A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

01/11/2011 18:00

Com a PM na cola, bar resiste há 5 anos como melhor do blues em Campo Grande

Ângela Kempfer e Anny Malagolini
Renegados do Blues, em sexta-feira no rota.Renegados do Blues, em sexta-feira no rota.

No bairro Tiradentes, o portão da garagem sobe e eis que surge um bar, um ambiente onde o Blues é único no palco. Toda sexta-feira é assim.

Veja Mais
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo
Coletivo de DJs organiza festas com música para 'dançar mais e reparar menos'

Há 5 anos, quando fechou o Iris Cyber Café, um bar underground na avenida Afonso Pena, Edir Azevedo, de 55 anos, resolveu reunir os amigos na garagem de casa, na avenida Rouxinóis, para não deixar o som acabar.

A funcionária pública convidou a banda Cachorro Velho para uma “canja” e o lugar virou hábito: o Rota 16.

O bar não cobra entrada ou adicional de 10%, não tem pretensão alguma, a não ser manter o som ao vivo, para quem curte o blues.

Nada é mais típico do que chegar ao Rota 16, entre os quadros de músicos pendurados pelas paredes e a guitarra fritando ao som de Stevie Ray Vaughan, com a música Mary Had a Little Lamb. Assim a sexta de muita gente acontece, genuinamente bluseira e etílica.

Muitos músicos e bandas já passaram pela garagem de Edir, como o gaitista Robson Fernandes, um dos principais nomes do blues brasileiros, Renato Fernandes (Bêbados Habilidosos) e as bandas Sinuca de Bico, The New Old Cats, Mr. Willie e Renegados do Blues.

A proprietária perdeu as contas de quantas pessoas vão ao Rota as sextas-feiras. “Lota tudo, dá para vender dez caixas de cerveja”, comenta.

“É gente de tudo quanto é idade”, diz, desde universitários a velhos senhores, motociclistas, e os que só estão “passando” por ali, mas por fim, ao som do Missippi, viram clientes cativos.

A dentista Naurea Silva, de 34 anos, considera o Rota o melhor bar de Campo Grande hoje. Há 1 ano e meio frequenta o local com o namorado. “É um pessoal saudável, nunca vi briga e a música é ótima. É tão legal que a dona nem precisa fazer propaganda, é tudo na base do boca a boca”.

Para o músico João Gerd, o bar é uma forma de unir as tribos, independente de qual for. “O blues contempla todo mundo, por isso o bar está sempre cheio e o melhor, sem brigas e com muito respeito”.

Mas o sucesso virou dor de cabeça para a concorrência. Toda semana, a Polícia Militar acaba com a festa dos bluseiros que, teimosos, voltam cada vez em número maior ao Rota. “Ninguém quer que feche”, lembra Edir.

Há cinco anos a tormenta permanece e a resistência ganha força. “Teve dia que eram 30 PMs aqui na frente de casa, tava me sentindo uma criminosa”, reclama.

Edir admite que não tem licença municipal, mas diz que fez de tudo para regularizar a situação.

“O problema é que a casa é muito antiga e não tem mais a planta arquitetônica. Não dá para regularizar. Chato é que não tenho objetivo nenhum de ganhar dinheiro com isso, só quero reunir as pessoas para ouvir blues”.




nessa banda só tem gato
 
Luciana Villa em 05/11/2011 01:37:10
Para quem perguntou o endereço, segue link do googlemaps http://g.co/maps/j8jt5.
É bem no começo do bairro Tiradentes, perto dos supermercados Extra e Forte, bem em frente ao posto de gasolina Texaco.
 
Camila Marques em 04/11/2011 11:53:32
O Iris era interessante, e não rolava só BLUES, tinha também o povo do samba, bons tempos
 
Ricardo Maia em 03/11/2011 12:44:49
É uma pena mesmo que esteja difícil para regularizar o bar... eu imagino que no meio dos frequentadores tenha alguns advogados que curtam o blues, fica o meu pedido para que orientem e ajudem no quer for possível a regularização do bar.
Os vizinhos tem tanta coisa para reclamar, acho que o bar funcionando é o de menos, por que no bairro acontece cada coisa...
 
