ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

No interior, ilha vira destino turístico para dias de descanso e pescaria

Pousada está há dois anos de portas abertas na ilha que fica a 38 km de Porto Murtinho

Por Jéssica Fernandes | 18/03/2024 07:30
A 38 km de Porto Murtinho, ilha oferece hospedagem para visitantes. (Foto: Arquivo pessoal)
A 38 km de Porto Murtinho, ilha oferece hospedagem para visitantes. (Foto: Arquivo pessoal)

Em Porto Murtinho, a 439 km da Capital, a Pousada Fecho dos Morros é um cenário à parte na região. O lugar, que fica situado em uma ilha, oferece dias de contemplação e muita pescaria para quem gosta da atividade.

O empreendimento é administrado pelas famílias José Gibim Neto e Miriam dos Santos. Sócia da pousada, Débora Gibim fala sobre o local e quais são os serviços oferecidos aos hóspedes. Há dois anos, a pousada está de portas abertas para o público que tem a oportunidade única de descansar no território, que foi objeto de disputa na guerra entre Brasil e Paraguai.

A Ilha Fecho dos Morros, localizada no Rio Paraguai, a cerca de 25 quilômetros da cidade de Porto Murtinho (MS), tem muita história. Débora dá mais detalhes sobre o pedaço de terra que foi um dos cenários do conflito entre os países.

Para chegar à pousada é necessário fazer trajeto de barco. (Foto: Arquivo pessoal)
Para chegar à pousada é necessário fazer trajeto de barco. (Foto: Arquivo pessoal)

“A ilha Fecho dos Morros foi objeto da disputa que iniciou-se em 14 de outubro de 1850. O incidente foi resultado da investida de 800 soldados paraguaios contra 35 soldados brasileiros enviados à ilha para tomar posse e garantir que a região estivesse em território nacional”, explica.

Posteriormente, soldados enviados pelo Brasil retornaram à ilha e reconquistaram o domínio dela. "Os brasileiros foram expulsos em um primeiro momento. Meses depois, em dezembro daquele ano, tropas do capitão José Joaquim de Carvalho expulsaram os paraguaios de lá", conta Débora.

Agora, a ilha virou destino turístico para quem passa alguns dias na pousada. O empreendimento foi idealizado por Heitor Miranda dos Santos que convidou José Gibim para fazer parte na sociedade. Procurador de Justiça aposentado, Heitor faleceu em novembro de 2022 antes de a construção ser finalizada.

Filha de José, Débora comenta que é gratificante poder levar o sonho de Heitor adiante e mostrar a beleza da ilha para outras pessoas. “É uma emoção compartilhar um legado rico e significativo com os visitantes, oferecendo-lhes uma janela para o passado e inspirando uma apreciação mais profunda pela cultura e pela herança que o local representa”, destaca.

Hospedagem - O espaço conta com dez quartos com banheiro privativo. A pousada, segundo a sócia, trabalha com diferentes opções de hospedagem. “Temos pensão completa com café da manhã, almoço e jantar, só hospedagem ou só refeições de forma avulsa”, diz. A completa, por exemplo, sai R$ 350 por pessoa.

Há dois anos, local está de portas abertas para o público no município. (Foto: Arquivo pessoal)
Há dois anos, local está de portas abertas para o público no município. (Foto: Arquivo pessoal)

A pesca é um dos principais atrativos da pousada que oferece suporte para a atividade, como aluguel de barco, diária do piloteiro e isca viva. Futuramente, a ideia é oferecer passeios para os turistas que passarem pelo local. “O atual atrativo da pousada na ilha é a contemplação da natureza e a pesca. Atualmente não possuímos passeios, mas existem projetos futuros”, afirma.

A pousada está localizada na ilha que fica a 38 km de Porto Murtinho. O perfil no Instagram é @pousadafechodosmorros 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias