A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/04/2012 09:57

Liminar suspende show em casa noturna na rua Brilhante

Nyelder Rodrigues e Viviane Oliveira

De acordo com a decisão, caberá à PMA, Semadur, e Deops cumprir a medida no local.

Proprietário do local exibe todos os alvarás de funcionamento (Foto: João Garrigó)Proprietário do local exibe todos os alvarás de funcionamento (Foto: João Garrigó)

Decisão da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande impede que a casa de shows Santa Fé, localizada na rua Brilhante, Vila Bandeirantes, realize no próximo sábado (28) o show da dupla sertaneja Alex & Ivan.

Conforme a liminar, do juiz Amaury da Silva Kuklinski, caberá à PMA (Polícia Militar Ambiental), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), e Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), cumprir a medida no local.

Alvo de reclamações da vizinhança, a casa de shows já foi fechada em outra ocasião, pelo mesmo motivo, entre os dias 1º e 14 de abril de 2011, quando reabriu com show do grupo Raça Negra.

O local é alvo de uma ação civil pública do MPE (Ministério Público Estadual), que pede o cancelamento dos alvarás de funcionamento da casa, que tem capacidade para 2 mil pessoas. Os donos do local vão recorrer da decisão.

Santa Fé - Recentemente, o estabelecimento trocou de administração e passou por mudanças no modelo de organização de eventos. Conforme um dos proprietários, Adilson Santério da Silva, o local não funciona todos os sábados, sendo aberto apenas quando há shows.

Adilson afirma que para a reinauguração, foram feitas adaptações no prédio, e que o local está com todos os alvarás em dia, como o alvará de funcionamento da Semadur e da Deops, além da licença ambiental e certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros.

“O muro do fundo está mais alto e a acústica da casa melhorou também. Contratamos um engenheiro para medir os decibéis, e o resultado mostrou que o som emitido durante os shows à noite são próximos dos emitidos durante o dia pelo trânsito no local. Está tudo compatível com os padrões que a lei exige”, conta Adilson.

Na entrada do Santa Fé, placa alerta sobre proibição de som alto (Foto: João Garrigó)Na entrada do Santa Fé, placa alerta sobre proibição de som alto (Foto: João Garrigó)

Fechamento - Sobre o fechamento do local em 2011, o proprietário explica o que aconteceu. “A casa foi fechada porque os antigos donos não tinham documentação, e também porque a legislação dizia que nas vias que são linha de ônibus, não podia ter casa de shows”, relata Adilson. Ele também diz crer que a decisão foi tomada se baseando nos documentos que a casa não tinha.

Desde dezembro de 2011, a lei passou por mudanças e agora permite que estabelecimentos como o Santa Fé sejam montados em linha de ônibus, desde que haja uma entrada e saída para outra rua que não seja linha de ônibus.

Segundo Adilson, o estabelecimento se preocupa em organizar inclusive o trânsito, evitando que a bagunça incomode os vizinhos. “Mandamos ofício para a Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), sempre que há shows para fiscalizar e organizar o trânsito”.

“Vamos continuar preocupados com o revestimento acústico para que não incomode nenhum vizinho, pois nossa intenção não é essa”, comenta Santério. Ele também lembra que os seguranças do local sempre orientam os clientes que ali é proibido som automotivo. Logo na entrada, há uma placa avisando sobre a proibição.

Moradores - Vizinho da casa de shows há dois meses, o pedreiro Felipe Pereira, de 56 anos, mora na rua Argemiro Fialho e é um dos reclama que, quando há shows no local, o baralho e a bagunça também se fazem presentes.

A mesma opinião é compartilhada pela servidora pública Denise Pereira, de 48 anos, e que mora na Vila Bandeirantes há mais de 40 anos. Para ela, os moradores não querer fechar o estabelecimento, mas apenas querem menos barulho. “Não tem problema ter a casa de shows aqui, desde que façam as adequações necessárias para isso”, comenta.

Segundo Denise, como o bairro é antigo, muitos idosos, como os pais e a tia dela, de 84 anos, se incomodam muito com o som alto, mesmo que não sejam todos os sábados. “Parece que o barulho sai pelos fundos. Ninguém dorme até que termine o show”, diz Denise.

Ambulantes - Uma das reclamações feitas sobre o local é relativa à presença de vendedores ambulantes nos dias de show. Santério afirma que não há relação entre eles e a casa, mas sai em defesa dos vendedores. “Eles não tem nada a ver com a casa, mas também não querem confusão. Querem só o sustendo”, analisa.




