representando também, além da segurança e conforto, mais beleza para a região”, explica Bruno Soares, engenheiro responsável pelo serviço.

Outra vantagem das luminárias de led em relação as de vapor de sódio e mercúrio é a durabilidade do produto. Enquanto as lâmpadas antigas duram no máximo 16 mil horas, as de led permanecem em operação por pelo menos 50 mil horas, ou seja, três vezes mais. A estimativa é de que a substituição das lâmpadas antigas reduza em 50 % os custos de manutenção da rede, proporcionando ao município e, consequentemente, ao contribuinte, uma economia de R$ 105 milhões nos próximos 12 anos.

As placas de led utilizadas em iluminação pública são diferentes das lâmpadas que o consumidor compra para usar em casa. Elas têm vida útil mais longa e custo de manutenção menor. O preço oferecido pela Solar é 26 % menor que o encontrado no mercado, o que permitiu uma economia de R$ 12,1 milhões para o município.

Saúde e meio ambiente – Bruno Soares destaca também os ganhos para o meio ambiente proporcionados pela iluminação de led.

Para José Luiz Souza, a nova iluminação trouxe mais segurança aos  os moradores e comerciantes da Avenida Tancredo Neves.
Para José Luiz Souza, a nova iluminação trouxe mais segurança aos os moradores e comerciantes da Avenida Tancredo Neves.

“Na execução do serviço estamos encontrando em Campo Grande muitas luminárias que utilizam reatores fabricados antes de 1982, que têm em sua composição o óleo de ascarel, substância altamente cancerígena. As luminárias de led não têm qualquer tipo de reator, o que além de reduzir o custo de manutenção do sistema, não oferece risco à saúde da população e nem provoca danos ao meio ambiente”, assegura o engenheiro.

De acordo com os estudos da Solar, somente na região do Aero Rancho, a primeira a receber as novas luminárias, o consumo de energia será reduzido em aproximadamente 186 kWh.

“Para cada kWh eliminado do consumo, deixa de ser emitida uma tonelada de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Imaginem o impacto positivo que a implantação da iluminação de led trará, também, para a melhoria da qualidade do ar em Campo Grande”, argumenta.

A substituição das luminárias já chegou ao Conjunto Moreninhas, a Coophavilla e ao Jardim Noroeste. Para acelerar a substituição, a Solar mobilizou 37 equipes próprias e terceirizadas aptas a trabalhar até 20 h por dia.

De acordo com o gerente de iluminação pública do município, Laércio Araújo Chaves, os principais critérios utilizados para definir os locais onde inicialmente estão sendo substituídas as luminárias são a quantidade de habitantes da região e o nível de carência sócio econômica dos moradores. Além disso, o serviço contempla também vias de grande fluxo de veículos como é o caso das Avenidas Afonso Pena, Bom Pastor e Eduardo Elias Zahran, onde as obras já foram iniciadas.

Francisca Mendonça diz que a Rua Jornalista Valdir Lago ficou muito mais clara, dando mais conforto aos moradores
Francisca Mendonça diz que a Rua Jornalista Valdir Lago ficou muito mais clara, dando mais conforto aos moradores

Benefícios – A chegada da nova iluminação repercutiu favoravelmente nos locais onde já foi implantada, como é o caso da região do Aero Rancho, onde 80 % dos pontos de luz já contam com luminárias de led. O marceneiro Élber Vagner Ribeiro de Almeida, que mora no bairro há 22 anos, ficou feliz com a mudança. “ Não só eu, mas diversos moradores só têm o que elogiar do serviço. O Aero Rancho ficou mais bonito”, avalia.

José Luís Souza, proprietário de uma loja de roupas na Avenida Presidente Tancredo Neves, diz que, antes da nova iluminação, os comerciantes e moradores ficavam mais expostos à ação de bandidos. “A sensação que tenho é que a nossa segurança vai aumentar”, garante. Já a auxiliar de cozinha Francisca Mendonça, que mora há 11 anos na Rua Arapoti, em frente ao Parque AyrtonSenna, destaca o ganho com o aumento da luminosidade. ”Ficou tudo muito mais claro”, assegura.

Nos siga no Google Notícias