ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Liga das Escolas faz festa para comemorar Dia do Samba na Capital

Edmir Conceição | 01/12/2011 17:01
Desfile de 2011.
Desfile de 2011.

A Lienca – Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande e a Fundac comemoram hoje, no Armazém Cultural, o Dia nacional do Samba. É o sexto ano consecutivo que a data é comemorada na Capital. O evento será gratuito e terá inicio a partir das 19h30, com a apresentação das baterias das escolas de samba: GRES Os Catedráticos do Samba e GRES Estação Primeira do Taquarussú, além da presença do rei momo e da rainha do carnaval de 2011 e passistas das escolas.

O show de encerramento será com o Cantor Gideão Dias com participação especial dos músicos: Luiz Café, Chokito, Cristiano Negão. Haverá a apresentação de dança de gafieira com o casal de dançarinos: Alexandre Braga e Maristela e declamação de poesias com o poeta Benedito Artur.

DIA NACIONAL DO SAMBA - A data teve como inspiração Ary Barroso, compositor de “Aquarela do Brasil”. O músico fez uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro de 1940, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A música que originou a homenagem a Barroso foi ”Na Baixa do Sapateiro”, de 1938. A partir desse acontecimento a data tornou-se o dia do samba.

Em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba pelo governo brasileiro, oficializando-o como celebração ao claro traço sócio-cultural de nosso povo. Desde 1972, a data é comemorada nas ruas e praças das principais cidades brasileiras, se tornando assim, dia de confraternização de todos os bambas, cantores, compositores e amantes do bom Samba.

Nos siga no Google Notícias