A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

04/01/2014 07:30

Carnaval terá desfile na segunda e terça e multa para escolas 'atrasadinhas'

Paula Maciulevicius
Das seis escolas que hoje estão no grupo especial, incluindo a Vila Carvalho, devem descer duas e subir apenas uma. O grupo especial vai permanecer sempre com cinco. (Foto: Arquivo)Das seis escolas que hoje estão no grupo especial, incluindo a Vila Carvalho, devem descer duas e subir apenas uma. O grupo especial vai permanecer sempre com cinco. (Foto: Arquivo)

O calendário do Carnaval 2014 já está definido em Campo Grande e chega com mudanças. As escolas de samba entram na Praça do Papa nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira. As datas foram estabelecidas pela comissão da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), depois do reflexo da mudança forçada, quando no ano passado, pela chuva, o desfile que seria no sábado e domingo foi adiado para o início da semana.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

Segundo o presidente da liga, Eduardo Souza Neto, dessa forma os desfiles daqui não coincidem com Corumbá. “Quem viajou já retornou e esse público pode prestigiar nossa festa”, comentou. Além dos próprios participantes que mantém parcerias e desfilam lá e cá.

O regulamento para as escolas também trouxe alterações na avenida em 2014. Os atrasos entre um desfile e outro, que sempre aconteciam e faziam com que o evento fosse madrugada adentro se tornando extremamente cansativo, agora serão penalizados. A tolerância será de 15 minutos e as escolas que ultrapassarem o limite, estarão sujeitas à multa de R$ 5 mil, que será descontado do repasse de verba no ano seguinte. A programação está prevista para começar às 20h no primeiro dia e às 19h, no segundo.

O tempo de desfile também foi diminuído. De 50 até 60 minutos na avenida, caiu para o mínimo de 40 e o máximo de 50 minutos. No primeiro dia, de acordo com a Lienca, desfilam blocos de rua convidados, a escola mirim e as escolas do grupo de acesso: Unidos do São Francisco, Cinderela Tradição do José Abrão e Estação Primeira do Taquarussu. Já no segundo dia, as escolas Igrejinha e Unidos do Aero Rancho que voltam para o grupo especial, além dos Catedráticos do Samba, Unidos do Cruzeiro, Deixa Falar e Vila Carvalho.

Com a vitória do 1% para a Cultura, o Carnaval também saiu ganhando para capacitar trabalhadores dos barracões. Com a vitória do 1% para a Cultura, o Carnaval também saiu ganhando para capacitar trabalhadores dos barracões.

Grupos – Outra mudança significativa para o Carnaval campo-grandense é para as novas escolas. Este ano não tem nenhuma novidade, a última a ingressar na Capital foi a Deixa Falar, em 2012. Agora, segundo o novo regulamento, as escolas no primeiro ano não recebem recurso, mas serão avaliadas nos critérios e precisam alcançar, no mínimo, 80% de aproveitamento para ingressar no grupo de frente. “Antes já entrava como convidada do ano no grupo de acesso, agora não mais”, comenta o presidente.

Das seis escolas que hoje estão no grupo especial, devem descer duas e subir apenas uma. O grupo especial vai permanecer sempre com cinco.

Tanto a Lienca como as escolas começaram a trabalhar a partir de julho, com o rateio liberado pelo município. Sobre a verba do Governo do Estado, Eduardo explica que o dinheiro já está autorizado, mas ainda não foi liberado por questões burocráticas. Falta ainda levar a documentação na Fundação de Cultura do Estado e apresentar o plano de aplicação dos recursos. Os R$ 160 mil dados pela Prefeitura foram divididos entre prestação de serviço e aquisição de matéria prima entre as nove escolas, a liga e a escola mirim.

Com a vitória do 1% do orçamento anual de Campo Grande para a Cultura, o Carnaval também saiu ganhando. O montante será utilizado na capacitação e profissionalização das escolas de samba. Ainda falta sentar com a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e o Fórum Municipal de Cultura para definir os critérios, mas uma coisa é certa, a verba virá para capacitar os trabalhadores voluntários que fazem o Carnaval das escolas acontecer. Pessoas que sem preparo, trabalham hoje sob orientação dos carnavalescos ou presidentes das escolas.

“Vai capacitar as pessoas do barracão, iluminadores de carro alegórico, marceneiros, serralheiros, que inclusive vão sair com certificado”, enfatizou Eduardo.

A apuração dos resultados será na quarta-feira de Cinzas, dia 5 e a premiação, na sexta-feira, dia 7.




Parabéns pela iniciativa do controle dos horarios, porque o ano passado a ultima escola adentrou na avenida quase amanhecendo o dia.
 
santos filho em 04/01/2014 11:37:41
Olha, parabéns ao Unidos do Aero Rancho, em grupo especial ... Vms lá galera, eu ouvi falar que o pessoal estão parados ainda, bora mexer pessoal, assim conseguem manter no grupo especial .
 
Jéssica Souza em 04/01/2014 10:45:42
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.