ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Alcinópolis terá Semana da Arte Rupestre unindo ciência e cultura local

Evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário realizar a inscrição; veja na matéria como participar

Por Thailla Torres | 25/09/2023 10:01
Localizada a 402 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis se destaca como o maior polo de arte rupestre de Mato Grosso do Sul
Localizada a 402 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis se destaca como o maior polo de arte rupestre de Mato Grosso do Sul

De 02 a 06 de outubro, a cidade de Alcinópolis se prepara para receber apaixonados pela arqueologia, biodiversidade e belezas naturais do cerrado sul-mato-grossense durante a Semana da Arte Rupestre. O evento, que é uma realização do programa institucional da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Trilha Rupestre, promete proporcionar uma experiência unindo conhecimento científico e cultura local.

Localizada a 402 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis se destaca como o maior polo de arte rupestre de Mato Grosso do Sul, com suas grutas que guardam vestígios da pré-história e uma paisagem natural exuberante, composta por cânions, rios e a vegetação característica do cerrado, habitada por animais silvestres.

A Semana da Arte Rupestre é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Alcinópolis e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O evento conta com uma programação diversificada que inclui o 'I Encontro Internacional de Arqueologia' e o 'III Workshop da Trilha Rupestre'. Além disso, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras sobre biodiversidade, pesquisas arqueológicas na cidade e estratégias para o desenvolvimento regional sustentável.

A Trilha Rupestre, projeto responsável pelo evento, tem como objetivo fortalecer a cultura, o turismo e a economia das cidades sul-mato-grossenses que possuem sítios arqueológicos com arte rupestre. Composta por 14 municípios, a rota abrange seis eixos temáticos, que vão desde o arqueológico até o artístico-cerâmico, promovendo a preservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural da região.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário realizar a inscrição por meio do formulário disponível na biografia do Instagram da Trilha Rupestre (@trilharupestre) ou pelo link (clique aqui). Essa é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam explorar o passado pré-histórico e conhecer a riqueza cultural e natural de Alcinópolis.

A rota turística local, chamada "Rota Arqueológica de Alcinópolis", integra três sítios arqueológicos e um parque, proporcionando aos visitantes uma imersão na riqueza arqueológica e na beleza da região.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias