A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

05/02/2013 08:30

Primeiro e último videogames fabricados estarão no 3º Campo Grande Game Show

Elverson Cardozo
Wii-u, da Nintendo, foi o último videogame fabricado. Ainda não chegou ao Brasil. (Foto: Reprodução/Internet)Wii-u, da Nintendo, foi o último videogame fabricado. Ainda não chegou ao Brasil. (Foto: Reprodução/Internet)

Campo Grande recebe, pela terceira vez, mais uma edição gratuita do Game Show, um dos maiores eventos de entretenimento da região Centro-Oeste. A abertura será realizada neste sábado (9), às 14h, a Praça de Eventos do Shopping Norte Sul Plaza.

Veja Mais
Referência em Medicina, cursinho abre inscrições para bolsas de até 100%
Buffet que virou grife tem clima de campo em plena Chácara Cachoeira

O destaque vai para o Museu do Videogame, quem terá um acervo maior. Na coleção, o primeiro e o último modelo fabricado, o Magnavox Odyssey, de 1972, e o Wii-u, da Nintendo, que ainda não chegou ao Brasil.

“O controle dele é um tablet. É de uma geração diferente que também integra com a TV”, explicou o curador da mostra, Cleidson Lima, de 40 anos.

Entre as relíquias também está o Telejogo Philco Ford, de 1977, e outros modelos que conquistaram crianças e adolescentes nas décadas de 80 e 90.

Cerca de 165 videogames antigos estarão expostos, 45 modelos a mais que na segunda edição do evento. A maioria é do próprio curador, que coleciona consoles há pelo menos 5 anos.

“O processo é mostrar às pessoas o que veio anteriormente. Cerca de 12 videogames são de acervos de amigos. Alguns são muito raros. Tem videogame que custa mais de R$ 3 mil. Um dos que vai estar na exposição custa 5 mil e é raro de achar”, disse.

Magnavox Odyssey, de 1972, o primeiro console fabricado. (Foto: Reprodução/Internet)Magnavox Odyssey, de 1972, o primeiro console fabricado. (Foto: Reprodução/Internet)

A novidade deste ano é que os modelos estarão expostos na vertical, como quadros. “Todos os videogames estarão pendurados. Isso facilita para deixar o local como um museu mesmo”, disse. Cada peça terá uma ficha técnica. Algumas terão vídeos com comerciais da época em que foram lançados.

Além da visita, quem for ao espaço poderá jogar em alguns desses consoles, como o Atari 2600 (1977), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990) e Playstation 1 (1994).

Haverá, ainda, os campeonatos virtuais, de Fifa 13 e Pes 2013, além do desafio de dança no Xbox Kinect, o simulador de corrida e o concurso de Cosplay – Anime Sesc -, que acontece no último dia, às 15h.

Para Cleidson, o evento, além da diversão, tem uma função cultural e é gratuito justamente por isso; para proporcionar o acesso a todos os interessados, dos colecionados as pessoas que nunca teve ou não tem oportunidade de comprar um videogame.

“Não adianta só ficar olhando. Minha vontade era botar todos para jogar, mas tem uma questão de logística aí”, disse.

Visitantes poderão jogar em modelos antigos, que já saíram do mercado. (Foto: Divulgação)Visitantes poderão jogar em modelos antigos, que já saíram do mercado. (Foto: Divulgação)
 Cleidson e o primeiro videogame da Atari, o Atari Pong, de 1976. (Foto: Divulgação) Cleidson e o primeiro videogame da Atari, o Atari Pong, de 1976. (Foto: Divulgação)

Espaço multimídia - No mesmo espaço, será montada uma sala de aula multimídia com oficinas de desenvolvimento de games, cenários 3D e personagens, design de jogos, games para smpartphones e tabletes e outras atrações.

As aulas serão diárias e gratuitas, com horários e temáticas programadas. Interessados poderão se inscrever no local.

O 3º Campo Grande Game Show começa neste sábado (9) e termina no dia 24 de fevereiro. O espaço estará aberto à visitação, na praça de eventos do Shopping, das 14h às 20h.

A expectativa da organização é superar o público do ano passado, que foi de 100 mil pessoas.

Outras informações podem ser obtidas pela página do evento no Facebook.

Serviço – O Norte Sul Plaza fica na avenida Ernesto Geisel, 2.300, no Jockey Club, em Campo Grande.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.