A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

18/02/2012 08:31

Carnaval em Bonito tem bloco interditado e folia fora da avenida

Wendell Reis

Juíza eleitoral entendeu que jingle tem conotação eleitoral e retirou os abadás de circulação

Prefeitura vetou folia no meio da avenida para preservar a característica do Município.(Foto: Wendell Reis)Prefeitura vetou folia no meio da avenida para preservar a característica do Município.(Foto: Wendell Reis)

O Carnaval em Bonito começou quente. Além da folia, que naturalmente deixa as pessoas mais animadas, a festa popular contou com um ingrediente a mais, com polêmicas que envolvem interdição de bloco carnavalesco e a proibição de folia na avenida principal do Município, uma tradição de quem vai para a cidade nesta época.

A Promotoria de Justiça de Bonito barrou o bloco carnavalesco chamado "Tô Lelé" por entender que se trata de campanha política antecipada. Os foliões já tinham recebido até abadá, mas a Justiça determinou que eles fossem retirados de circulação.

Na decisão, a juiza eleitoral Adriana Lampert acatou a denúncia do promotor Luciano Loubet, entendendo que o bloco com o jingle "Tô Lelé, tô Lelé, tô Lelé da cuca e também do coração. Também fiquei Lelé de ver tanta corrupção, de ver o desemprego da população, de ver a injustiça e a desigualdade. Hoje sou Lelé para melhorar nossa cidade" tem evidente conotação eleitoral e "pode significar vantagem indevida no próximo pleito e até abuso de poder econômico, principalmente quando é acompanhado de distribuição gratuita de bem à população, como é o caso das camisetas".

O pré-candidato, Leonel Lemo de Souza Brito, também conhecido como Leleco, alega que a denúncia partiu de adversários. "Queriam associar ao meu nome. Não tenho vínculo com o bloco. Não fiz, não paguei e não dei a ideia. Fico frustrado com uma decisão dessa. Tô Lelé é um ditado popular".

No município, o atual prefeito, José Arthur, tenta emplacar a candidatura da vereadora Luisa Aparecida, mas também se declararam candidatos o vice-prefeito, Dilson Soares (PSDB), Laércio Miranda (PT), cunhado do deputado estadual Pedro Kemp (PT), Leleco (PTdoB) e o ex-prefeito, Geraldo Alves Marques (PDT).

Banda anima o público, mas alguns preferem o carnaval com som automotivo e cada um ouvindo o seu tipo de música.(Foto: Wendell Reis)Banda anima o público, mas alguns preferem o carnaval com som automotivo e cada um ouvindo o seu tipo de música.(Foto: Wendell Reis)

Carnaval fora da avenida - A folia em Bonito é tímida, comparada as tradicionais festas de rua de Corumbá e da cidade vizinha, Jardim. Entretanto, o Município conta com atrativos turísticos que fazem o folião ficar na cidade de dia e partir para Jardim no período da noite.

O empresário Murilo Palácio, 25 anos, espera por um grupo de 15 pessoas de todo o Estado. O douradense revela que vem a Bonito com bastante frequência, principalmente no Festival de Inverno. Rodeado de amigos, ele diz que não está preocupado com a quantidade de pessoas na cidade, já que possui o seu grupo para comemorar. "Vamos curtir, independente de estar cheio ou vazio".

A depiladora Karen Alderete, 25 anos, não gostou da mudança feita pelo atual prefeito. Ela explica que antigamente, com o Carnaval na rua, as pessoas podiam escolher o que queriam ouvir, o que não acontece hoje com a folia "enclausurada".

"Junta todo mundo. Às vezes não é o tipo de música que a pessoa escuta e tem que ouvir. Não comporta. Prefiro todo mundo espalhado, ouvindo sua música. Obriga quem não bebe a ficar no meio de quem está bêbado. Diminuiu bastante o número de pessoas. Jardim lota à noite. Lá o Carnaval ainda é de rua".

Preservação - O prefeito alega que o município é exemplo no turismo ambiental, tendo como característica o ecoturismo. Desta maneira, combate as chamadas "muvucas".

"Em algumas datas as pessoas querem colocar som alto e vira uma muvuca. Temos combatido isso. Todo mundo é bem vindo na cidade, mas não é característica da cidade. Estamos coibindo som alto e muvuca, que gera transtorno. Nossos passeios são limitados , com guias turísticos. Esta é a característica de Bonito".

O município tem, aproximadamente, 20 mil habitantes e uma rede hoteleira que comporta cinco mil pessoas. Na quinta-feira (16) já era difícil encontrar vagas nos hotéis. Porém, nas ruas o movimento ainda é de começo de festa. A expectativa é de que o Município comece a receber mais turistas a partir deste sábado (18). Entre as atrações para o Carnaval está a já tradicional "Bonito Ecko Festival".

Na estrada de Campo Grande a Bonito o movimento ainda é tranquilo, com tráfego maior entre Campo Grande e Sidrolância e Guia Lopes e Bonito. Neste último trecho, a estrada exige um cuidado maior por conta das curvas mais acentuadas, asfalto com remendos e pistas que apresentam mais declives.




O carnaval é uma festa democrática e acontece no Brasil inteiro, uns gstam outros não. Mas o que está em questão é o fato de não organizarem a festa para a grande maioria que gosta. Amamos os turistas que escolhem nossa cidade para fazer passeios, descansem no hotel, pousada, E o nosso povo ? Não merece nada? E o comercio? Não vende? Temos muito que conversar, assim não pode ficar.
 