Joaquim Seabra em 03/11/2011 10:07:36
Polícia nesse boteco mesmo! É muito fácil defender, pra quem não mora perto de bares desse tipo Agora deixa abrir do lado da tua casa pra ver se você não muda de opinião rapidinho... Bota isso no meio do mato, onde não incomode ninguem e ta resolvido.
 
Claudio Castro em 02/11/2011 12:23:10
o cara citou "melhor bar de blues de campo grande" e não melhor do país.
 
bruno henrique em 02/11/2011 12:03:52
E LUGARES ASSIM QUE A PREFEITURA TEM QUE INCENTIVAR , DAR A LICENÇA, MELHORAR O LUGAR, ILUMINAR. A NOSSA CIDADE ESTA TAO VIOLENTA, SÃO POUCOS OS LUGARES EM QUE SE PODE OUVIR BOA MUSICA DE GRAÇA.COM RELAÇAO AO BARULHO DO SOM , A PROPRIETARIA PODERIA FAZER UMA ARRECADAÇAO COM OS FREQUENTADORES PARA SE FAZER UM LUGAR ACUSTICO PARA NÃO INCOMODAR OS VIZINHOS E FAZER DESTE LOCAL UMA REFERENCIA MUSICAL
 
everton cristaldo em 02/11/2011 10:14:14
Elton Ferreira... Muito louvável seu comentário e esclarecimento! Parabéns por mostrar a cara = CARÁTER
 
rubinho soarez em 02/11/2011 09:46:00
Os Polícias Militares não vão nesses locais por que eles querem, na maioria das vezes são denuncias de moradores ou de comerciantes que sentem prejudicado nos seus negócios. Torcemos que tudo se resolvam e que as pessoas do bem tenham um lugar tranquilo para curtir com os amigos. Por que nas conveniências!!!! as coisas estão complicada.
 
Heraldo F. de Souza em 02/11/2011 09:38:31
Boa tarde,

Alguém sabe o endereço do bar, ou como chegar lá?
Um abraço e obrigado.
 
joao carlos em 02/11/2011 06:04:03
acho que o policial militar esta um pouco desinformado nao e questao de a musica ser de boa qualidade e nao sair briga e sim de a lei ser pra todos.. se nao tem alvara tem que tirar.
 
julia barros em 02/11/2011 04:26:26
Espero que consigam se regularizar ou viabilizar outro local para continuarem a oferecer outro estilo musical para nossa cidade, pois não aguento mais sertanojo, pagode e axé.
 
Edmur Lavezo Gomes em 02/11/2011 03:51:03
Fico felizem saber que existe um lugar desse em campo grande, é muito dificil acxar um lugar pra sair aqui. os governates deviam apoiar esse locais que tem um peso cultural. parabens a edir pela iniciativa
 
Julio Vieira em 02/11/2011 03:40:55
Fiquei de cara quando fecharam o Cavalo de Ferro, mas não podia rebater as acusações pq realmente a mulecada leite-com-pera ficava usando coisinhas lá na frente. Mas o Rota não tem nada disso, todo mundo é do bem e só quer ir tomar sua breja gelada ouvindo uma música de qualidade (com tantas conveniencias, postos de gasolina e bares com adolescentes se pegando, fumando bebendo e "usando" me vem is
 
Gabriel Ramos em 02/11/2011 02:39:03
em primeiro lugar para parabens p donos do bar nosso bairro ja nao tem opcoes de lazer agora estam querendo fechar ! tem coisas mais importante pra se preocuparem .......
 
edilson lemos em 02/11/2011 02:20:00
Caro Bruno Nodes, a Dra. Naurea quis se referir ao melhor bar de blues de Campo Grande. Não é pretensão alguma dizer isso pois é sim, o melhor bar de blues de Campo Grande. Aliás, o que define "o melhor bar de blues"? Se você se sente a vontade, bebe sua cerveja gelada e companhia de seus amigos e o som é de qualidade, não vejo razões para não elegê-lo como o melhor bar de blues. Enfim...
 
Whendel Novaes em 02/11/2011 01:16:39
Porque a PM não vai às Conveniencias que são insuportáveis, com bagunça geral, som alto e gente fazendo arruaça??
 
Pedro Almeida em 02/11/2011 01:01:00
Pois é, isto a PM tentar barrar, mas e aquela baixaria na conveniência? Porque a polícia não vai com o efetivo para lá, diariamente até acabar com a baderna? Será que o correto é a baderna e não o Blue?
 
Fernando Lima em 01/11/2011 11:56:50
A resistência é louvável, já que são poucas as opções na cidade. Mas chamar de "melhor bar de blues" é um belo exagero. Precisam dar uma viajada e conhecer alguns bar de blues pelo pais afora pra ter alguma referência. Mas vamos lá, torço pra que continue funcionando e divertindo.
 
Bruno Nodes em 01/11/2011 11:21:47
O titulo dessa noticia, coloca a PM como a rival para o não funcionamento do Bar...pelo li ele está numa area bem residencial...se a PM está indo, muito provavel está dento reclamações de vizinhos...tem gente que não gosta, quer ficar em casa sem barulho, e pertubação é contravenção...Os proprietários devem regularizar a situação, o ambiente deve ser acustico...
 
Ruan Azevedo da Fonseca em 01/11/2011 11:12:01
oh meu!tanta coisa mais importante pra se preocupar,deixa quem gosta curtir o som !
e a concorrencia que tenta acabar com o som deles ,ao invés disso invista no negocio deles colocando musica de qualidade
 
alan monteiro em 01/11/2011 11:10:33
se Dra Naurea frequenta a coisa e boa...........
 
auri nogueira em 01/11/2011 10:47:37
sou policial, e pode ter certeza que nao é por vontade propria que a PM, vai ao bar. pessoas ligam e denunciam abusos. para nos policiais ali é tranquilo.
 
alemrocha em 01/11/2011 09:44:48
Pode ser bom para alguns e péssimo pra outros, prova disso é que houve intervenção da PM. Se está fora da lei, tem mais é que fechar mesmo.
 
Valter Oliveira em 01/11/2011 09:44:11
melhor seria fechar a dignissima casa de leis municipais, que rola e pisotea os cidadãos de bem que só querem curtir um som, isso a PM não faz , se não da pra tocar na casa , vamo p´ra praça e botar pra f...
 
alexandre fontoura em 01/11/2011 09:33:12
POLÍCIA PARA QUEM PRECISA, POLÍCIA PARA QUEM DE PRECISA DE POLÍCIA!!!!!
 
cristiana rosa em 01/11/2011 09:08:07
é o que acontece, neste pais, qdo um lugar tranquilo, com boa música, a cada dia mais amizades, sem brigas acontece, muita gente cria caso, será que incomoda?? é um lugar tranquilo, com união de pessoas de varias idades,
"um cigarro, um blues e uma cerveja gelada" não deveria incomodar ninguém, mas no entanto, experimente ir lá. "EDIR" tomara que esse espaço continue.
 
roberto correa em 01/11/2011 09:06:06
Pra quem viveu o tempo do Íris Cyber Café sabe bem o que esta matéria significa.
Com certeza o lugar mais blues de Campo Grande, onde todos se respeitavam e eram amigos. Não precisa nem falar nada. Bastava estar ali que já era dos nossos. Tinha desde doutor, médico, advogado, até morador de rua. Todo mundo se conhecia.. Bons tempos!!! A Edir tenta prosseguir com isso. Se a Policia deixa-la em paz
 
Josemar A. Cavalcanti em 01/11/2011 08:55:45
Realmente o bar é muito tranquilo e rola um som da melhor qualidade. Tomara q resolvam logo, pois nós motociclistas gostamos muito de estar marcando presença por lá. 1300 Bjos
 
Rosana Costa em 01/11/2011 08:35:51
Sou Policial Militar e este bar é localizado na área em que trabalho. O local é super tranquilo, não tem arruaça como em algumas conveniências, nunca atendi ocorrência de briga no local. Acontece que alguns vizinhos se sentem incomodados com o som e acionam o serviço 190. No dia em que estiveram 30 PMs no local estava ocorrendo uma operação no Batalhão e vários locais foram visitados.
 
Elton Ferreira em 01/11/2011 08:12:29
Esse bar eh massa demais! tomara qe nao o fechem