A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

14/09/2013 07:33

Gaúchos comemoram a Semana Farroupilha com chimarrão e churrasco

Anny Malagolini
Pose da prendas que apresentam danças típicas (Foto João Garrigó)Pose da prendas que apresentam danças típicas (Foto João Garrigó)

Não interessam os mais de mil quilômetros de distância. Gaúcho que é gaúcho, mesmo morando em Campo Grande, sabe que os próximos dias são os mais importantes no calendário oficial de quem nasceu nos pampas brasileiros. A Semana Faroupilha é festejada aqui, como se todos estivessem lá.

Veja Mais
Procura-se um padrinho que ajude na guinada de um cantor sertanejo
Antiga casa noturna virou 2 na Afonso Pena e reabre com lounge e pub sertanejo

Há 15 anos, Jardelino Pinheiro e a esposa Cristina Pinheiro trocaram o vento frio do sul pelo ar seco do cerrado, em busca de emprego. Se estabeleceram e, para matar a saudade do Rio Grande do Sul, o Centro de Tradições Gaúchas se tornou a segunda casa do casal. 

Jardelino, de 41 anos, se tornou presidente do CTG Tropeiros da Querência, ou "patrão', termo usado entre os frequentadores do Centro de Tradições Gaúchas. A fama de que gaúcho desbravador, não deixa para trás o fascínio e orgulho que esse povo tem com a terra natal.

Para  comprovar isso,e fazer com que a distância se torne menor, nesta semana, as comemorações vão trazer aos convidados itens de "sobreviência' de todo gaúcho, com o chimarrão e o churrasco. 

A data, que também é tida como a comemoração máxima de todo sulista, se finda no dia 20, em que é festejado o dia do Gaúcho, mas em Campo Grande só termina no dia 21 de setembro. 

O orgulho de ser gaúcho não é escondido e, menos ainda, a felicidade em ter sido acolhido por Campo Grande. Mas quando o assunto é tereré, eles são claros, não gostam. "Quando estou com muita cede até tomo, mas não troco o chimarrão, nem quando está quente", confessa Jardelino. 

A data relembra o começo da guerra dos Farrapos, como também ficou conhecida a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade.

A programação tem início neste sábado, às 8 horas, no CTG Tropeiros da Querência. A primeira atividade do grupo será acender a “Chama Crioula” no Parque das Nações Indígenas. Depois, começará o desfile Farroupilha, que saíra dos Altos da Afonso Pena, em direção ao Centro de Tradições Gaúchas. A cavalo, o grupo vai percorrer a avenida Afonso Pena até o “Obelisco”, em depois seguem pelas ruas José Antônio, Rodolfo José Pinho, Avenida Eduardo Elias Zahran, Avenida Três Barras e Miguel Sutil. 

Semana foi de ensaio no CTG.Semana foi de ensaio no CTG.

Veja a programação completa até o dia 21 de setembro:

14/9

8h: Acendimento e Condução da Chama Crioula até a sede do CTG Tropeiros da Querência.
10h: Pronunciamentos alusivos à data e acendimento do “Candeeiro Farroupilha”.
14h: Jogos tradicionalistas: bocha campeira, bocha 48 e tava.

15/9

10h: Missa em rito crioulo.
12h: Churrasco e domingueira dançante.

16/9

20h: Entrega do Troféu Harry Amorim Costa na Assembleia Legislativa de MS.

18/9

20h: Lançamento do Livro “O Anjo Negro da Minha Guarda” pelo autor Batista dos Santos. Em seguida será realizada uma tertúlia da integração Sul-Mato-Grossense e Gaúcha.

19/9

20h: Jantar com tertúlia com a participação dos artistas pratas da casa e convidados.

20/9: Dia do Gaúcho

19h: Tertúlia livre.
24h: Extinção da “Chama Crioula”.

21/9: Dia Internacional da Paz

8h: Jogos tradicionalistas: bocha campeira, bocha 48, tava, truco e grenal de bombachas.
12h: Churrasco e tertúlia livre.

O CTG fica na Rua Miguel Sutil, 445, bairro Vilas Boas. Os almoços vão custar R$ 20,00 e o jantar R$ 15,00.




E CADÊ O FANDANGO SÁBADO, TCHE?? MAS QUE BARBARIDADE!
 
João Francisco em 17/09/2013 11:34:37
Mesmo longe nos sentimos tao perto da nossa querencia amada, o povo sul mato-grossense e um povo querido que nos acolhe com muito carinho'. os ctg's que preservam e cultivam as nossas tradições parabéns. E união de diferentes culturas que se abraçam tao calorosamente.
 
jonice fiuza em 15/09/2013 18:44:47
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.