Ozair Xavier Bigaton em 23/02/2012 12:59:04
EU ADORO BONITO, UMA PENA, EXISTE BRIGAS POLITICAS QUE FAZ DE BONITO UMA CIDADE BAGUNÇADA, SUA PRINCIPAL FONTE DE RENDA É O TURISMO. ACHO MELHOR O POVO DE BONITO PENSAR DIREITO SOBRE O QUE ESTÃO FALANDO. VAMOS FAZER DE BONITO UMA CIDADE TURISTICA, MESMO EM CARNAVAL, MAS PRECISA MELHORAR O ESPAÇO DOS EVENTOS DE MODO QUE A POPULAÇÃO FIQUE SATISFEITA E OS TURISTA TAMBEM, TEM ESPAÇO PARA TODOS.
 
SIMONE GOUVEIA em 21/02/2012 12:28:31
Pois bem, não se pode agradar a todos, falta ORGANIZAÇÕA.
Locais apropriados e organizado que comporte todos os tipos de turista, pois bem não são só bagunceiros que vão para Bonito, sou Advogado, minha esposa médica, e fomos para bonito, e fiz um passeio pela cidade e mais tarde fui para um Hotel mais distante do centro. Só falo que o Carnaval em Bonito poderia estar melhor e mais ORGANIZADO.
 
Sandro Lobe em 21/02/2012 12:25:02
Ja fazem 3 anos que nao vou mais para a cidade nesses dias de festas,Ano novo,carnaval e outros feriados prolongados.E muita baixaria,muita gente que sai da toca pra estravazar tudo em 2 ou 3 dias,ai rola de tudo.C nao acabarem com esta cultura fuleira,ai quem nao vai mais sao os verdadeiros turistas.
 
Leonardo Dorneles em 20/02/2012 10:00:15
A maioria dessas pessoas que estao falando da baixaria que e este carnaval de rua em Bonito,nao colaborao em nada para o desenvolvimento da cidade.E um bando de gente sem cultura,mal educadas,aja que todos sao obrigados a ouvir a pocaria das musicas tocadas no ultimo volume, da m.... dos carros,esse bando sai de suas casas pra encomodar as pessoas que estao indo para descansar com a famila.CONT...
 
leonardo dorneles em 20/02/2012 09:53:18
owww
Luciano Terra , o turista vai sair de longe em época de carnaval pra que? pra dormi se liga , carnaval é época de festa Uma vez no Ano quer fika tranguilo vai pra um (Retiro)
se continuar asim turista nem um vai sair de sua cidade pra vir fazer passeio e fika de Noite em Hotel porque a Cidade não oferece mais nada .
 
Lucas Figueredo em 20/02/2012 04:15:26
Então, mas mesmo assim sem o tão falado "melhor carnaval", Bonito é pela 10ª vez consecutiva o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Este sim é título. Bonito não é atrativo turístico de massa, mas sim de pessoas e famílias interessadas em se divertirem em harmonia com a natureza e com o próximo.
 
Valéria Rios em 19/02/2012 12:37:58
Bonito não precisa de carnaval na avenida.Os hotéis e passeios estao lotados de turistas que não se importam com isso,que vieram para conhecer nossa cidade e seus atrativos.Quando era na Avenida ouvi muitas vezes os turistas reclamando da sujeira e o mal cheiro que a cidade ficava .Eu adoro carnaval ,acho que aonde esta sendo feito está ótimo,quando a gente quer se divertir não importa o local.
 
MARIA CLARA SILVA em 19/02/2012 10:29:33
A principal de característica de Bonito é o que? o ECOTURISMO e não baderna e sujeira na avenida principal.Os turistas que vem para Bonito querem fugir das festas agitadas do Carnaval.Esse Lucas Figueiredo citou que o Prefeito está querendo acabar com o Carnaval dos turistas que vem de longe. Amigo, se o turista que vem de longe quiser festas assim, ele vai pra Salvador, São Luis do Paraitinga.
 
Luciano Terra em 19/02/2012 07:57:37
graças a deus esta acabando o mandato desse prefeito que quer bonito so pra ele nao ajudar a instalar nenhuma empresa no municipio e ainda promete e nao cumpre ja vi empresario vir de minas pra montar um laticinio na cidade e pior por duas vezes e chegar aqui ele se esconde e dificulta com os orgaos ambientais e sanitarios ate me usou pra fazer ele ir embora e fez a mesma coisa comigo
 
jurandir barroso em 18/02/2012 11:33:57
Nossa a uns sete anos atrás Bonito
tinha o melhor carnaval de Todos !!
Desde que o Zé Artur Foi eleito ele deu fim em tudo ...
Se ele não gosta que não tente estragar a alegria dos fuliões
o pessoal gosta é da avenida não de ficar em um quadrado fechado ...
Que ano que vem seja diferente !!
Se Deus quiser
 
Dayana Coelho em 18/02/2012 10:29:27
Fala sério......
Se não gosta de carnaval não sai de casa.
Mas deixa o povo curtir o carnaval.

Parabéns pela matéria
 
MARCOS SILVA em 18/02/2012 08:52:02
Bonito só vai ter Carnaval de verdade , quando o nosso Prefeito sair do mandato acho que ele deve respeitar o gosto das pessoas , e não querer acabar com o carnaval de muitos turista que veem de muito longe , com uma ideia mais vão embora frustrados , todos sabemos que ele é uma pessoa religiosa , masi cada hum é cada hum
 
Lucas Figueredo em 18/02/2012 07:50:09
Isto seria mais uma decepção entre várias outras. Politocos quer se aparecer neste carnaval de rei MOMO e fantasiando os eleitores de palhaço.

Carnaval é um evento cultural e festivo.

Melhor mudar esta festa nas urnas.. lembre-se dos politicos que boicotaram nossa festa nesse carnaval
 
RICARDO SILVA em 18/02/2012 05:14:13
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.