A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

17/09/2012 06:56

Dupla jura que vai resistir ao sertanejo universitário, apesar das tentações

Anny Malagolini
Alex e Yvan, os “Violeiros de Bodoquena”.Alex e Yvan, os “Violeiros de Bodoquena”.

Eles estão entre as duplas na resistência pela valorização da música sertaneja de raiz. Alex e Yvan, os “Violeiros de Bodoquena”, lutaram, lutaram, conseguiram alcançar uma agenda cheia aos finais de semana, apesar de garantir que não gostam “de jeito nenhum” do estilo da moda: o universitário.

Veja Mais
Begèt de Lucena e Mari Depieri são as vozes do Som da Concha de hoje
Festival de Artes começa com público fraco, mas tem vocação para ser resistência

O forte é o repertório clássico. Nada de “Camaro Amarelo”, comenta Alex, o mais falador da dupla. “Preservamos a nossa essência, não tocamos o que toca na rádio. Não tocamos, porque senão seremos somente mais uma dupla”, justifica.

Resistir, porém, não parece um caminho fácil. Dia desses gravaram o arrocha “Periguete”, pensado na fama com um hit. “Sim, gravamos com a esperança de ter um hit chicletinho, não tem como falar que não”, admite.

Mas, se isso redime a dupla, não é algo que eles acreditem. Os dois dizem que é um meio de continuar fazendo o que gostam e sobreviver com isso.

“Não é por dinheiro. Quando eu saí da minha cidade, com o que eu ganhava, dava para viver e sobrava. Se fosse apenas por questão financeira, tinha continuado no interior. Mas eu sempre quis me tornar uma pessoa com o trabalho reconhecido. E parte disso já conseguimos, pois no Estado somos reconhecidos, temos público”, diz Alex.

No início, o maior desejo era um clichê de quase todos os sertanejos. “Sonhava com uma caminhonete, como uma Ranger. Era um sonho pequeno, mas vindo de onde vim, sem berço de ouro, era meu sonho, e eu já conquistei”.

Mas agora, a vontade é outra diz o sertanejo Yvan “A gente sonha com o dia em que vamos fazer uma parceria com a dupla Chrystian e Ralf”.

Alex era vocalista de uma banda show chamada “Ativista” em Bodoquena e mudou o rumo da carreira depois de um showmício para um candidato a prefeitura da cidade.

O rapaz foi convidado para ir a uma reunião do candidato adversário e então conheceu o grande parceiro, Yvan, um tocador de viola.

Fivelão com nome da dupla...Fivelão com nome da dupla...
e bota de couro, no bom estilo sertanejo.e bota de couro, no bom estilo sertanejo.

Passaram a se apresentar juntos e lembram ainda hoje da primeira música no repertório, “Desatino”, de Ronaldo Viola.

No começo, tocavam pela região, a troco de gasolina. “O cachê era muito pouco, não compensava. No fim das contas víamos que estávamos pagando para tocar”, lembra Alex.

Por onde passavam, o estilo “raiz” da dupla fazia admiradores que cobravam a gravação de um CD. “Ou qualquer coisa, para ouvir em casa, mas como gravar um CD era caro, e na cidade nem existe um estúdio, decidimos então gravar uma demo em um show”, lembra o cantor.

O CD caseiro rodou Bodoquena, cidades vizinhas, e os dois deram um jeito para que a gravação chegasse até Campo Grande. “Por sorte, a demo caiu nas mãos das pessoas certas e uma delas foi o nosso empresário, que nos convidou para ir a Campo Grande se apresentar no programa do Miltinho Viana em um domingo”.

Uma apresentação em Corumbá rendeu os R$ 300,00 para a viagem a Campo Grande. Por aqui, rodaram, rodaram, mas só conseguiram tocar quando uma dupla desistiu da apresentação em uma casa noturna da cidade.

“Chegamos às 20 horas, pelo menos 4 horas antes da casa abrir as portas. E ali começaram a surgir os convites para outras apresentações na Capital”, lembra Ivan.

Durante tempos, tocaram só por uma “ajuda de custo”, sem cachê, até conquistarem pontos como o Santa Fé, onde são residentes.

A dupla ainda não completou 10 anos de carreira, mas já carrega uma bagagem cheia de histórias. Até hoje lembram de uma das primeiras experiências.

Em Bonito, chegaram a tocar por 8 horas seguidas, das 20 às 4 da manhã, por apenas 50 reais, hotel, refeição e de quebra um passeio no balneário.

“O combinado eram de 4 horas, mas durante esse período o restaurante permaneceu vazio. Quando encerramos a apresentação para os garçons, chegou um grupo de turistas, então tocamos tudo de novo”. Mas ficaram se o passeio prometido.




AMO ESSA DUPLA DE PAIXAO, SOU FÃ DE CARTERINHA!! MODA DE VIOLA É OUTRA PAIXAO Q TENHO, E POR ISSO DESSA PAIXAO POR VCS, ALEM DISSO PELO CARINHO QUE TEM PELO PUBLICO É DE TIRAR O CHAPEU..., O FUTURO SO DEUS CONHECE, MAS ACREDITO QUE O SUCESSO DE VCS É INEVITAVEL...SUCESSO MENINOS.
 
ELIZANGELA FERREIRA em 19/09/2012 12:08:57
alx e yvan amo voces de mais!faz 2 anos que eu sou fã de vcs e acredito que vcs vão ainda mais longe do ja foram
bjus amo vcs....
 
jessica farias em 18/09/2012 09:53:53
ALEX E YVAN, VCS ESTÃO DE PARABÉNS PELOS SEUS TRABALHOS,SHOWS DIRETOS,JÁ ESTÃO GANHANDO O BRASIL..DESEJO TODA SORTE PRA VCS PARCEIROS..E VAMOO BARUUIAAA..
 
Fagner Lobo em 18/09/2012 06:36:30
Parabéns a nossa querida e genuinamente sul-mato-grossense dupla Alex e Yvan pela preservação e continuidade da mais bela arte que é a nossa música sertaneja de raiz. Certamente o nosso saudoso e inesquecível Tião Carreiro está aplaudindo vocês, pedindo para que toquem mais uma... Vocês são gênios na viola e no gogó. Abraço e sucesso eterno.
 
João Gonçalves Silva de Souza em 18/09/2012 06:10:43
Lindos da minha vida, amo de paixão vocês estão de parabéns, sabem que não me canso de ouvir Alex e Yvan e estou presente em todos os shows possiveis... Creio que ainda alcançara o sucesso tão desejado!
 
Caroline Costa em 18/09/2012 03:27:27
eu era sistematico antigamente,mas nao adiantou em nada,minha opiniao seria pra vcs se manterem no q vcs tocam q é a moda de viola,mas hoje eu sei q nem tudo q queremos e gostamos vai trazer o sustento pra nossa casa,eu tbem nao curto esses chicletes,mas fazer o que!!!???
 
marcos cesar em 17/09/2012 11:27:12
parabens , amigos vcs merecem , por tudo que vcs fazem para o nosso estado ms, campo grande tem orgulho de vcs.
 
giuvani dias em 17/09/2012 11:26:58
Essa é uma das melhores duplas tão boas que existe aqui no MS. Pena que o nosso estado ficou conhecido por essas músicas chicletes e ao som do universitário.

Acredito no sucesso da dupla e que o sertanejo raiz ainda irá voltar a reinar.
 
Drielle de Souza em 17/09/2012 11:17:19
Muito bom, que continuem assim honrando a grande cultura que é o sertanejo "raiz" a grande moda de viola!
 
Danilo oliveira em 17/09/2012 10:49:22
Vejo muitos comentários bons sobre a dupla, mas de um pessoal de fora, que não
moram no estado. Vamos fortalecer nossa cultura pessoal, sou Compograndense de coração e já aprendi a gostar desse sertanejo bom demais de ouvir, mas a pessoal de Mato Grosso do Sul tem que dar enfase a musica sertaneja de raiz, que por sinal é ótima.
 
Ivan Sousa e Thais Ricci em 17/09/2012 10:23:57
Não curtia muito sertanejo, fui convidada para o lançamento do CD destes garotos e me rendi ao estilo e penso que cantando com Christian e Ralf a coisa vai mais q engrenar. São afinados e tocam muito bem,MS está de PARABÉNS...sorte do empresário visionário.
 
