A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

01/12/2011 17:01

Liga das Escolas faz festa para comemorar Dia do Samba na Capital

Edmir Conceição
Desfile de 2011.Desfile de 2011.

A Lienca – Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande e a Fundac comemoram hoje, no Armazém Cultural, o Dia nacional do Samba. É o sexto ano consecutivo que a data é comemorada na Capital. O evento será gratuito e terá inicio a partir das 19h30, com a apresentação das baterias das escolas de samba: GRES Os Catedráticos do Samba e GRES Estação Primeira do Taquarussú, além da presença do rei momo e da rainha do carnaval de 2011 e passistas das escolas.

Veja Mais
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo
Coletivo de DJs organiza festas com música para 'dançar mais e reparar menos'

O show de encerramento será com o Cantor Gideão Dias com participação especial dos músicos: Luiz Café, Chokito, Cristiano Negão. Haverá a apresentação de dança de gafieira com o casal de dançarinos: Alexandre Braga e Maristela e declamação de poesias com o poeta Benedito Artur.

DIA NACIONAL DO SAMBA - A data teve como inspiração Ary Barroso, compositor de “Aquarela do Brasil”. O músico fez uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro de 1940, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A música que originou a homenagem a Barroso foi ”Na Baixa do Sapateiro”, de 1938. A partir desse acontecimento a data tornou-se o dia do samba.

Em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba pelo governo brasileiro, oficializando-o como celebração ao claro traço sócio-cultural de nosso povo. Desde 1972, a data é comemorada nas ruas e praças das principais cidades brasileiras, se tornando assim, dia de confraternização de todos os bambas, cantores, compositores e amantes do bom Samba.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.