Aos que reclamam que " CG não tem diversão" e tal, vão pegar um livro pra ler que vocês ganham mais, ao inves de ficar perturbando quem trabalha, paga impostos e sao incomodados em suas casas. Nao temos que mudar pra chacaras nada, essas pessoas que precisam ser mais bem educadas e colocarem fones de ouvido se quiserem ouvir som alto!
 
Violeta Capeleti em 27/04/2012 12:15:31
Deixa as pessoas se divertirem e trabalhar...Eita povo chato...nunca foram jovens, se encomoda com tudo, a vida não é só trabalho é diversão também.|Deixa o povo ser feliz e ganhar dinheiro,eu moro do lado e não me encomodo nem em pouco.

 
Edinéia Vaz em 27/04/2012 11:35:04
simplismente Campo Grande já era!!!esquece Capital do Mato Grosso do Sul....????
vamos começar a escolher outra...por q aqui não há mais diversão nenhuma em nenhum sentido...revoltante msm...
 
Larissa Oliveira em 27/04/2012 08:28:05
Eu nao sabia que musica sertaneja e pagode é considerado cultura.............santa ignorancia, de cultura esses ritmos nao tem nada Sander.
 
Rodrigo Lenz em 27/04/2012 08:24:23
Meu Deus tudo ta se fechando nesta cidade, primeiro os shows na exposição agora santa fé. o que e isso minha gente... esta cidade so vai ter atrativos para velhos rabugentos, ao inves de chamar cidade morena , vamos trocar o nome para cidade dos velhos.......
 
KELLY CRISTINA em 27/04/2012 07:30:15
Lazer, shows bons, isso e raridade em campo grande, ja ja e não vai demorar muito a CAPITAL estara esquecida neste cenario, isso e lamentavel senhor JUIZ, o que esta acontecendo?
 
nikko flores em 27/04/2012 02:17:05
Bom, as autoridades querem que campo grande seje o q? Aqui ja é um celeiro de grandes artistas de varios estilos de musica. Agora querem fechar mais uma casa de shows, porque sera em? Esse juiz não e o mesmo que acabou com os shows da exposição? O que esta acontecendo? A muitos anos existe ali naquele lugar uma casa de shows, varios dos nossos nomes que hoje estão em midia nacional e mundial ja
pa
 
nikko flores em 27/04/2012 02:14:55
Uma hora da manhã, e os vândalos notívagos, vagabundos que, certamente não vão trabalhar logo mais, continuam no pagode alto e claro. Alguns animais não sabem ler, por isso não conseguem entender a Lei do Silêncio. Outros sabem ler, mas o analfabetismo funcional não ajuda. Outros sabem ler, entendem, mas estão se lixando para a lei. Pensam: "esta é uma terra sem lei". Quase me convencem.
 
Mário Cabreira em 27/04/2012 01:03:35
MARCELO R. VC ESTÁ CERTINHO....EITA POVO SEM CULTURA ESSE NOSSO...
 
nilda lima em 26/04/2012 12:49:52
espero que os governantes acorde , estamos se fechando sem opção de ter o que fazer em campo grande , estamos vivendo sobre regime de ditador , sem que haja soluções para nossos jovens, não tendo espaços para serem realizados shows , os jovens são obrigados a ficarem na rua , pq não pode mais ouvir musicas na rua agora até num ambiente fechado não pode
 
giuvani dias em 26/04/2012 11:05:37
É uma pena, a casa de show Santa Fé é uma das melhores, ambiente agradavel, pessoas bonitas, não tem confusão, desse jeito não vai ter mais show em Campo Grande, pq tudo não pode, se está tudo certo pq tem embargar? É um absurdo na exposição foi proibido os shows, vamos ter que comprar dvs p/ assistir os shows em casa, ou vamos ter que ir p/ outras cidades p/ assistir....
 
Marcelo Rodrigues em 26/04/2012 11:00:47
nossa e por isso que nosso estado não aparece , todo mundo chama de mato grosso? porque o povo daqui e tods cocozinho se liga gente, vai morar em sampa nossa lá cda um vive por sim, um fuso horário e de matar, enquantos ums dorme outros estão no metrÕ mais niguÊM MUNDA DE LÁ, vixi campograndesse vcs estão de parabêns dqui a pouco vão aceitar só onça e jacarê, na noitada , mais espera lá,?
 
ciera maria em 26/04/2012 10:56:59
Em um pais democratico de direito as leis existem para serem cumpridas.Portanto,se existe uma lei nesse sentido, a justiça soh declarou os efeitos dela no plano concreto.Agora,se a lei eh justa ou nao ai ja sao outros quinhetos.Por isso eh preciso mta responsabilidade qdo estivermos exercendo o direito de votar.
 
