A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

11/02/2015 10:59

Esperando recorde, Carnaval de Corumbá antecipou até jogo de futebol

Paula Maciulevicius
As escolas de samba estão nos últimos ensaios para o Carnaval. (Foto: Marcos Ermínio)As escolas de samba estão nos últimos ensaios para o Carnaval. (Foto: Marcos Ermínio)

Com hoteis praticamente lotados e uma cidade que respira Carnaval, Corumbá abre oficialmente os sete dias de festa nesta quarta-feira, com a descida do Bloco Sandálias de Frei Mariano, a partir das 20h. Na manhã de hoje, os últimos detalhes estão sendo acertados como a vistoria da estrutura de palco e das arquibancadas pelo Corpo de Bombeiros.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

A expectativa é de que o Carnaval este ano bata o recorde de público, em parte por ser a maior festa do Estado e estar entre as principais do Centro-Oeste, mas também tendo em vista que municípios como Bonito deixarão de fazer a folia em 2015.

Entre os preparativos e a contagem regressiva, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, falou sobre a expectativa, de um grande público e que a lotação nos hoteis até alterou o cronograma do jogo de futebol entre Corumbaense e Ivinhema. "A partida teve que ser antecipada, era às 18h, para às 16h, porque os jogadores do Ivinhema tem que sair do hotel para a chegada dos turistas", comentou.

Prefeito Paulo Duarte fala que segurança foi reforçada para este Carnaval. (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito Paulo Duarte fala que segurança foi reforçada para este Carnaval. (Foto: Marcos Ermínio)

A segurança este ano foi reforçada, entre guardas municipais, seguranças particulares e reforço da Polícia Militar, além do aparato do Corpo de Bombeiros. "Este Carnaval será ainda mais seguro do que o ano passado", afirma Duarte.

No geral, a programação tem desde shows com intérpretes das escolas de samba do Rio de Janeiro: Portela, Beija- Flor e Unidos da Tijuca, até show com Gaby Amarantos.

Estrutura - Desde arquibancada, camarotes e palco, a estrutura deste Carnaval vem com mais de 120 toneladas de ferro e equipamentos. De sonorização, são 140 mil watts de potência ao longo da passarela e na Praça Generoso Ponce, onde acontecerão os shows populares. Os camarotes ao longo da Avenida General Rondon terão capacidade para comportar 1.040 foliões, além de 400 metros de arquibancadas na Rua Frei Mariano e na General Rondon, com capacidade para quatro mil pessoas.

Os jurados que vão avaliar os blocos e as escolas de samba ficarão divididos em três torres com capacidade para seis pessoas cada, medindo 3,00 X 2,65 metros. A estrutura contará ainda com uma house para locução de pista; sete tendas de 5,00 X 5,00 metros cada, para atender a Saúde, Conselho Tutelar e demais órgãos de apoio; um estande para informações turísticas.

Devidamente cadastrados na Prefeitura, serão 70 barracas padronizadas que vão oferecer comida e bebida durante a folia e mais 210 ambulantes. Ao longo da avenida também serão colocados 100 banheiros químicos.

São mais de 120 toneladas de ferro na estrutura. (Foto: Marcos Ermínio)São mais de 120 toneladas de ferro na estrutura. (Foto: Marcos Ermínio)
Serãoo 70 barracas e mais 210 ambulantes cadastrados. (Foto: Marcos Ermínio)Serãoo 70 barracas e mais 210 ambulantes cadastrados. (Foto: Marcos Ermínio)

A Prefeitura aumentou também a reserva do espaço para idosos e pessoas portadoras de deficiência acompanharem o desfile, com 250 cadeiras em um trecho entre a 15 de Novembro e 7 de Setembro, na Avenida General Rondon.

"É Carnaval para todas as idades, tem o tradicional, que é uma coisa muito forte em Corumbá, dos velhos tempos e também dos mais jovens. Tem um espaço exclusivo para idosos, é um mega evento que envolte toda Prefeitura", descreve Paulo Duarte.

O primeiro evento oficial do Carnaval 2015 é a descida do bloco Sandálias de Frei Mariano. "No começo eram só os servidores, hoje aumentou muito", conta o prefeito. Criado em 2006, foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá.

Expulso, ele enterrou suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

Para a população, até que enfim a folia vai começar. Nos últimos ensaios das escolas, o clima é de ansiedade para sambar na avenida. O comerciante Wanderley Arruda, de 56 anos, já está mais do que preparado para sair nos blocos. Ao ser perguntado sobre o que é o Carnaval para o corumbaense, ele responde: tudo.

"São cinco dias que você pode extravazar tudo aquilo de ruim que ficou o ano todo e deixar para trás. É gostoso, eu saio no bloco Sibalena, me caracterizo de mulher e vou pra rua, sexta estou lá", brinca.

Recepcionar com samba no pé os turistas também parece missão do corumbaense neste Carnaval. "A gente mostra a alegria do nosso povo, de receber os tursitas que vem prestigiar o nosso Carnaval. Se eu não estou na avenida, estou na arquibancada torcendo pela minha cidade", ressalta a autônoma Lígia Medinda, de 38 anos.

A movimentação financeira estimada este ano deve passar os 12 milhões de reais que circularam na economia da cidade no ano passado. Ao Lado B, Paulo Duarte explicou que um estudo detalhado é feito entre os dias de maior fluxo de movimento - de sexta à terça - que demonstra o quanto a festa de Rei Momo contribui para a economia local.

"Em termos econômicos compensa. Ano passado foram cerca de R$ 12 milhões que circularam entre hotel, alimentação, farmácia, postos de gasolina. É uma coisa importante em termos de crescimento cultural e de economia", descreve o prefeito.

Para o corumbaense, Paulo Duarte explica que o Carnaval é riqueza nos detalhes e que a população incorpora a folia. Assumidamente fã do Carnaval, o prefeito lamenta, mas não deve sair em nenhuma escola. "Quando eu era deputado saí em sete, das 10 escolas, saí em sete. Mas como prefeito não dá, sou uma espécie de anfitrião da festa e aqui a disputa é acirrada, que nem Vasco e Flamengo. Se eu sair, teria que ser nas 10, aí não dá. Não faço o papel de anfitrião", brinca.

Ensaio dos blocos começou há meses.Ensaio dos blocos começou há meses.

Programação -

Dia 11 de fevereiro (quarta-feira)
Descida do Bloco Sandálias de Frei Mariano
Concentração: Rua América, entre ruas Frei Mariano e Antônio Maria
Horário: 20h00

Dia 12 de fevereiro (quinta-feira)
Bloco os Fusqueiros
Horário: 20h00

Descida dos Blocos de Sujo
Local: Local: Passarela do Samba – Frei Mariano e Avenida General Rondon
Horário: 22h00

Desfile de Fantasia
Local: Corumbaense Futebol Clube
Horário: 20h00

Dia 13 de fevereiro (sexta-feira)
Passarela do samba
Descida dos Blocos de Sujos
Local: Passarela do Samba – Frei Mariano e Avenida General Rondon
Horário: 21h00

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 22h00

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 23h30

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 01h30

Dia 14 de fevereiro (sábado)
Carnaval de Albuquerque
Baile Infantil
Local: Centro Comunitário de Albuquerque
Horário: 16h00

Show Baile
Local: Centro Comunitário de Albuquerque
Horário: 20h00

Passarela do samba
Blocos Oficiais
Desfile dos Blocos Oficiais
Local: Passarela do Samba
Horário: 20h30

Bloco Flor de Abacate;
Bloco Oliveira Somos Nós;
Bloco Os Intocáveis;
Bloco Arthur Marinho;
Bloco Afro Samba Reggae (Antigo Olodum);
Bloco Praia, Bola e Cerveja;
Bloco Vitória Régia;
Bloco Bola Preta;
Bloco Nação Zumbi;
Bloco Águia da Vila;
Bloco Clube dos Sem.

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 03h00

Dia 15 de fevereiro (domingo)
Passarela do samba
O Bloco Afoxé Muzenza Pantaneiro
Local: Passarela do Samba
Horário: 19h00min

Desfile das Escolas de Samba do 2º Grupo
Local: Passarela do Samba
Horário: 20h30min
Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira do Pantanal;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Major Gama;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Corumbaense.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Marquês de Sapucaí;

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 03h00min

Dia 16 de fevereiro (segunda-feira)
Passarela do samba
Desfile das Escolas de Samba do 1º Grupo
Local: Passarela do Samba
Horário: 20h30min
Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Morro;
Grêmio Recreativo Escola de Samba A Pesada;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Mamona.

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 03h00min

Dia 17 de fevereiro (terça-feira)
Passarela do samba
Desfile Cultural
Local: Passarela do Samba
Horário: 20h00
Bonecões
Corte de Momo
Desfile de Corso (carros antigos)
Desfile de Fuscas,
Ala das Pastoras,
Ala dos Marinheiros
Bloco do Frevo,

Cordões Carnavalescos:
Cinelândia
Cravo Vermelho
Flor de Corumbá
Paraíso dos Foliões

Desfile do Bloco dos Palhaços
Local: Passarela do Samba
Horário: 22h30min

Show Nacional
Atração: Gaby Amarantos
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 23h00

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 00h30min

Show Local
Local: Palco Central – Praça Generoso Ponce
Horário: 02h00min

Dia 18 de fevereiro (quarta-feira)
Apuração
Apuração do desfile de Cordões Carnavalescos;
Apuração do desfile de Blocos – LIBLOC;
Apuração do desfile das Escolas de Samba – LIESCO.
Local – Passarela do Samba (Avenida General Rondon)
Horário: 16h00




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.