A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

03/04/2015 07:13

Miojo com lagosta, farofa de Fandangos e 3 livros para quem mora sozinho

Evelise Couto
Livros para quem é solteiro e enfrenta a cozinha.Livros para quem é solteiro e enfrenta a cozinha.

Para quem não sabe, o blog Casa de Um começou quando eu passei a morar sozinha. Caçula que sou e morando sempre com minha mãe, eu era uma verdadeira negação em tudo que se dizia a respeito de cuidar de uma casa e de mim mesma. Não que a situação tenha melhorado muito de lá pra cá, mas posso afirmar que mudou bastante.

Veja Mais
Escola se destaca com educação baseada no carinho com os alunos
Com ar condicionado, banca é realização do carioca que sonhava em ter livraria

Logo na primeira semana quando, na tentativa de lavar o piso branquinho da cozinha, eu fiz um mar de espuma e não conseguia de jeito nenhum fazer com que ele acabasse, era oficial: eu precisava aprender a me virar. Como escrever, além de ser o principal engenho da minha vida profissional, era sempre uma atividade muito terapêutica para mim, comecei a colocar na ponta do lápis tudo aquilo que eu não sabia e precisava aprender e assim reunir material para que eu pudesse me virar bem. Assim nasceu o blog, à base de muita pesquisa e troca de experiências.

A internet (essa linda que eu tanto amo) sempre me ajudou muito, mas visitando livrarias, volta e meia encontro achados que acabam me ajudando nessa jornada. Indico hoje, então, três leituras muito úteis que eu acredito que também quebrarão muitos galhos para vocês.

1. Dicas Incríveis - Truques e Segredos Para Facilitar Seu Dia a Dia (Sueli Rutkowski) - se você assiste ao Programa da Eliana na TV, já deve ter visto a autora dando dicas bem bacaninhas para a sua casa. No livro, a consultora doméstica reuniu várias delas em diversas modalidades. Por exemplo, você sabia que vinagre é ótimo para limpar computadores e eletrodomésticos que estejam amarelados? Ah, e que tal aprender a cozinhar feijão utilizando uma garrafa térmica ou fazer um bolo usando sal de fruta? Tem ainda receitas de pudim de macarrão instantâneo, farofa de Fandangos e até de lasanha de chocolate! Como eu disse, tem dicas super variadas, que vão desde receitas e truques de cozinha, a dicas de limpeza e sugestões para festinhas em casa.

2. Meu Miojo - Receitas e Histórias (diversos autores) - Nesse livro, 14 chefs renomados contam suas histórias com o famoso macarrão instantâneo e dão suas receitas especiais usando o ingrediente, mostrando que comer Miojo pode ser sim uma experiência diferente e requintada! O livro lembra um caderninho de receitas feito à mão, com as receitas escritas em letra cursiva. Um mimo! As receitas também são super especiais. O chef francês EmmanoelRassoleil ensina a fazer uma salada crocante de miojo cru ao toque oriental, enquanto o brasileiro Felipe Sica dá o passo a passo de um miojothai com filé e brócolis, apenas para citar alguns exemplos. Tem até versões chiquérrimas do nosso amado macarrãozinho com lagostas, camarões e inclusive foiegras (que eu não gosto, mas espia que chique isso! rs…) ! O livro vale muito para quem não abre mão dessa invenção japonesa que há mais de 50 anos salva Casas de Um do mundo todo!

3. Cozinha para 2 - Receitas Sem Fogão, Sem Complicação (Carol Thomé e Duca Mendes) - Meu coraçãozinho se encheu de amor quando eu vi esse livro pela primeira vez! Primeiro porque eu adoro o trabalho do casal Carol e Duca em seu canal de gastronomia no Youtube, o Cozinha Para 2; segundo porque eu não ia mais precisar ir à caça na Internet toda vez que eu quisesse fazer uma receitinha fácil aqui em casa, com o livro eu tenho tudo ao alcance da minha mão! Comemoremos! Já fiz diversas receitas do casal e todas deram super certo e o mais legal, todas elas para gente que, como eu, não têm a menor intimidade com o fogão. Ah, e sim, eu sei que o livro é de receitas para duas pessoas, mas quem é que não recebe uma visitinha em casa? Além do mais, você pode seguir a mesma receita em escala menor, apenas para você.

E você, tem algum livro de cabeceira que te ajuda nesse dia a dia de morar sozinho? Não deixe de mandar sua sugestão lá na fanpage do Casa de Um

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e criadora do blog Casa de Um 




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.