Rodrigo Cunha em 26/04/2012 10:54:43
Ah que chato se fechar,la é um lugar tão bom pra irmos ,e também é perto do meu bairro,não que os vizinhos estejam errados mas se os administradores estão fazendo tudo dentro da lei nao tem porque os shows serem proibidos.
 
fabiana ribeiro em 26/04/2012 10:42:26
Você chama isso de cultura, caro Sander? Show sertanejo tem em qualquer esquina nessa cidade, meu amigo! É só escolher e ir, boa diversão para uma pessoa cheia de cultura como imagino que senhor seja.

Senhora Neiva Maria, nada disso te atrapalha, entendo. É evidente que há coisas piores que atrapalham, como por exemplo sua falta de habilidade com a escrita do, e o botão CAIXA ALTA do seu teclado.
 
Otávio Mendes em 26/04/2012 10:30:06
NOSSA POR CAUSA DE SE OUVIREM FALAR NO PANTANAL..OS PAULISTAS,O PESSOAL POR EXEMPLO DO RIO, GRANDES CAPITAIS QDO VEEM PARA CÁ IMAGINAM QUE VÃO ACHAR JACARES ANDANDO PELAS RUAS,ACHAM QUE AQUI É SÓ MATO ,DEPOIS DESSA DECISÃO VÃO TER CERTEZA,POIS ATÉ O PODER PUBLICO TÁ ATRASADO AQUI...PARECE PIADA NÉ.....TÃO TIRANDO O POUCO DE LAZER DA POPULAÇÃO,,,,AGUENTA ESSA.............POVÃO..........
 
SIMONE DOS SANTOS COSTA PESSOA em 26/04/2012 09:06:40
OLHA SÓ Q SITUAÇÃO.COM SANTA FÉ.NA RUA BRILHANTE NUM TEM SO SANTA FÉ....IRREGULAR JA Q A LEI É PRA TODOS....CONTINUA NA BRILHANTE SENHORES AUTORIDADES Q VCS VAO TERMINAR FECHANDO TUDO...NAO VAI SER SOMENTE O SANTA FÁ.QUERO DEIXAR BEM CLARO Q ISSO AI NADA MIM ATRAPALHA...BOA SORTE PRA ESSES COMERCIANTE.
 
neiva maria em 26/04/2012 07:27:11
Vamos dar uma salva de palmas aos sem cultura!
Quanta ignorancia gente, na cidade ja nao tem nada de diversao, nao tem mar nem praia, ponto turístico muito menos, desfile na 14 nao pode ter mais, shows na expogrande esquece, se voces nao querem barulho se isolem, vao para as fazendas as chacaras, se tivesse show todos os dias ou todo final de semana tudo bem, mas nem isso!
Simplesmente revoltante.
 
Sander Sanabria em 26/04/2012 07:00:48
Muito triste uma cidade como a nossa nao ter nenhum lugar para curtir um show, os que existem nao podem ser usados, e a populacao que gosta de shows e bem maior que a minoria que nao gosta e estamos pagan do pelos governantes e juizes que acham mais facil acabar com tudo, esta cidade esta virando uma cidade de mediucres.......
 
marcio santos em 26/04/2012 06:56:23
shows no santa Fé não pode é proibido, pergunto sera que menores de idade pode frequentar casa de pagode por que tenho visto muitos cade o rigor da lei ......
 
djalma goulart em 26/04/2012 06:36:31
Cada povo tem os políticos que merecem... Agora Guenta.
 
Ivan Carlos em 26/04/2012 05:16:19
e uma pena nao sei onde vamos parar ja nao teve show na expogrande nao temos cultura porque todas cidades tem sua cultura festa do boia do ovo etc... aqui nada pode temos que fazer algo por nossa cidade.
 
rosimere castro em 26/04/2012 04:46:17
Tenho pena de vc Luana Oliveira, pois deve ser daquelas pessoas que avaliam as outras pela aparência, isso é muita pobreza de espirito, quem disse a vc que pessoas não tão bonitas pelos padrões de beleza existentes hoje não são pessoas cultas? Tenho certeza que lá casa de shows não rola muita coisa como nessas boates e pubs que vc citou. Pobre de vc garota!!!!!!!
 
Elizabeth Martins em 26/04/2012 04:01:17
SABE OQ ESSES VIZINHOS MERECEM???É UMA IGREJA UNIVERSAL NO LUGAR DO SANTA FÉ DAI ELES VÃO VER OQ É INCOMODAR,...
 
nilda lima em 26/04/2012 03:15:35
Pessoal, cada um no seu direito,os vizinhos pagam seus impostos e tem direito de querer viver em paz, e tem mais, esses ditos reclamões e sem cultura como voces estão falando não são beneficiados com os lucros dessa casa de show, eles não vivem disso,então paciência, é um direito dos vizinhos. Pt. Tambem gosto de shows.
 
Darci Casara em 26/04/2012 03:13:59
ótimo ... muito bom...tem mais umas 5 casas de shows de pagode e sertanejo pra fechar ... fecha tudo ... fecha tudo com força ... fecha o clube união dos sargentos pelo amor de deus ...
 
wellington luxemburgo em 26/04/2012 03:00:03
estão de parabens. ótima atitude. tem que fechar mesmo.. por favor fechem o clube união também do bairro amambai. não aguento mais trocar de portão todo ano por causa que o pessoal fica urinando nele e na parede. de manha é a maior sujeira ... tirando que o barulho é insuportavel. temq ue fazer esses bailes uns 40km da cidade. ai eu sou de acordo plenamente, até ajudo no vale transporte do pessoal
 
wellington luxemburgo em 26/04/2012 02:55:50
é uma pena mesmo.
ja não temos grandes apresentações , e quando temos esse povo pobre de espirito e pobre de cultura acha ruim .
vai chegar uma época que nossa vida vai ser de casa para o trabalho e do trabalho para casa .
não temos teatro não temos show não temos nada ja perceberam isso !
o que será dos nossos filhos daqui a algums tempo .
" espero que não precise chegar a esse ponto "
 
PATRICIA SOUZA em 26/04/2012 02:49:49
POLÍTICA MINHA GENTE... POLÍTICA...
 
Eli Jara em 26/04/2012 02:49:15
Então eu peço ao MP ir na casa noturna TÚNEL!Aquilo é pra ensurdecer?Autorizaram seu funcionamento sem ouvir a quantas aqueles decibéis sobre as cabeças dos dançantes podem prejudicar?Paga-se pra se divertir e fica-se surdo?Tá certo isso?eu acreditava que ter boa acústica era ter som de qualidade e conforto!Nada disso!Além de que o dj fica procurando o que tocar ali na hora; sem o mínimo pudor!Bah
 
rose mara em 26/04/2012 02:48:01
Realmente é lamentável a situação em Campo Grande, teria que termo um mais de quitérios para as locois de eventos em CG, Sr Roberto o fato de não ter shows na exposições não é culpa do Prefeitura e do MP, mais se vocês que aceita um evento ser feito de qualquer jeito, sem estrutura para vocês mesmo, onde os organizadores colocam os valores ingresso que eles acham melhor, e não dão nenhum respaldo
 
Carlos Henrique em 26/04/2012 02:42:09
vamos todos para uma igreja lá ninguém reclama.......
 
silvonéia da conceiçaõ em 26/04/2012 02:38:50
se essas pessoas não gosta shows , elas têm que ir p marté ou a lua
 
lidiane roriz em 26/04/2012 02:11:33
Teve um ali que disse no Santa Fé dá "só povo bonito"... hahahaha ta de brincadeira né?! Povo bonito tem na NEO, MOVE, VALLEY e outras casas noturnas de Campo Grande... ali no Santa Fé só vai é POVO FEIO DEMAAAAAIISSS!!!
 
Luana Oliveira em 26/04/2012 02:05:49
Por que sera que os jovens sabedores que precisam de um lugar para assistir um bom show nao fazem o inverso do que diz o sr nilton sabinojrjr...comprem uma chacara e se mudem para la e façam o que bem intenderem.....
 
jonas silva em 26/04/2012 02:02:37
É lamentavél essa situação ,entendo a preocupação da vizinhança mas comprovei que o acustico do local esta perfeito, passei em frente do local quando acontecia o show do Raça negra ,a impressão foi que nada acontecia lá dentro !! Em C. Grande esta cada vez mais dificil esses eventos,logo seremos conhecidos como a cidade que nada acontece em relação a show artistico tudo é impugnado sem critérios
 
Geslayne Leite em 26/04/2012 01:52:10
UM absurdo! Sr. Prefeito e MP, construa um muro, coloque vigias e um pastor em cada esquina, pois nossa cidade tá virando um templo religioso.
 
wilson galeano em 26/04/2012 01:46:50
eu tenho um tio que morava ali perto da casa de show com o barulho e sabedor que os jovens precisam de um lugar para assistir um bom show e comprou uma chacara e esta morando la na maior tranquilidade,porque os imcomodados nao fazem o mesmo.
 
nilton sabinojrjr em 26/04/2012 01:34:34
marcelo e fabiana concordo com a revolta de vcs, campo grande esta uma m....., nao tem diversao!! a primeira cidade que nao tem show em uma exposicao... e agora sao as casas de show, aonde vamos parar???
 
Paulo Roberto em 26/04/2012 01:25:08
Ah como tá difícil achar Lazer no Final de Semana em Campo Grande, principalmente poara quem gosta de Música ao Vivo