JOELMA SANTOS em 17/09/2012 10:21:10
vcs são o orgulho do nosso querido municipio......parabens.
 
Manop pereira em 17/09/2012 10:16:05
"O MAIOR FRACASSO DO SER HUMANO... E' PERDER O ENTUSIASMO...''
 
adao l s nantes em 17/09/2012 10:10:41
eai primo famoso, conheço os tios do alex sempre cantaram e muito bem as tias tb e nao podia dar outra coisa ,voce canta com o coraçao e alma antes nao gostava muito de musica sertaneja agora sou fa da musica graças a voce e o Ivan que Deus ilumina voces .um grande abraço.
 
carlos holosbach em 17/09/2012 10:06:17
Está ai alguém quem honra o sertanejo de verdade! Parabéns pelo trabalho, como muitos disseram, a caminho é longo e a batalha é arda, mas o esforço é recompensado. Sucesso!
 
André Serra em 17/09/2012 09:59:38
isso manter a tradição, gosto é da verdadeira musica raiz .
 
lanza filhos em 17/09/2012 09:55:00
Amo esta dupla que realmente mantém viva a chama do sertanejo de raíz. Moro em Campinas-SP, mais mato a saudade da Cidade Morena ouvindo, Alex e yvan. Que Deus os abençõe nesta linda jornada. PARABÉNSSSSS!!!
 
maria fernandes. em 17/09/2012 09:49:32
Atualmente não ouço mais as rádios FM de C Grande, só mandam lixo para os ouvidos que chamam de "sertanejo universitário" as FM de outras capitais tem muito mais qualidades
 
Ivo Lemes em 17/09/2012 09:48:19
Lembro q no inicio esta dupla fizeram uma pequena apresentação na antiga Empresa de Gestão, eu falei esses meninos tem futuro e ta ai o resultado.
grande abraço.
 
sales filho em 17/09/2012 09:41:36
Bem, cade o Reinaldo que outro dia foi anunciado como novo integrante da equipe do Campogarndenews com a responsabilidade de falar sobre alguns assuntos e entre eles, O CHAMADO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO... ele já sumiu? Bem, primeiro, POR FAVOR, gostaria de saber o que é SERTAJENO UNIVERSITÁRIO? Alguém pode me explicar? Então vou ficar com o SERTANEJO FUNDAMENTAL.. aquele do Be-a-ba...bem melhor
 
Gilson Giordano em 17/09/2012 09:28:58
è isso ai Alex e Ivan continua com o sertanejo raiz pois o sertanejo universitário já foi bom agora ta todo mundo copiando um ao outro...e já ficando chato de se ouvir só falam de mulher facil,beber,e se vc tiver dinheiro as mulheres estão ao seus pés,e sem falar dos outros absurdos que saem nessas letras.Adoro vocês cantam muito e do jeito de vcs sem copias PARABÉNS...
 
Alair Brites em 17/09/2012 09:28:00
Na dupla Alex e Ivan, resume-se tudo o que há de melhor na música sertaneja.
A essência da Raiz Sertaneja impressiona quem escuta. Não me surpreende tão grande sucesso.
Parabéns pela conquista meninos!!!! Vocês são ótimos no que fazem.
Continuem assim.Deus os abençoe e os guie hoje, amanhã e sempre.
Abraços.
 
Kelly Onishi em 17/09/2012 09:04:02
ÉH... RAPAZIADA O CAMINHO E LONGO E A ESTRADA E DURA...
GOSTO MUITO DO TRABALHO DE VCS....

DE GUARULHOS SP..

JEFFERSON CAMPOS.
 
JEFFERSON CAMPOS em 17/09/2012 08:41:54
Acompanho vcs desde o começo em CG sempre levei minha filha ,fomos em inumeros shwos onde vcs se apresentavam.A simplicidade e a humildade de vcs nos faz amar vcs dois.
 
roberta felizzola em 17/09/2012 08:39:00
Um sonho...A oportunidade...a coragem...o talento...o carisma...a persistência...o amor pela música...o apoio dos amigos...a fé...o sonho realizado, essa é a receita dessa dupla maravilhosa que já conquistou tantos admiradores por onde passaram...que Deus os abençõe e os ilumine nesta estrada cheia de obstáculos e conquistas, amém.
Te amo Ninho!
 
Andréia Maidana em 17/09/2012 08:36:18
Admiro estes meninos, posso falar assim porque conheço os dois muito bem. Torço muito por eles e sei que fazem o que gosta. Vamos lá Alexe e Ivan, contem comigo.Voces são dois talentos. Abraços.
 
Valdecir Costa Campos em 17/09/2012 08:32:29
grande Alex e Ivan, muito bom vamos manter a tradição
porque modismo passa e a tradição fica.
 
Marckson Reis em 17/09/2012 08:13:49
Voces hoje são conhecidos em muitos Estados .Como muito bem dito, por aqueles que foram os reis da musica sertaneja , " o fardo é pesado , mas Deus me deu força pra carregar..." , (tiao Carreiro) , e isto, está escrito no seu trabalho . AVANCEM !!! não vistam a camisas apertada ( sert.universitário) , que só serve em quem é " produzido" para "aquilo" . continuem !!!um abraço.
 
marcos ivan em 17/09/2012 08:03:45
Preciso dizer que a dupla é excelente. Acredito que o sucesso é uma consequência de muito trabalho e como vocês trabalham muito o sucesso com certeza virá. O sertanejo de raiz é muito bom mesmo mas o preconceito tem que ser quebrado quanto a tocar o sertanejo universitário. Não faz mal algum, sendo assim, toca pa nóisssss piu piu piu...
 
Marcelo Pereira em 17/09/2012 07:37:33
Que resistam por muitooo tempo, pois é a melhor dupla de SERTANEJO que ainda existe. É o diferencial que os fazem o sucesso e arrastam muitas pessoas para os shows. Não é a toa que estarão no Rodeio 8 segudos fazendo aquele sucesso.
 
Leticia Nogueira em 17/09/2012 07:21:16
Valeu Alex e Ivan , voces me conheceram e sabem que sou um locutor de rádio , diga-se , dos mais simples , mas um tremendo adimirdor da musica raiz e vcs estão de parabens por preservá-la. Estamos sempre na rádio definitiva de Bataguassu, ao inteiro dispor de vcs e de todos que levam a boa musica sertaneja, duplas ou grupos, valorizo muito a boa musica .
 
FRANCISCO PELEGRINI em 17/09/2012 04:40:59
..portanto, denominar o bom e velho sertanejo de "universitário" é no mínimo uma controversão semântica... O que podemos dizer então desse movimento? É um romântico duetado ou brega duetado... pra que haja um mínimo de verdade agregada nessa terminologia.
 
Flávio Malaquias em 17/09/2012 04:14:01
Amigos e amigas, vocês já ouviram falar de "MPB universitário", ou até mesmo "Blues universitário" ou qualquer coisa nesse sentido? Pois sim, vamos pontuar as coisas então. Sertanejo é um estilo musical que traz em sua temática venal o ambiente do campo, venturas e desventuras do homem do campo, etc. Traz, como qualquer estilo musical, uma característica sonora ritmica, melódica e harmônica.
 
Flávio Malaquias em 17/09/2012 04:10:57
Parabéns pelo Trabalho com o Sertanejo Raiz.
Não desistam desse estilo.
As músicas setanejas de raiz contam histórias; letras que trazem sentido, faz você pensar e refletir, assim como um bom livro.
Nosso País precisa de Cultura, "camaro amarelo", "titam" e outras não agregam cultura.
 
Edgar Araújo em 17/09/2012 02:00:00
Tem uma música, em particular, que acho bem legal que essa dupla canta. Chama "Amor de Violeiro". Quem quiser escutar para entender melhor a reportagem, é só ir no Youtube.
 
Rodrigo Góes em 17/09/2012 01:47:03
Nossa! Eu me recuso a ouvir esse ritmos universitário e vejo que tanto as duplas quantos os "sucesso" tocados sao passageiros mesmo. A prova disso eu vi quando fui a um show do Chrystian e Ralf e vi a galera que curte o verdadeiro sertanejo cantar as músicas de mais de uma década na ponta da língua. É isso aí meninos, vamos valorizar a raiz sertaneja.
 
Christiane Vargas em 17/09/2012 01:33:15
imagem transparente

Compartilhe

Classificados